Apesar do enorme tombo que o sector automóvel tem sofrido nos últimos meses, começam a surgir os primeiros indicadores de recuperação, como está a acontecer, por exemplo, na Alemanha – onde a Skoda em tido um desempenho fulgurante.
Segundo dados da ACEA – European Automobile Manufacturers' Association –, e apesar de nos dois primeiros meses do ano a Skoda ter registado um decréscimo de vendas de 15.4% face a igual período do ano passado [EU 15 + EFTA], é com particular alento que registamos que em Fevereiro a marca da Seta Alada almejou um crescimento de 4.7% face ao mês homólogo de 2008, vendendo 25.417 automóveis na Europa Ocidental - o que se traduziu num aumento de 0.4% de quota de mercado.
Isto resulta da forma progressiva como a Skoda tem vindo a conseguir inverter a tendência geral do mercado, não só incrementando as vendas e recuperando os níveis de produção de veículos próprios, como também alcançando um importante aumento no fabrico de componentes para o Grupo VW. Neste último caso, inclui-se a manufactura de motores e de caixas de velocidades, sendo que, com a procura de engenhos de baixa cilindrada a aumentar, já foi atingida a capacidade instalada em Mladá Boleslav, para este tipo de produtos.
Assim, da principal fábrica da Skoda, saem agora, diariamente, 1600 motores 1.2 HTP [nas variantes de 6 e de 12 válvulas] – mais 400 unidades por dia do que era habitual -, e 2000 caixas de velocidades MQ200. Estes componentes destinam-se não só aos Skoda Fabia e Roomster, mas também aos VW Fox e Polo e SEAT Ibiza e Cordoba.
Mas as boas notícias não se ficam por aqui: é que no mercado russo, onde o sector automóvel tem sofrido um pronunciado revés, a Skoda conseguiu almejar, nos dois primeiros meses do ano, um crescimento na ordem dos 24%, acreditando os responsáveis locais da marca que será possível atingir-se o objectivo previamente estabelecido das 50.000 unidades em 2009, para aquele país.
Aos poucos, vai-se começando a vislumbrar a luz ao fundo do túnel, com a Skoda a assumir-se na liderança para a saída da crise.
Mais informações em:
www.skoda-auto.com
www.acea.be
www.auto.cz
[fotos: Skoda Auto]
Segundo dados da ACEA – European Automobile Manufacturers' Association –, e apesar de nos dois primeiros meses do ano a Skoda ter registado um decréscimo de vendas de 15.4% face a igual período do ano passado [EU 15 + EFTA], é com particular alento que registamos que em Fevereiro a marca da Seta Alada almejou um crescimento de 4.7% face ao mês homólogo de 2008, vendendo 25.417 automóveis na Europa Ocidental - o que se traduziu num aumento de 0.4% de quota de mercado.
Isto resulta da forma progressiva como a Skoda tem vindo a conseguir inverter a tendência geral do mercado, não só incrementando as vendas e recuperando os níveis de produção de veículos próprios, como também alcançando um importante aumento no fabrico de componentes para o Grupo VW. Neste último caso, inclui-se a manufactura de motores e de caixas de velocidades, sendo que, com a procura de engenhos de baixa cilindrada a aumentar, já foi atingida a capacidade instalada em Mladá Boleslav, para este tipo de produtos.
Assim, da principal fábrica da Skoda, saem agora, diariamente, 1600 motores 1.2 HTP [nas variantes de 6 e de 12 válvulas] – mais 400 unidades por dia do que era habitual -, e 2000 caixas de velocidades MQ200. Estes componentes destinam-se não só aos Skoda Fabia e Roomster, mas também aos VW Fox e Polo e SEAT Ibiza e Cordoba.
Mas as boas notícias não se ficam por aqui: é que no mercado russo, onde o sector automóvel tem sofrido um pronunciado revés, a Skoda conseguiu almejar, nos dois primeiros meses do ano, um crescimento na ordem dos 24%, acreditando os responsáveis locais da marca que será possível atingir-se o objectivo previamente estabelecido das 50.000 unidades em 2009, para aquele país.
Aos poucos, vai-se começando a vislumbrar a luz ao fundo do túnel, com a Skoda a assumir-se na liderança para a saída da crise.
Mais informações em:
www.skoda-auto.com
www.acea.be
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[fotos: Skoda Auto]
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