Não havendo ainda, pelo menos que seja do nosso conhecimento, fotos-espia dos refrescados habitáculos, voltámos a estudar os Emo Concepts apresentados em Genebra, esmiuçando alguns pormenores que, provavelmente, já caíram no esquecimento de muitos leitores - alguns dos quais com uma boa probabilidade de virem a ser adoptados nas futuras versões de série do Fabia.
É que em Genebra foram ensaiadas algumas alterações importantes ao nível dos revestimentos, dos volantes, do painel de instrumentos, dos comandos do ar condicionado [Climatronic], dos auto-rádios, e dos acabamentos das saídas de ventilação e dos puxadores das portas. Mas vamos por partes.
Ao nível dos painéis de instrumentos, as alterações verificadas prendiam-se com o acabamento dos aros dos manómetros, que tinham os topos cromados, em vez de serem totalmente acabados a tinta de alumínio, como acontece agora. Por outro lado, os ‘ensaios’ incorporavam duas novas variantes de grafismos nos respectivos painéis, quem sabe se pronunciando distintas versões, uma para a gama ’normal’ e outra para o RS. Mas há mais, em Genebra foi ensaiado um pequeno detalhe que provavelmente terá escapado à maioria dos visitantes do Salão: o protótipo Scout Concept ostentava dois novos botões de controlo do painel de instrumentos, sobre a coluna de direcção, coisa que não acontece actualmente e que também não estava presente na cambiante Sports Concept.
Por seu turno, os puxadores das portas e os aros das grelhas de ventilação também eram diferentes, ao perderem o acabamento a tinta de alumínio, como acontece, aliás, nas versões de entrada da gama actual. Contudo, o botão de controlo dos difusores ostentava um elegante friso cromado. Ao nível do sistema de ar condicionado Climatronic, também havia alterações nos comandos, prefigurando um ar [ainda] mais arrumado, com pequenas inserções cromadas em tornos dos botões, o que conferia um ar mais luxuoso ao conjunto.
Por fim, o auto-rádio Swing, que conhecemos do Octavia, do Superb e do Yeti figurava no lugar do Dance, sendo contudo provável que este último se mantenha em produção, pelo menos para os níveis de equipamento intermédios [embora, eventualmente, com nova iluminação nocturna].
Refrescada a 'matéria dada', dizer-se que a adopção destas alterações está garantida no facelift que aí vem é, no mínimo, abusivo. Contudo, é bem provável que muitas delas venham a passar à produção. Em breve o saberemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário