terça-feira, 30 de junho de 2009

Estudar o Futuro

Numa altura em que alguns órgãos de comunicação alemães admitem que a apresentação do facelift do Fabia II será feita já no Salão de Frankfurt, o semlimites foi fazer o seu trabalho de casa para tentar perceber que novidades nos poderá reservar o remodelado interior do fantástico utilitário checo.

Não havendo ainda, pelo menos que seja do nosso conhecimento, fotos-espia dos refrescados habitáculos, voltámos a estudar os Emo Concepts apresentados em Genebra, esmiuçando alguns pormenores que, provavelmente, já caíram no esquecimento de muitos leitores - alguns dos quais com uma boa probabilidade de virem a ser adoptados nas futuras versões de série do Fabia.

É que em Genebra foram ensaiadas algumas alterações importantes ao nível dos revestimentos, dos volantes, do painel de instrumentos, dos comandos do ar condicionado [Climatronic], dos auto-rádios, e dos acabamentos das saídas de ventilação e dos puxadores das portas. Mas vamos por partes.

Para já, sabemos que os volantes serão alterados como já aconteceu, por exemplo, na versão ‘comercial’ da Combi Scout - este é um dado adquirido. No fundo trata-se da adopção dos volantes do Octavia, embora sem os frisos cromados. Porém, em Genebra, nos Emo Concepts, o logótipo apresentado no centro da coluna de direcção era distinto e particularmente elegante, configurando um layout muito depurado, com acabamento cromado e fundo negro brilhante. Embora lindíssima, é pouco provável que esta alteração venha a passar à produção, pelo menos nesta fase, já que se trata de uma solução diversa da oficialmente adoptada em todos os restantes modelos da marca.

Ao nível dos painéis de instrumentos, as alterações verificadas prendiam-se com o acabamento dos aros dos manómetros, que tinham os topos cromados, em vez de serem totalmente acabados a tinta de alumínio, como acontece agora. Por outro lado, os ‘ensaios’ incorporavam duas novas variantes de grafismos nos respectivos painéis, quem sabe se pronunciando distintas versões, uma para a gama ’normal’ e outra para o RS. Mas há mais, em Genebra foi ensaiado um pequeno detalhe que provavelmente terá escapado à maioria dos visitantes do Salão: o protótipo Scout Concept ostentava dois novos botões de controlo do painel de instrumentos, sobre a coluna de direcção, coisa que não acontece actualmente e que também não estava presente na cambiante Sports Concept.

Por seu turno, os puxadores das portas e os aros das grelhas de ventilação também eram diferentes, ao perderem o acabamento a tinta de alumínio, como acontece, aliás, nas versões de entrada da gama actual. Contudo, o botão de controlo dos difusores ostentava um elegante friso cromado. Ao nível do sistema de ar condicionado Climatronic, também havia alterações nos comandos, prefigurando um ar [ainda] mais arrumado, com pequenas inserções cromadas em tornos dos botões, o que conferia um ar mais luxuoso ao conjunto.

Por fim, o auto-rádio Swing, que conhecemos do Octavia, do Superb e do Yeti figurava no lugar do Dance, sendo contudo provável que este último se mantenha em produção, pelo menos para os níveis de equipamento intermédios [embora, eventualmente, com nova iluminação nocturna].

Refrescada a 'matéria dada', dizer-se que a adopção destas alterações está garantida no facelift que aí vem é, no mínimo, abusivo. Contudo, é bem provável que muitas delas venham a passar à produção. Em breve o saberemos.

[fotos: Škoda Auto / fotos de cima: versão actual . fotos de baixo: Emo Concepts]

Sem comentários: