sábado, 2 de fevereiro de 2008

Concessionários [1º Capítulo]

A rede de postos de venda e assistência técnica de uma marca de automóveis é tão importante quanto a qualidade dos produtos por si desenvolvidos. Sem um bom departamento comercial ou uma secção técnica competente, não há concessionário que resista por muito tempo ao agressivo mundo automóvel dos nossos dias. Se pensarmos bem, sempre foi assim, embora com as cambiantes próprias de cada época.

Por muito que a globalização faça parte das nossas vidas, com tudo o que tem de bom e de nefasto, a verdade é que da especificidade de cada mercado, resultam ainda imagens de marca completamente diferentes, mesmo para empresas que apostam numa filosofia única, implementada universalmente nos 4 cantos do mundo. Isto deve-se, não só à maior ou menor abertura de cada país, povo ou cultura (que se reflecte necessariamente nos seus gostos e nas suas opções), mas também, e sobretudo, na forma como as marcas trabalham localmente a sua própria imagem.

E aqui os concessionários têm um papel fundamental, porque é principalmente através deles que os consumidores vão construindo a sua própria visão de cada marca. Por muito bons, apelativos ou robustos que sejam os seus produtos, se os postos de venda e de assistência técnica não produzirem excelência em toda a linha, não haverá marca capaz de gerar uma fidelidade sólida e crescente por parte dos seus clientes.

Com a integração da Skoda no Grupo Volkswagen, muita coisa mudou nesta área. Em Portugal, houve mesmo alterações ao nível da empresa importadora. Digamos, em jeito de síntese, que a fase inicial teve como objectivo primeiro fundar uma rede de concessionários capaz de cobrir todo o território nacional. Foi um período de enorme expansão, fazendo-se quase ‘tábua rasa’ sobre uma imagem de marca em decadência, ainda muito associada à Cortina de Ferro. Em parte por alguma falta de informação, a Skoda em Portugal não deixou de medrar num ambiente adverso, desbravando o seu caminho de crescimento num clima de algum receio e até de preconceito.

Mais de uma década depois, a Skoda está definitivamente implantada no nosso país. Passado o ‘boom’ inicial, um período de adaptação em que todos os intervenientes desta construção - importador, concessionários e clientes - se foram adaptando progressivamente a uma realidade completamente nova, é tempo de se consolidar o trabalho feito e apostar no futuro. Há margem para crescer, para inovar, para subir o nível qualitativo dos serviços prestados, enfim, há espaço para almejar o topo que uma marca como a Skoda tem, por mérito próprio, o direito - ou melhor ainda, a obrigação - de conquistar.

Nesta saudável ambição pela qualidade, fundar-se-á o único caminho capaz de dar à marca da Seta Alada o próspero futuro que merece em Portugal. Daqui, separar-se-á o trigo do joio. Só subsistirão os concessionários capazes de gerar excelência, com profissionalismo e inovação. Triunfarão aqueles que estiverem aptos a superar-se permanentemente, os que forem capazes de estimular os seus colaboradores, incutindo-lhes valores de responsabilidade, perfeccionismo e verdadeiro ‘amor à camisola‘. Todos os outros, aqueles que não se regerem por esta bitola, serão justamente engolidos pelas agruras do mercado, que não perdoa a quem não faz da sua marca, o orgulho e a bandeira do seu trabalho.

Com uma longa vida carregada das mais duras vicissitudes, a Skoda só chegou onde chegou porque este espírito de excelência, de brio profissional e de paixão persistiu em manter-se vivo nas fábricas, nos importadores e nos concessionários. Claro que alguns dos intervenientes que fizeram parte das sua história, aqueles que não souberam colocar-se à altura da missão a que foram chamados, ficaram pelo caminho. Mas nestes mais de cem anos de decantação qualitativa, está provado que não há lugar para a mediania ou para a mediocridade. Só há espaço para o cume - para a excelência. Uma excelência movida a rigor, perfeccionismo e paixão. Uma excelência que dá cor ao que de mais charmoso existe na Seta Alada - a construção, a venda e a manutenção de automóveis plenos de alma.

Uma aura que não está ao alcance de todos.

[foto extraída do sítio http://sechtl-vosecek.ucw.cz/]

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