O governo da Checoslováquia, ao constatar a perca de influência da Skoda no mercado externo, muito devido aos motores traseiros, decidiu criar um novo modelo.
Numa economia estatal e planificada, os responsáveis políticos criaram a Resolução Governamental nº 282.
Em 1982 foram dadas instruções à Skoda para que o novo modelo fosse apresentado em 1985 e que fosse desenhado por um estilista italiano.
Nuccio Bertone, um estilista de renome, foi o escolhido e em 30 de Junho de 1985 foi apresentado o projecto S78I.
Entrou em produção em 1987, baptizado com o nome Favorit e com uma versão break chamada Forman.
Em 1987 produziram-se 200 unidades, em 1988 mais 21.000 e no ano seguinte 80.000 unidades.
Com esta Resolução Governamental começava um novo ciclo para a Skoda.
Com uma aceitação assinalável em todo o mercado, o Favorit foi o pontapé de partida para a cobiça de marcas como a BMW, a GM, a Renault e a VW, pela centenária construtora Skoda.
Favorit, uma revolução de Veludo!
[foto: autor desconhecido]
Sem comentários:
Enviar um comentário