Os computadores vieram revolucionar a forma de se trabalhar nas mais diversas áreas de actividade. Com a sua proliferação junto do consumidor comum, 'democratizaram-se' meios outrora reservados a empresas com acesso a tecnologias de topo, disponibilizando-se assim um conjunto de ferramentas que abriram caminho à incessante fertilidade da imaginação que, de uma forma ou de outra, todos nós encerramos no nosso íntimo.
Para os mais habilidosos aficionados do mundo automóvel isto significou a possibilidade de, com um conjunto de meios relativamente contido, poderem gerar imagens, maquetas virtuais, fotomontagens e antevisões, com um rigor que há pouco mais de uma década e meia fariam inveja a muitos departamentos de design dos construtores mais bem estabelecidos nesta importante indústria.
Assim, não estranha que a internet esteja pejada de imagens que materializam sonhos e anseios de pessoas que, juntando a sua aptidão inata ao correcto uso das novas ferramentas digitais, propagam no espaço virtual retratos de projectos imaginários, sejam eles baseados em informações disponibilizadas pelos média, ou simplesmente fruto de uma criatividade ilimitada e efervescente. E neste âmbito há de tudo: desde propostas algo toscas e desajeitadas, plenas de amadorismo, até trabalhos que bem poderiam ter nascido nos departamentos de design dos respectivos construtores.
Numa busca aos insondáveis ficheiros do semlimites, deparámo-nos com um destes trabalhos, lançado na net, no sítio da «HVTM - TotalCar», pouco depois da apresentação do Octavia II da era moderna [em 2004] e que encarna uma variante tão natural do referido modelo, que bem poderia ter nascido nos estiradores de Mladá Boleslav – não fosse a política de Grupo impedi-lo, com receio da tão famigerada ‘canibalização’.
Trata-se de um Octavia hatchback, a que Tomchy, o autor da proposta, denominou Felicia, e que, sem dificuldades de maior, bem poderíamos ter visto a circular nas nossas estradas, oferecendo assim à Skoda uma importante ferramenta para entrar na luta directa pelo segmento que mais automóveis vende em toda a Europa.
Infelizmente não passou de um sonho, mas quem sabe se um dia os responsáveis de Wolsburgo, igualmente arrebatados pela paixão da Seta Alada, não se enamoram por uma destas antevisões, plasmando-a num sonho palpável que role nas nossas estradas sob o signo de uma marca que está ‘condenada’ a ser maior, há já 114 anos. E sentenciada a 'pena' perpétua...
Mais informações em: hvtm.totalcar.hu
[autoria da antevisão: Tomchy / extraída do sítio hvtm.totalcar.hu]
2 comentários:
Curiosa a imagem do Octavia de trazeira cortada. Se do perfil ficassem apenas as formas diria que estava perante um Seat Leon.
Cuiroso é verificar que para a Seat, o grupo VAG autorizou a construção desse modelo que na primeira geração pouco mais era de que um simples Seat Toledo cortado. E com os resultados positivos que se conhecem!!
A Skoda... fica para a próxima. Cá estaremos à espera que isso aconteça.
Cumprimentos
Viva Vítor:
De facto o sucesso que um Octavia hatchback poderia ter no seio da Skoda é elevado.
Quem sabe se um dia a filosofia de Grupo não se altera, permitindo um progressivo alargamento da gama - bem vistas as coisas é o que já começa a acontecer com o Yeti, a Superb Combi, o citadino baseado no UP!, ou o futuro Octavia MPV.
Saudações Skodistas,
semlimites
Enviar um comentário