quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Ducentésimo

Para o leitor, a publicação do 200º post do semlimites poderá ser um dado irrelevante. Compreende-se que assim seja. É daquelas pequenas coisas que à maioria das pessoas nada diz, mas que, pelo menos para a dupla que dá corpo a este blogue, tem um sabor peculiar, que se degusta lentamente e em silêncio, quase em jeito de reflexão.

O projecto nasceu do entusiasmo do Adriano que, ainda sozinho, criou o blogue, baptizou-o e deu início a esta história - uma história que, embora ainda recente, está já carregada de aventuras. Foi a 18 de Junho de 2007 que se deu o arranque oficial, com a colocação em rede dos 2 primeiros post’s. Abria-se, assim, a porta ao futuro.

Depois do reencontro dos dois entusiastas que hoje conduzem o semlimites, em Agosto, numa marcante reunião familiar, dissolveram-se em minutos os 30 anos vividos sem contactos. O resultado foi tal que, a partir de 11 de Setembro, o semlimites recomeçaria a sua actividade de forma regular, já como dupla e com energias redobradas.

Passaram-se 8 meses, 200 post’s e muitas horas de entrega, de deleite, de partilha e de amizade. Muito tempo devotado a uma força maior, à qual não resistimos, e cuja flama extravasou os nossos próprios limites, transbordando notícias, informações, relatos, imagens e sentimentos pelo infindável mundo da rede, correndo os 4 cantos do planeta pelos meandros de um território virtual de contornos imperceptíveis e insondáveis.

Os mais de 200 artigos publicados em 8 meses, significam uma média mensal de 25 post‘s. Se descontarmos os 2 post's que marcaram indelevelmente o arranque oficial do projecto, concentrando-nos no espaço de tempo em que o semlimites entrou em velocidade de cruzeiro - isto é, a partir de 11 de Setembro - a média sobe para 40 post's por mês ou 1,33 artigos por dia.

A partir de 5 de Novembro, o semlimites passou a fazer uso de um contador que, desde então, já marcou mais de 1600 visitas, ultrapassando as 3550 visualizações (neste caso são também contabilizadas as pessoas que voltaram ao blogue num intervalo de tempo inferior a uma hora). Ainda assim, o número real de visitantes é supostamente superior ao contabilizado, já que o contador não tem capacidade para registar visitas provenientes de computadores com IP’s ocultos.

Nesta aventura crescente, o blogue já contou com a leitura de pessoas de Portugal, da Alemanha, do Brasil, da República Checa, da Polónia, da República Eslovaca, da Holanda, da Roménia, do Reino Unido, da Bélgica, da Hungria, da Itália, da Áustria, de Espanha, da Grécia, da Croácia, da Bulgária, da Suécia, da Finlândia, da Irlanda, da Suiça, do Mónaco e da Colômbia (aqui apresentados por ordem decrescente de visitantes). De todos estes cibernautas, apenas 9 arriscaram partilhar a sua opinião connosco, produzindo um total de 20 comentários. Paralelamente, recebemos ainda um bom número de e-mails de leitores que nos fizeram chegar os seus comentários por essa via, expondo as suas observações, dúvidas e opiniões e com quem também pudemos partilhar o nosso entusiasmo.

O balanço que podemos fazer ao fim do 200º post é positivo. É claro que gostaríamos de aumentar o número de leitores e de comentadores, nesta abnegada missão de divulgação de um excepcional construtor de automóveis. Mas se neste mar de entusiasmo e de entrega nem sempre conseguimos o distanciamento suficiente para percebermos, com acuidade, a justeza das nossas opções, há pelo menos uma coisa em que temos a certeza que triunfámos - na amizade gerada em torno desta paixão comum pelos desígnios da Seta Alada -, sem dúvida o maior dos frutos que podemos colher desta jovem árvore que se ergue ao sabor dos caprichos de dois jardineiros unicamente devotados a espécies provenientes de Mladá Boleslav.

O outro balanço, aquele que pesa com justeza o interesse dos conteúdos, que avalia a linha editorial adoptada, que critica imparcialmente a singeleza das opções gráficas escolhidas, enfim aquele que chega a um veredicto final sobre um desempenho que desejamos ver melhorado no futuro, não nos cabe a nós fazer, mas sim a todos aqueles a quem dedicámos as nossas energias ao longo dos últimos 200 post’s.

Por isso, devotado(a) Leitor(a), chegou a sua vez de se pronunciar. semlimites...

[imagem: Skoda Auto]

2 comentários:

Unknown disse...

Não resisti ao apelo deste fantástico blog. Após tantos anos de dedicação à marca (já conto 13) vejo como pode despertar tanta paixão. O Sem Limites tem sido um verdadeiro farol na língua portuguesa, para aqueles que a Skoda é muito mais que um automóvel. Os meus parabéns a vocês pelo vosso 200º e um forte abraço. Continuem por aí, porque nós estaremos cá, sempre ansiosos por novidades. Paulo Jetro

semlimites disse...

Caro Paulo:

Que bom termos recebido as suas palavras, não só por ser um leitor assíduo e satisfeito deste seu «farol», mas sobretudo pelos 13 anos de dedicação à Skoda - uma paixão que, cremos, será sempre crescente, inebriante e eterna.

Agradecemos-lhe a simpatia das suas palavras e continuaremos a contar com o seu entusiasmo para acolher e participar neste projecto inteiramente devotado à nossa marca de eleição.

Um abraço,

semlimites