O número 100! Um número que muitos gostariam de alcançar, mas que a história do automóvel só premeia 4 marcas. E uma delas é naturalmente a Skoda.
Cem anos a construir automóveis cada vez mais exigentes. Cem anos de futuro.
E hoje, também o semlimites faz história. Este é o post número 100. Construido numa linha de montagem movida a paixão por automóveis fantásticos.
Daqui a 100 continuaremos por cá, sempre com a Skoda...a razão da nossa existência.
Cem anos a construir automóveis cada vez mais exigentes. Cem anos de futuro.
E hoje, também o semlimites faz história. Este é o post número 100. Construido numa linha de montagem movida a paixão por automóveis fantásticos.
Daqui a 100 continuaremos por cá, sempre com a Skoda...a razão da nossa existência.
[foto: Skoda Auto]
7 comentários:
Parabéns ao blog (e ao meu amigo João - apesar de eu não ter andado a comentar, dou sempre uma vista de olhos por aqui!) e claro, à Skoda pelo belo serviço que tem prestado à Humanidade.
E já que cada vez mais ando com a mania da ecologia, pergunto: quando é que a Skoda lança automóveis de série a GPL em Portugal?. É que poupamos o ambiente e as nossas carteiras!
Abraços
Bruno,
Muito obrigado pelo simpático comentário de parabéns pelo 100º post do Sem Limites.
Em relação às tuas muito justas preocupações ambientais, convém referir que a Skoda é muito sensível a essa questão, motivo pelo qual o logótipo da Seta Alada recebeu a coloração verde, aquando da aquisição da marca pelo Grupo Volkswagen.
Fazemos aqui referência a 3 exemplos práticos:
- A nova gama Fabia Greenline (ver post «Linha Verde», de 22 de Setembro), que se baseia no motor 1.4 TDI para conseguir obter níveis muito baixos de emissões de CO2 e de partículas, e que em breve chegará ao mercado;
- Os Fabia e Octavia a GPL*, o primeiro com motor 1.4 de 75 CV e o segundo equipado com um 1.6 MPI de 102 CV, que se encontram à venda em diversos mercados (ver, por exemplo, em: http://www.skoda-auto.it/gamma/fabia_octavia_gpl/fabia_octavia_gpl.asp);
- E a Octavia Combi FlexFuel que em breve começará a ser comercializada na Suécia, estendendo-se depois a outros mercados, e que tanto utiliza gasolina sem chumbo como bioetanol E85. Utiliza, para tal, um motor 1.6 com 102 CV devidamente adaptado.
Continuaremos sempre a contar com a tua leitura e com a tua participação.
Um abraço,
Sem Limites
*Numa breve consulta ao sítio da Skoda em Portugal, não encontrámos referência às versões GPL, mas é bem possível que estejam disponíveis sob encomenda.
Mas é aí mesmo que eu quero chegar. Na Europa em geral cada vez mais se aposta nesta tecnologia, enquanto que em Portugal tudo passa pelo particular. Ou seja, o estado é certo, que dá descontos a rondar os 40% no I.A., mas só permite o estacionamento em locais bem ventilados, enquanto que os gasolina e diesel podem-no fazer em qualquer lado.
Voltando à Skoda, podiam seguir o exemplo da Subaru, por exemplo, marca que eu nem tenho grande estima. Mas isto é assunto para outro tópico!
Abraços
Nota: o comentário anterior foi removido pelo facto de, por lapso, o texto redigido pelo leitor Bruno Simões ter sido publicado duas vezes.
Bruno:
Julgamos que a limitação ao estacionamento de veículos a GPL em parques de estacionamento encerrados se deva a razões de segurança. Imaginamos que o risco de acidentes graves com um veículo GPL, nesse género de ambientes, seja superior ao de automóveis a gasolina ou a diesel, caso contrário, estaríamos na presença de um enquadramento legal discriminatório. Sabes se no estrangeiro as coisas funcionam de maneira diferente? Isto é os GPL podem ir a todo o lado?
Outra questão que te pomos é sobre a Subaru. Falas na marca nipónica como um exemplo a seguir, porém, como não dispomos de informação relativa a essa marca sobre esta temática, importaste de nos explicar melhor de que forma a Subaru pode servir de modelo ao construtor de Mladá Boleslav?
Um abraço,
Sem Limites
Skodistas,
1ª Parte:
O que eu sei acerca do GPL, parte vem do site autogás embora não esteja lá inscrito. O que tenho a dizer é que devido a esse medo, os depósito de gás foram bastante desenvolvidos, sendo hoje em dia tão ou mais seguros que os gasolina/diesel. Em caso de incêndio libertam o gás gradualmente através de uma válvula de escape para evitar explosões. Há casos em que o carro ardeu todo e o depósito ficou intacto. E o motivo do incêndio nem tem nada a ver com o GPL. Quanto a eventuais fugas, o que eu posso acrescentar é que em caso de derrame dos combustíveis tradicionais, estes também libertam vapores.
Na Europa, pelo que tenho lido, é permitido o estacionamento e o célebre dístico azul nem sequer existe. A diferença é que lá a ventilação é obrigatória
A 2ª parte
O exemplo que dei da Subaru é que eles vendem em Portugal veículos a GPL de série, caso do Forester e penso que seria uma óptima ideia as restantes marcas (no caso a Skoda) alargar a sua gama a este combustível.
Peço-vos, no entanto, que vão investigando esta tecnologia as horas vagas, pois também eu posso ter algumas ideias erradas! E como nós (eu e o João) falamos um dia, não faz muito sentido um carro a diesel ser menos poluente que a gasolina visto o diesel ser menos refinado. Quer dizer, a poluição tem de ir para qualquer lado, não desaparece!
Abraços
Bruno:
1ª Parte
Obrigado pelas tuas explicações quanto à segurança do GPL. Só não conseguimos perceber se o facto dos parques não serem ventilados em Portugal, acarreta um perigo superior para os automóveis equipados com esta tecnologia. De resto, pelo que nos dizes, parece ser uma boa alternativa aos combustíveis ‘clássicos’, com vantagens em termos ambientais e de custos de utilização.
2ª Parte
Concordamos contigo: tendo a Skoda na sua gama veículos equipados com esta tecnologia, é de facto pena que estes automóveis não estejam disponíveis de série no nosso país. Havendo ainda o estímulo da concorrência, pode ser que o importador nacional reveja esta situação no futuro, passando a oferecer veículos GPL na sua oferta.
Quanto aos índices de poluição emitidos pelos automóveis diesel e a gasolina, ambos têm vantagens e desvantagens. Com a tecnologia de injecção directa os diesel conseguiram reduzir significativamente as emissões de CO2, levando, nesta matéria, uma significativa vantagem sobre os automóveis a gasolina. Porém, a emissão de partículas é ainda elevada nos motores a gasóleo, sendo a sua propagação muito nociva para o ambiente. A chegada dos filtros de partículas permitiu um avanço significativo na redução dos cheiros e fumos negros emitidos por este tipo de motores. Porém, a tecnologia actual o que faz é subdividir as partículas em substâncias tão pequenas que deixam de ser mensuráveis pelos aparelhos que medem os índices de poluição. Infelizmente, isto não quer dizer que as partículas não continuem a ser libertadas, sendo igualmente nocivas para o ambiente e para a saúde das populações.
Em termos de emissões de Nox, os veículos a gasolina também levam vantagem sobre os automóveis a diesel, sendo esta outra fonte de sérios problemas para o ambiente e para a saúde.
Contudo, acreditamos que o futuro é promissor para o sector automóvel já que o enquadramento legal cada vez mais apertado tem obrigado os construtores a reduzirem drasticamente os consumos e os índices de poluição emitidos pelos seus automóveis, tendo que, não só aperfeiçoar as tecnologias existentes, como estudar outras alternativas mais eficientes. Basta ver que a poluição automóvel emitida hoje no planeta é próxima da que se fazia nos anos 70, tendo, entretanto, duplicado o número de veículos em circulação.
Em termos europeus, todos os automóveis que cá se vendem têm que cumprir as normas Euro 4 e a partir de 2009 terão que passar a cumprir a apertada normativa Euro 5.
Isto significa que com o enquadramento legal em vigor os carros a gasolina só podem emitir 1,0 g/km de CO2, 0,08 g/km de NOx e 0,10 g/km de HC; e aos carros a diesel estão restringidos 0,50 g/km de CO2, 0,30 g/km de NOx + NC e 0,025 g/km de PM.
A proposta para a norma Euro 5 indica a emissão máxima de 1,0 g/km de CO2, 0,06 g/km de NOx, 0,10 g/km de HC e 0,005 g/km de PM para os carros a gasolina; e 0,50 g/km de CO2, 0,23 g/km de NOx + NC e 0,018 g/km de PM para os carros a gasóleo.
Isto somado ao desenvolvimento de energias alternativas, automóveis híbridos e até sistemas mais simples, como a função ‘Stop & Go’, para dar um exemplo, hão-de resultar em automóveis mais económicos e menos poluentes.
A Skoda tem dado e dará o seu contributo para um mundo melhor. É assim há mais de 100 anos. E assim será sempre.
Um abraço,
Sem Limites
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