Após diversas advertências dos seus leitores, incluindo um comentário do semlimites [transcrevendo o teor do post «Tiro no Pé»], o sítio do AutoHoje retractou-se, corrigindo a notícia veiculada e apresentado um comentário com um «pedido de desculpa pelos (lamentáveis) equívocos das fontes», situação com a qual muito nos congratulamos, e que só dignifica a versão digital do jornal.
Infelizmente, a notícia corrigida persiste nalgumas falhas de rigor, como, por exemplo, ao afirmar que a Škoda Power já trabalhou sob a alçada da Škoda Auto, o que é incorrecto. Em boa verdade, a divisão automóvel da Škoda resultou da compra da Laurin & Klement em 1925, altura em que o construtor de Mladá Boleslav passou a integrar o vasto império de fábricas Škoda. Com a 2ª Guerra Mundial, o Grupo sedeado em Pilsen foi nacionalizado, tendo as suas diversas áreas de actividade sido separadas umas das outras. Neste contexto, a divisão automóvel passou a chamar-se AZNP Škoda, tornando-se uma companhia independente das demais que envergavam o logótipo da Seta Alada. Após a queda da Cortina de Ferro, a AZNP Škoda foi adquirida pelo Grupo Volkswagen, em 1991. A empresa passou a chamar-se Škoda automobilova a.s., adquirindo, posteriormente, a designação actual de Škoda Auto a.s.. Ora, como está explicado, excluindo um trecho de história comum, o fabricante automóvel nada tem a ver com a Škoda Holding, nem com as suas afiliadas, nas quais se integra a Škoda Power, a que diz respeito a notícia veiculada.
Infelizmente, a notícia corrigida persiste nalgumas falhas de rigor, como, por exemplo, ao afirmar que a Škoda Power já trabalhou sob a alçada da Škoda Auto, o que é incorrecto. Em boa verdade, a divisão automóvel da Škoda resultou da compra da Laurin & Klement em 1925, altura em que o construtor de Mladá Boleslav passou a integrar o vasto império de fábricas Škoda. Com a 2ª Guerra Mundial, o Grupo sedeado em Pilsen foi nacionalizado, tendo as suas diversas áreas de actividade sido separadas umas das outras. Neste contexto, a divisão automóvel passou a chamar-se AZNP Škoda, tornando-se uma companhia independente das demais que envergavam o logótipo da Seta Alada. Após a queda da Cortina de Ferro, a AZNP Škoda foi adquirida pelo Grupo Volkswagen, em 1991. A empresa passou a chamar-se Škoda automobilova a.s., adquirindo, posteriormente, a designação actual de Škoda Auto a.s.. Ora, como está explicado, excluindo um trecho de história comum, o fabricante automóvel nada tem a ver com a Škoda Holding, nem com as suas afiliadas, nas quais se integra a Škoda Power, a que diz respeito a notícia veiculada.
[foto: Škoda Power a.s. / extraída de www.west-media.eu]
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