A Skoda celebra em 2008 o primeiro centenário sobre um dos períodos de maior sucesso do seu longo e invejável palmarés desportivo.
Para tal, em Dezembro de 1907, a L&K contratava Otto Hieronimus, um famoso, experiente e muito bem sucedido designer de automóveis de competição que, para além de ser um brilhante projectista, era também um notável piloto. Sob a sua direcção, seriam concebidos os Laurin & Klement F, FC e FCS que tão bons resultados obteriam em competições de cariz internacional, ganhando muitas provas e batendo mesmo alguns recordes de velocidade.
O primeiro esmagador triunfo foi obtido em Zbraslav-Jíloviště, uma subida de montanha realizada em Março de 1908, onde a marca venceu em 6 categorias, obteve a segunda posição em 5 classes e registou ainda um terceiro posto.
Algum tempo mais tarde, Hieronimus vencia a corrida entre São Petersburgo e Moscovo na classe em que se inscreveu e, pese embora o seu bólide estivesse registado na categoria mais modesta das 4 a concurso, o bravo piloto alemão não deixou de terminar na 5a posição geral - o que foi um resultado estrondoso.
Na rampa de Semmering, a marca voltaria a esmagar a concorrência, vencendo nas 3 categorias homologadas, obtendo 2 segundos lugares e arrecadando um par de medalhas de bronze.
Posteriormente, e à velocidade média de 115.385 Km/h, Otto Hieronimus bateria o recorde oficioso do kilómetro lançado em Neukirchner-Alle, percorrendo os 1000 m da prova em apenas 31.2 s.
Em finais desse ano, a Laurin & Klement ganharia ainda a Grand Plague na Bósnia (prémio de regularidade) e a prova de montanha de Ivanpass na categoria de 2.000 cm3, através do Conde Draskovich, enquanto o Conde Alexander Kolowrat ganhava a rampa de Ries, na categoria de 1.500 cm3.
Contudo, o ano não terminaria sem que Václav Klement decidisse voltar a inscrever a L&K na história do automobilismo mundial. Para tal, Klement levou os seus bólides até Inglaterra onde Hieronimus bateria o recorde oficial de velocidade do circuito de Brooklands, à velocidade espantosa de 118.72 Km/h.
Um ano coroado de sucessos cujo centenário só poderá ser devidamente comemorado quando o Fabia S2000 voltar a inscrever a Skoda nos mais altos anais da história do automobilismo desportivo. Ficaremos ansiosos por esse momento.
[foto: Skoda Auto]
Para tal, em Dezembro de 1907, a L&K contratava Otto Hieronimus, um famoso, experiente e muito bem sucedido designer de automóveis de competição que, para além de ser um brilhante projectista, era também um notável piloto. Sob a sua direcção, seriam concebidos os Laurin & Klement F, FC e FCS que tão bons resultados obteriam em competições de cariz internacional, ganhando muitas provas e batendo mesmo alguns recordes de velocidade.
O primeiro esmagador triunfo foi obtido em Zbraslav-Jíloviště, uma subida de montanha realizada em Março de 1908, onde a marca venceu em 6 categorias, obteve a segunda posição em 5 classes e registou ainda um terceiro posto.
Algum tempo mais tarde, Hieronimus vencia a corrida entre São Petersburgo e Moscovo na classe em que se inscreveu e, pese embora o seu bólide estivesse registado na categoria mais modesta das 4 a concurso, o bravo piloto alemão não deixou de terminar na 5a posição geral - o que foi um resultado estrondoso.
Na rampa de Semmering, a marca voltaria a esmagar a concorrência, vencendo nas 3 categorias homologadas, obtendo 2 segundos lugares e arrecadando um par de medalhas de bronze.
Posteriormente, e à velocidade média de 115.385 Km/h, Otto Hieronimus bateria o recorde oficioso do kilómetro lançado em Neukirchner-Alle, percorrendo os 1000 m da prova em apenas 31.2 s.
Em finais desse ano, a Laurin & Klement ganharia ainda a Grand Plague na Bósnia (prémio de regularidade) e a prova de montanha de Ivanpass na categoria de 2.000 cm3, através do Conde Draskovich, enquanto o Conde Alexander Kolowrat ganhava a rampa de Ries, na categoria de 1.500 cm3.
Contudo, o ano não terminaria sem que Václav Klement decidisse voltar a inscrever a L&K na história do automobilismo mundial. Para tal, Klement levou os seus bólides até Inglaterra onde Hieronimus bateria o recorde oficial de velocidade do circuito de Brooklands, à velocidade espantosa de 118.72 Km/h.
Um ano coroado de sucessos cujo centenário só poderá ser devidamente comemorado quando o Fabia S2000 voltar a inscrever a Skoda nos mais altos anais da história do automobilismo desportivo. Ficaremos ansiosos por esse momento.
[foto: Skoda Auto]
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