segunda-feira, 1 de junho de 2009

Venham mais 100!

A Škoda Auto passou o fim-de-semana em festa porque a fábrica de Vrchlabí acaba de comemorar o seu 100º aniversário. A história da fábrica está intimamente ligada a Ignác Theodor Petera - um industrial da área das carruagens e de selas inglesas, que se estabeleceu em 1864, e de cuja fábrica sairia a sua primeira carroçaria, em 1908. Porém, só depois de 1920 a unidade de Vrchlabí se especializaria nesta área de actividade.

Na primeira metade dos anos 30 a fábrica atingiu um fulgurante sucesso, construindo descapotáveis com bases em chassis e motores de origem Škoda, Tatra e Walter, às quais se juntaram mecânicas de origem alemã, italiana, inglesa e até norte americana.

Com a IIª Grande Guerra, as dimensões do complexo industrial cresceriam sensivelmente, vindo a ocupar um perímetro muito próximo do que conhecemos hoje, sendo que, uma vez restabelecida a paz, a empresa foi rebaptizada SEVKAR - Severočeská karosárna, dedicando-se exclusivamente à construção de carroçarias. Porém, pouco depois, a SEVKAR seria nacionalizada e integrada na AZNP Mladá Boleslav - a companhia antecedente [à época], do que hoje conhecemos como Škoda Auto. Daqui resultou a construção da primeira linha de produção em série da fábrica e, pouco depois, o Škoda 1101 começou a ser construído a bom ritmo em Vrchlabí. Em 1952, dava-se um novo passo importante com o início da produção do Škoda 1200, o primeiro automóvel da marca cuja carroçaria era integralmente construída em aço, já que, até então, as suas estruturas eram de madeira e só os painéis de revestimento eram metálicos.

Em 1954 a fábrica desvinculou-se da AZNP Mladá Boleslav e fundiu-se com a Karosa, dando origem a uma empresa independente designada Automobilový závod Vrchlabí. Contudo, a produção de Škodas continuou a fazer-se sem entraves e em 1955 a fábrica começou a construir o 1201. Porém, o período de independência foi curto, terminando em 1958, quando a fábrica voltou a ser reintegrada na estrutura da AZNP.

Nos anos seguintes a fábrica especializou-se na construção de veículos comerciais ligeiros e, mais tarde, passou também a produzir as versões mais bem equipadas do portfólio de veículos de passageiros da Škoda. Nos anos 60, iniciou-se a produção do 1202 e, mais tarde, também a do furgão 1203, construíndo-se, em paralelo, pick-ups desmontadas cuja assemblagem seria finalizada na Turquia.

Entretanto, a fábrica foi remodelada e, em meados dos anos 70, passaria a cooperar com a casa-mãe em inúmeros testes que conduziram à industrialização do Škoda 120 e das suas versões melhoradas. Pouco depois, em 1981, a fábrica produziu o último Škoda 1203, terminando [temporariamente] uma longa reputação na produção de veículos comerciais, iniciada em 1946.

Em 1987, e depois de uma nova remodelação das suas naves industriais, Vrchlabí foi a primeira fábrica da marca a iniciar os testes de produção dos novíssimos Favorit e Forman e, em 1991, passaria a fazer parte do império VW. Em Setembro de 1994, dava-se um novo passo rumo ao futuro, com o início da produção do Felicia, e posteriormente da Felicia Combi, da Felicia Pickup e do Felicia Fun.

Hoje, passados 100 anos de pura devoção automóvel, a fábrica de Vrchlabí produz, com orgulho, o Škoda Octavia Tour, a par do Škoda Octavia da última geração.

Parabéns, Vrchlabí! Venham mais 100!


Mais informações em: www.auto.cz

[foto extraída de: www.kdkekoizol-podlahy.cz]

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