





O número 100! Um número que muitos gostariam de alcançar, mas que a história do automóvel só premeia 4 marcas. E uma delas é naturalmente a Skoda.
O Škoda 1202 e as Suas Variantes

A segunda antevisão, extraída do sítio www.allaguida.it, é plena de beleza. Porém, não é muito rigorosa nalguns detalhes. Repare-se que o automóvel tem 4 portas (solução muito improvável num cabrio, não só pela perda de rigidez, mas também pela necessidade de espaço para a capota) e está equipado com jantes de 4 furos, quando todos os Skodas actuais utilizam rodas com 5 fixações.
A última das imagens, decalcada do sítio http://minardi.freeblog.hu/, baseia-se, tal como a anterior, no novo Fabia. Trata-se também de uma bela antevisão, destacando-se pela feliz simbiose que gera entre o modelo original e o conceito cabriolet.
Pode ser que a difusão destas imagens na internet seja um catalizador para que os responsáveis da marca se lancem na construção de um novo descapotável da Seta Alada, fazendo juz a um passado onde as variantes cabrio sempre colheram grande sucesso, por fazerem porte de muita beleza e elegância.
Veja os originais em:
http://img.stern.de/_content/50/17/501777/SKODA_fabia_cabriob1.jpg
http://www.allaguida.it/img/skoda%20fabia%20cabriolet.jpg
http://f.freeblog.hu/m/i/n/minardi/files/1302_skoda6_n2.jpg
Reconstruir a história centenária de um grande construtor de automóveis não é fácil. No caso da Skoda é ainda mais intricado, já que o território onde a marca desenvolveu o seu percurso foi alvo das mais diversificadas contingências geo-políticas: lembremo-nos que a Laurin & Klement nasceu no seio do Império Austro-Húngaro, a fusão com a Skoda Pilsen deu-se já na recém criada Checoslováquia, depois a empresa foi agregada ao III Reich, incorporada no regime Comunista, assistiu à democratização do país e à subsequente formação da República Checa e por fim, rejuvenesceu com a integração no Grupo Volkswagen.
Não há mais dura prova à resistência e fiabilidade de um automóvel do que convertê-lo em táxi. Por isso é natural que não haja muitas marcas que se arrisquem neste duro e incessante teste às capacidades das suas mecânicas. Por cá, são Octavias e Superbs, mas há países onde o versátil Roomster também se dedica aos duros trabalhos de ‘carro de praça’. Porque no que toca à qualidade, não há Škodas grandes nem pequenos: há excelentes automóveis. É só ligar o taxímetro…
[foto: Skoda Auto]
Em 2002, numa abordagem diferente para o estudo de um novo automóvel de pequenas dimensões, a Skoda optou por um caminho estritamente funcional, em que a forma do carro fosse uma resposta directa à praticabilidade que lhe era exigida. Nasceu o Ahoj!, uma pequena viatura concebida pela marca da Seta Alada para ser compacta, espaçosa, divertida e muito prática. Em perfeita consonância com o conceito que lhe estava subjacente, o Ahoj! fora despojado de todas as superficialidades, adquirindo um design muito… ‘designless‘. 
Já chegaram a Portugal as muito personalizadas variantes Fabia equipadas com um tejadilho branco. Este distintivo opcional estará disponível nas versões Ambiente, Sport e Elegance, sendo que os modelos que o receberem acolherão a designação «Topper». Estas variantes estarão disponíveis nos stands com preços a partir de €15.417,37.
Winnetou é um nome intrigante e, à primeira vista, parece afastado do léxico habitualmente adoptado pela Skoda para baptizar os seus automóveis. Assim, e na senda da história do pequeno desportivo, fizemos uma breve pesquisa na internet.
A actual geração Octavia - a 3ª a envergar este nome de sucesso - está prestes a atingir metade do seu ciclo de produção. Por isso, na Skoda já se trabalha com vista a refrescar a imagem deste belíssimo automóvel, de forma a apresentá-lo com argumentos renovados face a uma clientela cada vez mais exigente.
É muito difícil encontrar uma rua sem automóveis. O número de carros a circular em Portugal aumentou 135% nos últimos quinze anos. Existem 572 automóveis por cada mil habitantes.
O actor Pedro Lima é embaixador da Skoda em Portugal. Em conformidade com a responsabilidade do cargo assumido, começou a exercer a sua magistratura de influência junto da comunidade Skodista nacional. Assim, numa campanha original, o Pedro anuncia que qualquer proprietário de um Skoda que convença um amigo a comprar um automóvel da marca da Seta Alada, será surpreendido com a oferta de um GPS Blaupunkt Travel Pilot Lucca 3.3. E o amigo, para além de optar por um belíssimo automóvel novo, ainda é contemplado com igual presente de boas vindas.
Na República Checa existe uma revista exclusivamente dedicada à marca de Mladá Boleslav. Chama-se «Škoda Revue».
Por intermédio do semanário alemão «Bild am Sonntag», o novo Skoda Fabia acaba de ganhar o prestigiado prémio «Goldenen Lenkrades 2007» (volante dourado 2007), na categoria dos utilitários.
Se tem o privilégio de ter um Skoda clássico, envie-nos um mail fazendo referência ao modelo e ano de fabrico do seu automóvel, para skoda.semlimites@gmail.com: queremos fazer um inventário do património histórico rolante da marca da Seta Alada em Portugal.
Ontem, o meu amigo João Santos ofereceu-me um galhardete do Skoda 130 RS. Um automóvel que marcou a geração dos anos 70, tantas foram as vitórias em competições. O João não me soube dizer de onde veio aquele "estandarte" com as cores da bandeira da então Checoslováquia. O que interessa? Voou até mim com a mesma velocidade e com a mesma força do 130 RS.
Não é todos os dias que nos podemos dar ao luxo de ser ensaiadores de automóveis: sobretudo quando o automóvel a testar é um Skoda Fabia dos novos! Por isso, desculpem a extensão do ‘post’ que aí vem, mas um dia não são dias.
Para compreender bem este ‘post’ terá que ler primeiro o «Contra Todos os Riscos», publicado no «Sem Limites» a 4 de Novembro. 

Depois de lhe darmos a conhecer a original ante-estreia do novo Superb, em terras do Tio Sam, chegou o momento de lhe disponibilizarmos alguma informação técnica que nos permite compreender melhor a excelência do automóvel que aí vem. 

Yeti é o nome ocidental para uma criatura que supostamente vive na região do Himalaia. O nome deriva do Tibetano yeh-teh. É conhecido também como abominável homem-das-neves. A partir de 2009 o abominável pode contar com um automóvel com um nome igual ao seu. Vai nascer o Skoda Yeti. Será produzido na cidade de Kvasiny na República Checa. Um SUV moderno e jovem que vai dar muito que falar! A concorrência que se cuide!
O telefone tocou. Atendi e nem queria acreditar: um convite para conduzir um Fabia dos novos durante um fim-de-semana inteiro, sem quaisquer encargos, a não ser devolvê-lo nas condições originais de conservação e com o depósito cheio. Uma proposta com a assinatura do importador nacional da marca - a Siva - numa muito agressiva campanha de apresentação do novo Fabia com vista à fidelização de clientes.
Junte-se a sabedoria de 100 anos à jovialidade de 15 e tem-se a Skoda, a centenária marca de automóveis capaz de quebrar convenções com a garra própria da juventude e a elegância característica da idade.
Lembra-se dos Estrumpfes? Os pequenos bonecos animados de pele azul, cara sorridente e barrete frígio branco? Pois bem, em meados dos anos 90, talvez uns 15 anos depois destes heróis terem feito as delícias dos miúdos na televisão, aos Sábados de manhã, a Skoda lançou uma variante muito peculiar do Felicia que parece decalcada das pranchetas de Peyo.