sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Mea Culpa!

Na sequência da troca de opiniões fomentada pelo nosso leitor Bruno Simões (ver comentários ao post ‘O Cem’, de 30 de Novembro), acerca da existência de automóveis Skoda adaptados de série à tecnologia GPL, o semlimites errou.

É que, apesar de na Itália e na Polónia os respectivos importadores venderem Skodas equipados com esta tecnologia, a verdade é que tais alterações não têm como origem a fábrica de Mladá Boleslav.

A clarificação desta situação decorreu precisamente do interesse que o tema lançado pelo Bruno suscitou ao semlimites, abrindo-se espaço para a publicação de um post exclusivamente dedicado a este assunto. Em consequência, e dada a escassez de informação disponível na net sobre Skodas a GPL e sobre o Octavia Flexfuel (ver ‘Equilíbrio Ambiental‘), redigimos um mail para a República Checa.

A resposta de Mladá Boleslav é bastante clara a este respeito: “lamentamos informá-los mas a Skoda Auto não desenvolve nem produz veículos a GPL”.

Pelo sucedido, endereçamos as nossas desculpas ao Bruno Simões, a todos os nossos leitores, à Skoda Auto e aos importadores referidos nos comentários. A este respeito, é devido um pedido de desculpas particular à Siva, pela imprecisão contida na afirmação que então proferimos: “tendo a Skoda na sua gama veículos equipados com esta tecnologia, é de facto pena que estes automóveis não estejam disponíveis de série no nosso país”. É que, pelo exposto, fica claro que a inexistência de veículos equipados de série com tecnologia GPL no mercado português, não pode ser imputada a uma opção do importador nacional, pelo simples facto dessa opção não existir.

Em nome do rigor que o semlimites preza em imprimir aos seus textos, não podíamos deixar de clarificar esta imprecisão, e de ‘dar a mão à palmatória’, insistindo em apresentar as nossas desculpas a todos os visados.

Em baixo deixamos-lhe ligações aos sítios dos importadores italiano e polaco da Skoda que, por iniciativa própria, vendem automóveis equipados com tecnologia GPL:
http://www.skoda-auto.it/gamma/fabia_octavia_gpl/fabia_octavia_gpl.asp
http://www.skoda-auto.pl/technologie/lpg/

1 comentário:

Bruno Simões disse...

Boa noite a todos.
Primeiro que tudo não têm nada de me pedir desculpas, porque não fizeram nada que isso merecesse. Foi só uma troca de ideias e não mais que isso, com uma consequente pesquisa posterior.
Segundo quero dar os parabéns à Skoda pela preocupação que teve em responder aos clientes/fãs da marca acerca do uso do gpl na sua frota.
Abraços.