segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Ensaio Caseiro

Não é todos os dias que nos podemos dar ao luxo de ser ensaiadores de automóveis: sobretudo quando o automóvel a testar é um Skoda Fabia dos novos! Por isso, desculpem a extensão do ‘post’ que aí vem, mas um dia não são dias.


1. Exterior
1.1. Design
O novo Fabia adoptou a frente do Roomster, ganhando uma linha de cintura um pouco mais elevada e um tecto ‘em consola’, graças à pintura negra dos pilares A e B que parecem unir toda a superfície vidrada do automóvel, de pilar C a pilar C, numa peça ‘única‘. O aumento da carroçaria em altura favorece esteticamente os modelos com jantes de 15” ou superiores, já que as rodas de 14” (montadas na unidade ensaiada) parecem um pouco ‘curtas’ para um automóvel com este ‘cabedal‘. O carro é bonito e, tal como o Roomster, vai-se gostando cada vez mais com o passar do tempo.
1.2 Qualidade de Construção
As folgas entre painéis estão menores do que no Fabia I e o rigor de montagem é notável para um utilitário.

2. Interior
2.1. Qualidade de Construção
A parte superior do tablier é revestida num material suave de alta qualidade, que associamos a automóveis do segmento superior. Os plásticos rijos que encontramos nos restantes revestimentos do automóvel foram bem projectados em termos de aspecto e sobretudo de textura, que é bastante agradável. A qualidade de construção é, de um modo geral, bastante elevada. O rádio ’Dance’ é lindo e tem um óptimo som. Quanto ao painel de instrumentos, é muito elegante - mesmo nesta versão mais básica.
2.2. Posição de Condução
Mais alta do que no Fabia I, a posição de condução do automóvel é muito agradável. Os bancos são ainda mais ergonómicos, sobretudo na relação do espaldar com os encostos de cabeça.
2.3. Espaço
Com um comprimento e uma largura exteriores muito próximos do modelo original, e uma altura ligeiramente incrementada, o novo Fabia apresenta um espaço interior referencial para a classe, não só para passageiros (tanto à frente, como atrás) como também para cargas. O porta-bagagens apresenta inovações em termos de flexibilidade de arrumação da carga e o facto da chapeleira poder funcionar como prateleira a uma cota intermédia é muito interessante.
2.4. Equipamento
O automóvel conduzido era um «Ambiente» tendo um nível de equipamento próximo da versão equivalente do Fabia I. O revestimento dos estofos perdeu um pouco da classe que encontrávamos nos «Ambientes» da primeira geração, mas não são feios. Há algumas novidades em termos de espaços de arrumação interior, elásticos para jornais e revistas nas bolsas da frente, arrumação para óculos, porta-copos e garrafas, tomada para leitores MP3 e um cinzeiro original. Mantêm-se o volante, a manete da caixa e o travão de mão forrados a pele sintética de boa qualidade e óptima textura.


3. Na Estrada
3.1. Performances
As melhorias introduzidas ao motor 1.2 HTP permitiram um ganho de 5CV na potência máxima, mantendo-se o bom valor de binário máximo presente na versão original de 64 CV. Porém, mesmo que no papel os valores de binário sejam os mesmos para os 2 motores, nota-se uma melhor resposta ao acelerador a baixos regimes. Como não sou ‘acelera’, os passeios em Família foram sempre feitos de forma pacata e descontraída, respeitando-se também a baixa quilometragem da unidade ensaiada.
3.2. Comportamento Dinâmico
A direcção do novo Fabia é ligeiramente mais leve e um pouco mais directa do que a do anterior modelo. O tipo de condução por mim adoptada não é a ideal para se perceber a qualidade do comportamento do carro, por ser distante dos limites. Porém, um breve percurso em auto-estrada deu para perceber que o carro é muito estável. Em termos de travagem, não foi simulada qualquer situação de emergência, porém o tacto e a performance parecem ser próximas das do Fabia I.
3.3. Refinamento
O chassis do novo Fabia tem uma afinação que permite uma muito boa relação entre conforto e comportamento dinâmico. O ruído de rolamento também está menos presente do que na geração anterior, tornando as viagens mais tranquilas. O motor, dada a sua natureza tricilíndrica, não é dos mais silenciosos, fazendo-se ouvir um pouco mais do que as referências do segmento nesta área. Mas nada que ponha em causa o ambiente sereno que se vive a bordo.

4. Em Jeito de Conclusão
A Ana - a minha mulher - gostou particularmente do espaço, do conforto, da posição de condução (estática - porque o contrato só permitia um condutor) e do charme do sorriso da nova grelha. Eu concordo inteiramente com ela e acrescento ainda a óptima experiência que provém da condução deste pequeno grande automóvel. Por fim, a nossa bebé ficou encantada com a suavidade do rolamento e dormiu uns bons sonos embalada pelo novo Fabia, comprovando que os mais pequenos também são (muito) sensíveis ao que é bom.

Se o objectivo da Siva era fidelizar-nos como clientes, o propósito só não foi conseguido porque já éramos 'vidrados' na marca. Contudo, a experiência foi marcante! Não que isso nos vá fazer mudar de automóvel agora, mas não nos esqueceremos dos bons momentos vividos a bordo do Fabia II.
O brilhantismo da campanha é louvável e trará concerteza bons frutos para o desempenho do marca no nosso país. À Siva, pela experiência proporcionada, o nosso reconhecido agradecimento.

[foto: joão]

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