É confrangedor olhar para os números de vendas de automóveis novos em Portugal, com os dados globais a decrescerem, só em Fevereiro, 41.7% face a igual período do ano passado. E se é um facto que a crise abalou mundialmente o sector, também o é que o esforço conjunto de todos os agentes envolvidos nesta indústria pode fazer toda a diferença.
Em linha com o que acabamos de dizer, há o paradigmático caso da Alemanha, do qual já aqui falámos no post «Remar Contra a Maré». O resultado do empenho do Estado germânico, dos fabricantes e dos importadores resultou, em Fevereiro, num crescimento de vendas na ordem dos 22%, comparativamente ao mesmo período do ano transacto. Ou seja, esta é uma prova irrefutável de que havendo vontade séria e sabendo materializar-se as medidas correctas, é possível transmutar-se a crise em bonança.
Neste contexto, a Skoda volta a mostrar todo o seu fulgor, com a inebriante performance do Fabia a catapultar as vendas do utilitário checo para a 2ª posição geral, numa tabela cujas 10 primeiras posições, salvo excepções pontuais, costumam ser tradicionalmente preenchidas por modelos de fabricantes da ‘casa‘. É que somando as iniciativas estatais à campanha «Bye-Bye Bonus», implementada pela Skoda Deutschland, as vendas do pequeno carro de Mladá Boleslav dispararam 168% em Fevereiro, tendo-se registado, nada mais, nada menos do que 9190 novas matrículas em solo alemão. E estamos só a falar do Fabia...
E nós por cá, de que é que estamos à espera? Só se for do ponto de não retorno para o Sector!
[foto: Auto Zeitung / extraída de www.autozeitung.de]
Sem comentários:
Enviar um comentário