segunda-feira, 2 de março de 2009

Yeti!

Aí estão as primeiras fotografias oficiais do Yeti, a maior das novidades que a Skoda vai levar ao Salão de Genebra, cuja abertura ao público está agendada para 5ª Feira.

Com o jipe checo far-se-á ainda a estreia do motor 1.2 TSI, uma «bombinha» que rende nada mais, nada menos, do que 105 CV! Contudo, este motor só estará disponível em versões de tracção dianteira. Porém, para os amantes do 4x4 que prefirem as motorizações a gasolina, estará disponível um ainda mais musculado 1.8 TSI de 118 KW, já conhecido das gamas Octavia e Superb.

Do lado das máquinas a gasóleo, a casa checa propõe três variantes common-rail do motor 2.0 TDI - a de entrada [em versões de tracção dianteira ou 4x4] debitando 81 KW, uma intermédia que rende 103 KW [4x4] e uma opção de topo com rendimento na ordem dos 125 KW [também 4x4]. Verifica-se assim que todos os motores disponíveis no Yeti dispõem de injecção directa e estão equipados com turbo-compressores, uma característica ímpar e muito pouco comum na indústria automóvel.

Sobre o novíssimo SUV da Skoda, sabe-se ainda que tem um comprimento de 4.2 m [22 cm menos do que o VW Tiguan], dispõe de uma carroçaria de 5 portas e é apresentado com jantes de liga leve de 17", tendo sido concebido para apresentar elevados níveis de segurança, oferecer uma condução ágil e despachada e dispor de uma construção robusta mas ligeira, em termos de peso, o que lhe confere boas prestações do ponto de vista ambiental - outra característica pouco comum neste tipo de veículos.

Para o interior, espera-se uma modularidade não muito distante da do versátil Roomster, com a capacidade máxima de carga a atingir os 1.760 l de volume [!]

Temos 'jipe'!

Mais informações em: www.auto.cz

[fotos: Skoda Auto]

Sem comentários: