terça-feira, 5 de maio de 2009

«A Škoda no Seu Melhor»

Noruega. 28 jornalistas da imprensa especializada. 4 dias de testes. 1 conclusão: este poderá ser o melhor Škoda da era moderna.

Dentro de aproximadamente 6 semanas, a marca alargará o espectro de especialistas convidados a saborear os prazeres deste novo automóvel, ao juntar a festa de lançamento do Yeti no mercado com múltiplos test-drives para os média. Até lá, fomos descobrir alguns dos segredos deste tão extraordinário automóvel.

Ao contrário do que seria expectável, a Škoda não utilizou a plataforma do Volkswagen Tiguan para regressar em grande ao segmento dos todo-o-terreno. Optou por um caminho diferente, de forma a obter resultados distintos: pegou na excelente base mecânica da Octavia Scout, dotou o chassis com os reforços e melhoramentos que conhecemos do quadro PQ35 e optou por uma carroçaria mais curta, de forma a garantir melhores ângulos de ataque e de saída, ao mesmo tempo que, com esta medida, conseguiu conter o peso final do conjunto dentro de parâmetros optimistas - o que se traduz em consumos e emissões referenciais para o segmento.

Esta opção é garantia de uma característica muito peculiar: a obtenção de um comportamento referencial em estrada… e fora dela. E aqui a Škoda foi arrojada, já que juntou às excelentes aptidões da Octavia Scout um pacote tecnológico de primeira água, em termos de ajudas electrónicas à condução, as quais são activadas pela pressão do botão «off-road». Assim, obtém-se uma alteração na sensibilidade do acelerador, um ajuste específico do controlo de estabilidade, do diferencial electrónico e do ABS, e activa-se um assistente que reduz a rotação do motor de forma a evitar-se a patinagem das rodas. De igual forma, um controlo de descidas íngremes limita a velocidade neste tipo de manobras. Por outro lado, nas subidas há um atraso de 2 segundos no arranque, antes que o carro comece a descer por força da gravidade, de forma a que o condutor possa transferir o pé direito do travão para o acelerador...

Por dentro, os designers de Mladá Boleslav juntaram a largura de um Octavia, com a gestão espacial do Roomster - plasmada no brilhante sistema Vario-Flex - o que, juntamente com uma qualidade de materiais, de construção e de insonorização refinadíssimas, atiram o Yeti para um patamar de conforto ímpar na gama de SUV’s na qual concorre directamente e até mesmo na do segmento acima.

Por tudo isto, o artigo publicado no sítio BilNorge.no insiste numa ideia deixada por Hilton Holloway na Autocar - a de que o Yeti poderá ser o melhor dos Škodas. Talvez tenha sido por esta razão que os jornalistas noruegueses tenham baptizado o seu trabalho com um título tão sugestivo - «A Škoda no Seu Melhor».

Mais informações em:
www.bilnorge.no
www.autocar.com
www.whatcar.co.uk

[fotos extraídas do sítio www.bilnorge.no]

Sem comentários: