quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Boomerang



No tempo em que a Cortina era de Ferro, a missão da Skoda foi restringida à produção de automóveis baratos, eminentemente utilitários, aptos a motorizar os países de leste. Ainda assim, a marca foi tentando romper o cerco que lhe fora imposto, com a construção de uma ou outra variante desportiva dos seus automóveis. Com sucesso, diga-se. Fora isso, os devaneios dos designers da Seta Alada foram sendo sistematicamente abafados pela filosofia utilitária impressa à fábrica por rígidos despachos decretados pelo regime.

Mas se a casa-mãe não tinha autonomia para ousar novas variantes de carroçarias, ou mesmo novos modelos, tal não se aplicava aos clientes da marca que, dotados de uma fértil imaginação e de alguma habilidade com o maçarico, não tardaram em criar uma série de muito peculiares derivações dos Skodas de fábrica.

Como o fruto proibido é o mais apetecido, houve quem não resistisse a transformar um pequeno e prático 100L numa muito ocidental limusina, inspirada nas longas e opulentas carroçarias norte-americanas. Construída com poucos recursos e - diga-se - alguma falta de rigor, à proposta do Skoda 100L Limousine não escaparam os ‘luxos’ de uma mesa, de um televisor, dos revestimentos interiores das portas acabados a tinta vermelha ou de uma exótica carpete cor-de-laranja-mesclada. E se à frente não faltam as bandeiras que permitem transformar este longo utilitário num autêntico carro de estado, é sobre o capot do motor (traseiro) que vamos encontrar a cereja no topo do bolo - nada mais, nada menos, que a típica antena cromada, em forma de boomerang, tão característica das limo's do outro lado do Atlântico.

Porque, independentemente dos resultados, não há nada que cerceie a liberdade criativa do Homem…

Não perca a colecção completa de fotos em:
http://www.joe-ks.com/archives_mar2007/SkodaLimousine.htm

[fotos extraídas do sítio www.joe-ks.com]

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