quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Um VW Inventado na Skoda


Decorria o ano de 1932 quando a Skoda criou o protótipo designado por 932. Nunca foi produzido.

Em 1935 a VW criou o protótipo VI,V2,V3. Foi produzido e deu origem a um dos automóveis mais carismáticos do mundo. Todos conhecemos o Carocha.

Com uma diferença de dois anos, as semelhanças entre os dois protótipos são imensas.

Entre a então Checoslováquia e a Alemanha existia só uma linha de fronteira. Porque será que o 932 nunca foi produzido? E porque será que o KDF-WAGEN (primeiro nome do Carocha dado por Hitler) era tão parecido com o Skoda?

Perguntas de pura especulação.

O que é certo é que os destinos das duas marcas pareciam já destinados.

Será que Deus conduz um Skoda?

[fotos: Skoda Auto e VW]

2 comentários:

Unknown disse...

Bom, a influência Checoeslovaca na design do Carocha (ou Beetle) não veio so da Skoda. A Tatra idealizou e produziu um veiculo em tudo semelhante ao Carocha, o Tatra t97. Mas mais semelhante ainda, quer em dimensões, quer em aspecto, é o prototipo de 1931 (o Carocha so começaria a ser produzido quease 10 anos depois) Tatra V570. Vão ao google e saberão do que estou a falar...

Aliás, a Tatra acabaria por instaurar um processo à VW e ao prórpio Ferdinand Porche por plágio, acabando por levar de vencida...

semlimites disse...

Vítor:

Embora desconhecendo os modelos t97 e V570 de que nos fala, temos um enorme respeito pela Tatra - um construtor de automóveis que esteve muitas vezes à frente do seu tempo e que contou com trabalho precioso do engenheiro-génio Hans Ledwinka.

É aliás curioso vermos como a própria Skoda viria a copiar descaradamente a Tatra com o protótipo 935, de meados dos anos 30, um interessante assunto a que em breve dedicaremos um post.

Amordaçado pela Cortina de Ferro, o papel da Tatra como construtor de automóveis restringiu-se à produção de pequenas séries de automóveis para as altas individualidades do regime. Contudo, o construtor ainda existe, embora se dedique agora em exclusivo à construção de camiões. Na sua visita à República Checa será bem capaz de ver alguns.

Um abraço,

semlimites