Em 1996, a Skoda deixava o mundo automóvel boquiaberto, com o lançamento do seu novíssimo Octavia, o primeiro automóvel da marca a ser totalmente desenvolvido de acordo com os elevados padrões qualitativos do Grupo Volkswagen. LX, GLX e SLX eram as designações iniciais dos 3 primeiros níveis de equipamento disponíveis - um conjunto de propostas onde a extensa lista de 'mimos' atirava para o tapete muitos automóveis do segmento acima. Porém, poucos anos mais tarde a marca de Mladá Boleslav provou que era possível ir-se ainda mais longe e, numa homenagem aos fundadores da marca - Laurin & Klement -, lançou a mais luxuosa de todas as variantes da gama Octavia.
Com jantes exclusivas, revestimentos interiores em pele de tons claros, inserções decorativas mimetizando madeira, ar condicionado de regulação electrónica climatronic e uma série de outros detalhes muito luxuosos, o Octavia L&K veio redefinir os padrões de conforto e elegância no seu segmento. Sendo [até 2002] o topo-de-gama da marca, o Octavia Larurin & Klement tinha um posicionamento comercial a condizer. Por isso, em Portugal, não foram muitas as unidades vendidas com este nível de equipamento, o que as torna ainda mais exclusivas.
César Rocha, leitor do semlimites, é feliz proprietário de um destes magníficos exemplares. Uma estimada unidade que conta já com 305.520 Km. Em jeito de síntese, o César resume assim a sua impecável convivência com este belíssimo automóvel: «Sempre a rolar. É só atestar.» E com uma elegância extraordinária, acrescentamos nós.
Porque o Octavia sempre foi sinónimo de uma elegância intemporal. Tanto em 2000, como em 2009, ou há meio século atrás...
[fotos: César Rocha]
Sem comentários:
Enviar um comentário