Em 2002, numa abordagem diferente para o estudo de um novo automóvel de pequenas dimensões, a Skoda optou por um caminho estritamente funcional, em que a forma do carro fosse uma resposta directa à praticabilidade que lhe era exigida. Nasceu o Ahoj!, uma pequena viatura concebida pela marca da Seta Alada para ser compacta, espaçosa, divertida e muito prática. Em perfeita consonância com o conceito que lhe estava subjacente, o Ahoj! fora despojado de todas as superficialidades, adquirindo um design muito… ‘designless‘.
Em 2006, e depois de rigorosamente afinadas as questões funcionais - de que o Ahoj! é um exemplo perfeito -, a marca mostraria o protótipo Joyster em Paris: um automóvel destinado a ensaiar a forma da forma, numa abordagem quase antagónica face ao pragmatismo do ensaio de 2002. Resultado: um automóvel com um design muito marcante, a que ninguém fica indiferente.
Quando, no princípio da próxima década, a Skoda lançar a sua interpretação de um pequeno automóvel baseado na mecânica do Volkswagen Up! perceberemos de que forma os estudos da ’forma’ e da ‘função’ resultaram num uníssono de virtudes. Até lá não deixemos de contemplar a descrição do prático Ahoj!, nem a garra do vistoso Joyster, dois conceitos distintos que aguardam fusão. Sem confusão.
[foto: Skoda Auto]
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