domingo, 18 de novembro de 2007

Um Pedaço de História

O Skoda 1000 MB e as Suas Variantes

Para substituir a linhagem de automóveis inaugurada com o 440 (Spartak), e depois ampliada aos saudosos 445, 450, Octavia, Octavia Combi e Felicia, a Skoda iniciou em 1955 o projecto de um digno sucessor para aqueles modelos.

Segundo informação disponível na «Wikipedia», durante a fase de concepção foram experimentadas versões com motor e tracção dianteiros e motorização e propulsão traseiras, soluções igualmente válidas à época de concepção do veículo, tendo a fábrica optado pela segunda opção. Quem sabe se por este esquema mecânico ser menos complexo e mais barato de produzir. Porém, o modelo só entraria em produção 9 anos depois de lançados os primeiros esboços, envolvendo um tempo de desenvolvimento particularmente longo.

O novo automóvel foi projectado de forma a ser leve e poder proporcionar uma utilização económica, como o atestam os cerca de 700 Kg de peso do conjunto e um consumo médio na ordem dos 6.5 l / 100 Km. Por outro lado, foi utilizada pela primeira vez na história da marca, uma carroçaria auto-portante, garantia de elevada rigidez à torção e à flexão, com enormes benefícios em termos de comportamento dinâmico e segurança. O chassis ganhava ainda uma suspensão independente às 4 rodas.

Em 1966, foi introduzida uma variante coupé de 2 portas, da qual foram produzidas poucas unidades, pelo que os escassos automóveis que ainda existem deram origem a valiosos clássicos. Estes coupés receberem, em função das 2 motorizações disponíveis, as designações 1000MBX e 1100MBX.

O motor original tinha 988 cm3 de cilindrada, rendendo inicialmente 44 cavalos. Porém, em 1966, este motor foi revisto passando a ter um rendimento de 48 CV. Chegou ainda a ser produzida uma terceira variante deste propulsor, com duplo carburador, que aplicada nas versões 1000 MBG e 1000 MBX, garantia uma potência de 70 CV. Mais tarde, em 1968, foi introduzido um motor com 1.107 cm3 de cilindrada e 52 CV, dando origem às versões 1100 MB e 1100 MBX. A este propósito convém dizer que as iniciais MB provêm de Mladá Boleslav, a terra natal da marca.

Esta gama de automóveis foi produzida entre 1964 e 1969, altura em que foi substituída pela série S100/S110, e teve um assinalável sucesso, como o justificam as 443.903 unidades fabricadas em 5 anos.

O 1000MB e suas variantes foram os primeiros modelos de uma longa linhagem de automóveis com motor e tracção traseiros, configuração só abandonada pela Skoda com o lançamento do Favorit, cerca de 20 anos mais tarde, já no final da década de 80.

[Foto extraída do sítio http://www.3d02-ae.com/]

Sem comentários: