Reconstruir a história centenária de um grande construtor de automóveis não é fácil. No caso da Skoda é ainda mais intricado, já que o território onde a marca desenvolveu o seu percurso foi alvo das mais diversificadas contingências geo-políticas: lembremo-nos que a Laurin & Klement nasceu no seio do Império Austro-Húngaro, a fusão com a Skoda Pilsen deu-se já na recém criada Checoslováquia, depois a empresa foi agregada ao III Reich, incorporada no regime Comunista, assistiu à democratização do país e à subsequente formação da República Checa e por fim, rejuvenesceu com a integração no Grupo Volkswagen.
Tudo isto contribuiu, sobretudo no período decorrido entre a assimilação da empresa pelo regime Nazi e a queda da Cortina de Ferro, para algum isolamento da marca face à Europa ocidental, o que limitou em muito a chegada de informação que fosse permitindo construir a história da marca para cá do muro de Berlim.
Não admira pois a escassez de livros disponíveis sobre a Skoda em idiomas de apreensão mais generalizada. Resta-nos a internet, fonte de muita informação, infelizmente também ela muitas vezes condicionada por barreiras linguísticas intransponíveis para o «Sem Limites». Ainda assim, não desistimos da nossa tentativa de reconstrução deste infindável puzzle de preciosidades. Fizemo-lo com o Skoda 1000MB e gostaríamos de o estender a muitos outros modelos da marca.
Dada a dificuldade em confirmar a exactidão da informação disponibilizada pelas nossas fontes (no caso daquele modelo, as ‘Wikipedia’s inglesa e brasileira), confiamos na sabedoria e na bibliografia dos nossos leitores para nos ajudar a aperfeiçoar o rigor das narrativas que vamos deixando neste nosso blogue.
Pela fidelidade que se impõe a uma respeitável história com mais de 100 anos, não deixe de participar no «Sem Limites». A Skoda merece. Os nossos leitores também.
[foto: Skoda Auto]
Sem comentários:
Enviar um comentário