Realizou-se em Praga uma importante conferência de imprensa, onde a Skoda fez a apresentação do Relatório e Contas relatativos ao ano transacto. No evento foi reiterado que em 2008 a Skoda bateu o seu próprio recorde, em termos de vendas de automóveis novos. Ao todo, saíram dos stands da marca da Seta Alada, espalhados por todo o mundo, 674.530 carros, cerca de 7.1% mais do que em 2007. Contudo, uma vez que este valor já era conhecido, a distribuição das vendas por gamas acabou por ser um dos pontos de maior interesse da conferência. Ora veja:
Igualmente interessante foi a divulgação dos principais mercados da marca, com a Alemenha a reforçar a sua posição de liderança de vendas - com 112.504 unidades, a China a passar à segunda posição, com 59.284 automóveis, e a República Checa a fechar o pódio, com 58.001 matrículas novas.
Em termos de 'saúde' empresarial, registou-se uma quebra de lucros na ordem de um terço, devido à valorização da coroa checa face ao euro e ao dólar, resultando, já depois da colecta de impostos, em ganhos na ordem dos 10.8 biliões de coroas checas.
Deste modo, e apesar de 2008 ter sido um ano particularmente difícil para o sector automóvel, a Skoda Auto conseguiu inverter a tendência geral do mercado, aumentando as suas vendas e garantindo a ordem nas contas, pese embora o tenha feito numa conjuntura macro-económica desfavorável.
Mais informações em: www.skoda-auto.com
[foto: Skoda Auto]
Fabia I - 191 unidades / Fabia I Combi + Praktik - 5.533 / Fabia I Sedan - 5.191
Total Fabia I - 10.915
Fabia II - 146.465 / Fabia II Combi - 89.181
Total Fabia II - 235.646
Roomster - 50.454 / Praktik - 7.013
Total Roomster - 57.467
Octavia Tour - 65.544
Octavia Combi Tour - 12.046
Total Octavia Tour - 77.590
Octavia - 164.543
Octavia Combi - 102.724
Total Octavia - 267.267
Superb I - 10.164 / Superb II - 15.481
Total Superb - 25.645
Igualmente interessante foi a divulgação dos principais mercados da marca, com a Alemenha a reforçar a sua posição de liderança de vendas - com 112.504 unidades, a China a passar à segunda posição, com 59.284 automóveis, e a República Checa a fechar o pódio, com 58.001 matrículas novas.
Em termos de 'saúde' empresarial, registou-se uma quebra de lucros na ordem de um terço, devido à valorização da coroa checa face ao euro e ao dólar, resultando, já depois da colecta de impostos, em ganhos na ordem dos 10.8 biliões de coroas checas.
Deste modo, e apesar de 2008 ter sido um ano particularmente difícil para o sector automóvel, a Skoda Auto conseguiu inverter a tendência geral do mercado, aumentando as suas vendas e garantindo a ordem nas contas, pese embora o tenha feito numa conjuntura macro-económica desfavorável.
Mais informações em: www.skoda-auto.com
[foto: Skoda Auto]
Sem comentários:
Enviar um comentário