sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Um Pedaço de História (2º Capítulo)

O Škoda 1202 e as Suas Variantes

O Škoda 1202 foi lançado em 1961 com o intuito de substituir as variantes carrinha e pickup da série 1201. O automóvel destinava-se ao transporte de pessoas e bens, tendo capacidade para um total de 700 Kg de carga.

Para tal, foram concebidas 4 variantes de carroçarias distintas: carrinha - à qual foi dada a designação STW -, van, pickup e ambulância.

Mecanicamente, e embora não tenhamos encontrado fontes que o digam explicitamente, tudo indica que o 1202 partilhava muitos componentes com o Octavia da 1ª geração.

Na versão carrinha, o acesso aos lugares traseiros tinha a particularidade de só se poder fazer pelo lado direito. Porém, a configuração das portas e da carroçaria tornava bastante fácil a entrada e saída dos passageiros.

Não encontrámos consenso quanto à data de fecho de produção: a Wikipedia alemã diz que o 1202 foi fabricado até 1973, embora o sítio http://www.veteran.plivnik.cz/ afirme que esta tenha cessado em 1971. No total, terão sido fabricados 60.137 automóveis, dos quais 26.909 do tipo STW e 11.193 ambulâncias.

A série 1202 foi exportada com sucesso para muitos países, chegando até a ser montada na Turquia e no Paquistão. O carro ficou conhecido pelas suas características de elevada resistência mecânica e fiabilidade, valores típicos da marca de Mladá Boleslav.

Aqui ficam alguns dados técnicos relativos ao Škoda 1202:



Carroçaria:
Fechada, toda em aço, montada sobre quadro independente, com as seguintes variantes:
STW - 4 portas, 5 lugares, porta de trás com abertura vertical;
Van - 2 portas, 2 lugares, com compartimento de carga independente;
Pickup - 3 portas, 2 lugares, caixa de carga com porta de 2 folhas;
Ambulância - 4 portas, 3 lugares, com maca e um banco rebatível.
Dimensões Máximas: 4.485 mm x 1.700 mm x 1.580 mm
Peso: STW: 1100 Kg; Van: 1080 Kg; Pickup: 1015 Kg; Ambulância: 1160 Kg
Tanque de Gasolina: 38 l

Quadro:
Com elemento estrutural central, bifurcado à frente para berço do motor.
Distância entre eixos: 2685 mm
Via dianteira: 1250 mm
Via Traseira: 1320 mm
Distância ao Solo: 190 mm
Direcção: de porca e parafuso sem-fim
Eixo dianteiro: do tipo A
Eixo traseiro: eixos móveis, com cardans
Suspensão: Molas semielipticas montadas transversalmente
Amortecedores: Hidráulicos, em ambos os eixos (com molas helicoidais adicionais, na versão ambulância)
Pneus: 6.00 - 16, montados em jantes de aço 4.00E x 16”
Travões: Hidráulicos, de tambor às 4 rodas.

Motor:
A gasolina, com 4 cilindros em linha, refrigerado a água, montado longitudinalmente.
Cilindrada: 1221 cm3
Binário Máximo: 0.843 Nm às 2500 r.p.m.
Potência Máxima: 33,09 KW às 4.200 r.p.m.
Compressão: 7.1:1
Carburador: Jikov 32 SOP

Transmissão:
Tipo: às rodas traseiras
Caixa de Velocidades: 4 relações (+ marcha-atrás), sendo as 2ª, 3ª e 4ª sincronizadas.
Escalonamento da Caixa: 4.27 - 2.40 - 1.59 - 1.00 - Z5.61
Embraiagem: monodisco, a seco, com controlo mecânico

Equipamento Eléctrico:
Voltagem: 12V
Dínamo: 200W

Prestações e Consumos:
Velocidade Máxima: 100 km/h
Consumo: 9,4 l / 100 km à velocidade de 66 km/h

Fontes:
http://de.wikipedia.org/
www.veteran.plivnik.cz

Sem comentários: