segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Protótipos Anónimos [VI]

Muita coisa mudou na Skoda, quando a marca se dedicou ao desenvolvimento da gama 1000/1100 MB, nos idos anos 60. Uma novíssima carroçaria monobloco, uma nova plataforma com motor e tracção traseiros e uma fábrica totalmente renovada, foram os principais ingredientes encontrados para dar vida ao substituto do famoso Octavia, modelo de sucesso cuja robusta mecânica derivava ainda do Popular, dos anos 30.

Mas o novo sopro que bafejou o coração de Mladá Boleslav não foi suficientemente forte para materializar com igual destreza os sucessores dos incontornáveis Felicia e Octavia Combi. E se uma carrinha teria muitas dificuldades em sobreviver sobre uma plataforma em que grande parte do peso recaía sobre o eixo traseiro, o mesmo não se passava com um descapotável voltado para os prazeres da condução a céu aberto. Mas os superiores da marca assim não entenderam, reservando para a dupla 1000/1100 MBX - uma pouco conhecida variante de 2 portas - a missão de incorporar o espírito de exclusividade que se perdera com o desaparecimento do Felicia. Porém, a história encarregar-se-ia de provar que a decisão não fora acertada, já que o MBX nunca conseguiria impor-se verdadeiramente no mercado, sendo hoje uma raridade da qual restam muito poucas unidades em circulação.

E se a variante Cabrio dos 1000/1100 MB nunca chegou a saborear as atenções dos salões, nem o deleite das viagens sem tejadilho, como acontecera [no primeiro caso] com o seu irmão MBX, a verdade é que merecia um pouco mais de atenção por parte dos escribas dos anais da indústria automóvel. Mas não - ficou praticamente remetida ao anonimato e pouco resta do trilho que nos levaria a desvendar o seu misterioso passado.

Nestas circunstâncias, já aqui tínhamos feito um primeiro apontamento sobre este automóvel. Contudo, agora que encontrámos uma fotografia onde o mesmo é coroado com um interessante hard-top, fica-nos a convicção de que o projecto fora levado até uma fase bastante avançada dos trabalhos, ao ponto de ter sido desenvolvida uma cobertura removível em aço e vidro, compatível com uma utilização totalmente à prova de intempéries.

Uma leitura atenta da fotografia permite-nos ainda reparar no desenho exclusivo impresso ao 'bigode' que adorna a dianteira do veículo. Mas há mais: o modelo retratado não é o mesmo que o semlimites já aqui tinha apresentado. Há dois pormenores que o atestam: o volante à direita e as jantes em aço pintadas a negro. Kvasiny deveria estar mesmo a um passo de o levar para as suas linhas de produção…

Mais informações em: forum.skodahome.cz

[foto: autor desconhecido / extraída do sítio forum.skodahome.cz]

Sem comentários: