terça-feira, 12 de maio de 2009

Rescaldo nas Furnas

Depois da passagem da Škoda Motorsport por Portugal, no Sata Rallye Açores 2009, é hora de fazer o rescaldo desta participação - um rescaldo na primeira pessoa.

Apesar de Jan Kopecký ser tido como um especialista dos ralis de estrada, e da sua última participação em provas de terra ter decorrido há quase um ano atrás, nada o impediu de conquistar a 2ª posição do pódio, um resultado brilhante tendo em conta que este foi apenas o segundo rali em que o Fabia S2000 participou integrado no IRC.

Jan Kopecký sintetizou desta forma a sua passagem por Portugal: «O Sata Rallye Açores foi claramente uma das mais duras competições em que já participei. As especiais foram grandes desafios e o tempo esteve inesperadamente mau a partir da manhã do último dia. Por outro lado, acreditei desde o início que podia confiar no meu carro e atacar fortemente em todas as especiais, e julgo que eu e o Petr mostrámos claramente que podíamos lutar pelo segundo lugar e manter essa posição. Para a nossa tripulação e de um modo particular para toda a equipa da Škoda Motorsport, este resultado é uma óptima recompensa para o duro trabalho que realizámos até agora».

Já Juho Hänninen, apesar de ser considerado um especialista em terra, não foi particularmente feliz em São Miguel. Começou por ganhar a primeira especial de 6ª feira mas, com o avançar da prova, veria as suas esperanças caírem por terra após a destruição da sua roda traseira direita. Entretanto, e apesar de afastado da luta pelos primeiros lugares, continuou a fazer tempos de primeira classe, apenas interrompidos por um aparatoso acidente na SE 10, um percalço que poria um fim definitivo na sua participação oficial no rali. Ainda assim a Škoda Motorsport não baixou os braços e na manhã seguinte o Fabia nº 1 estava novamente pronto para enfrentar os trilhos e participar no Sata, embora em regime de Super Rali [isto é, os tempos e as classificações obtidos foram colhidos para efeitos meramente indicativos, não contando para as contas oficiais]. Neste regime, o carro de Juho voltou ao seu ritmo de elite, obtendo os melhores tempos do pelotão em, nada mais, nada menos, do que 4 especiais, o que é um excelente indicador da competitividade do Fabia S2000.

Juho Hänninen foi peremptório na sua análise: “O rali dos Açores foi a minha primeira prova em terra com o Fabia Super 2000 e apesar das coisas não terem corrido da forma desejada, tenho as melhores sensações possíveis porque sinto que não existem problemas com o carro e que só tenho que continuar a habituar-me a ele, de forma a evitar erros como os que cometi aqui, nos Açores. Contudo, quero agradecer a toda a Equipa pelo trabalho fantástico que fizeram na reparação do meu carro, esperando que em breve possa pagar a minha dívida, obtendo bons resultados.»

Se ainda restassem dúvidas, o Sata Rallye dos Açores veio confirmar que o Škoda Fabia S2000 é um carro fantástico, ao melhor nível do IRC. Pena é que, nem mesmo a realização de uma prova do IRC em território nacional, tenha sido o suficiente para que os órgãos de comunicação social dessem o devido destaque a este muito competitivo campeonato. Quando perceberem que o futuro do WRC passará por aqui, talvez mudem de ideias...

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[fotos: Škoda Auto]

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