quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Um Pedaço de História [VII] - O 'Kladamobil'

Os momentos de crise são muitas vezes potenciadores de soluções inovadoras que permitem dar pulos significativos no incessante progresso do mundo. Nos anos 30, a Grande Depressão que tinha tardado em chegar à Checoslováquia, abateu-se de forma dura sobre o país. Naturalmente que a indústria automóvel sofreu um forte revés e mobilizaram-se de imediato os respectivos Departamentos Técnicos para fazer frente às agruras dos tempos.

A Skoda foi das primeiras marcas a reagir, por iniciativa do Engº Karel Hrdlička, que gizou o desenvolvimento de um automóvel compacto e leve, que pudesse ser locomovido por um motor de baixa cilindrada, garantindo baixos custos de produção e, sobretudo, uma utilização económica. Contudo, pretendia-se que as soluções a adoptar não fossem particularmente castradoras para a dinâmica, o que era uma importante condicionante para o projecto.

O caderno de encargos contemplava um automóvel de 2 portas e quatro lugares, constituído por um quadro de tubo central biforcado nos extremos, - garantia de uma significativa redução de peso sem percas de rigidez estrutural -, uma suspensão independente às 4 rodas, constituída por duplas molas transversais em trapézio, um motor traseiro refrigerado a ar que evitasse a utilização de um pesado eixo de transmissão e uma carroçaria ligeira com estrutura de madeira revestida a chapa, como era típico na época.

Resultado: com a passagem do papel para os protótipos, o Kladamobil - alcunha pela qual ficou conhecido o projecto typ 932 -, tinha um inovador chassis que não ultrapassava os 550 Kg, sendo que a sua ligeira carroçaria tinha ficado confinada a 350 Kg de peso. Quanto ao motor refrigerado a ar, tratava-se de um 4 cilindros de válvulas laterais com 1.498 cm3 [Ø 72 x 92 mm], debitando 22.1 KW [30 CV] às 3.500 rpm.

Em 26 de Outubro de 1932, o typ 932 era oficialmente homologado, tendo sido construídos 2 protótipos deste inovador automóvel. Parte do exotismo da sua carroçaria, bem como muitas das soluções mecânicas adoptadas, seriam mais tarde eternizadas no famoso Carocha concebido pelo Dr. Ferdinand Porsche. Tal, porém, não significa que tenha havido plágio por parte do criador do KDF Wagen. A verdade é que as dificuldades impostas pela crise potenciaram a fertilidade da inovação, e com objectivos muito similares, diversos construtores obtiveram resultados muito parecidos. Claro que há quem defenda que a Skoda foi pioneira em muitos aspectos - lembremos que este projecto data de 1932, o Tatra V570 seria desenvolvido no ano seguinte e o Carocha só seria oficialmente apresentado em 1936. Porém, parte dos conceitos usados pela casa de Mladá Boleslav também já tinham sido ensaiados por outros construtores, sendo por isso difícil, senão mesmo absurdo, entrar numa disputa pelos louros da glória. Até porque nada retirará mérito ao esforço e à criatividade das pessoas envolvidas nos diversos projectos referidos - estamos seguramente a falar de alguns dos mais geniais técnicos da indústria automóvel da época.

O que é triste é que, infelizmente, o Kladamobil não passaria à produção. Contudo, as lições aprendidas com o seu quadro inovador e com a ligeireza da sua carroçaria seriam incorporadas no incontornável 420 - o automóvel que abria caminho a um ícone da história automóvel assinado pela marca da Seta Alada - o fabuloso Popular. Numa altura em que a crise volta a assolar o mundo inteiro, quem sabe se a Skoda não repetirá os feitos dos anos 30 quando lançar o seu novo pequeno citadino, no início da próxima década? Estão reunidas todas as condições para que tal aconteça.

[fotos: Skoda Auto]

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