Os Skodas 1101/1102 «Tudor» e as Suas Variantes
O Škoda 1101, lançado em 1946, foi o sucessor do famoso Popular, herdando daquele modelo muitos componentes e soluções mecânicas.
O estilo muito elegante empregue nas diversas derivações de carroçaria foi beber inspiração aos sedans americanos da época. No interior a configuração do volante e do painel de instrumentos contemplam desenho e decoração característicos da Art Déco.
O motor, com válvulas à cabeça e refrigeração a água, era o mesmo utilizado no seu antecessor, embora com potência ligeiramente incrementada. Porém, ao contrário do que acontecia no Popular, a solução transaxle (motor à frente e caixa de velocidades sobre o eixo traseiro) foi abandonada, em detrimento de uma mais convencional caixa de velocidades directamente acoplada ao motor.
O depósito de gasolina encontrava-se instalado sob o capot e a alimentação de combustível era feita por gravidade, o que dispensava a instalação de uma pequena bomba específica para o efeito.
Há quem afirme que a designação «Tudor», nome pela qual estes automóveis ficaram conhecidos, vem da expressão inglesa two-door, que significa duas portas, numa alusão directa à configuração da carroçaria do modelo de acesso à gama.
A partir de 1948, foi introduzida a gama 1102, cuja principal alteração face ao 1101 dizia respeito à introdução de uma carroçaria de 4 portas; ao comando da caixa de velocidades, que passou a ser operado a partir de uma maneta instalada na coluna da direcção (ao contrário da versão original, que a tinha em posição convencional) e ao redesenho dos 'bigodes' da grelha 8que passaram a ser mais espessos e em menor número). A produção do 1101 cessaria em 1949, depois de fabricadas 66.904 unidades. Por sua vez, o 1102 manter-se-ia em comercialização até 1952.
O automóvel gozou de um assinalável sucesso e muitos dos carros produzidos foram exportados para a Europa, África, América do Sul e Oceania.
Em 2002, a Skoda recuperou o nome «Tudor» para baptizar um belíssimo coupé de 2 portas, derivado do topo-de-gama Superb, que infelizmente não chegou a passar de um protótipo.
Aqui ficam alguns dados técnicos relativos às séries 1101/1102 «Tudor»:
O Škoda 1101, lançado em 1946, foi o sucessor do famoso Popular, herdando daquele modelo muitos componentes e soluções mecânicas.
O estilo muito elegante empregue nas diversas derivações de carroçaria foi beber inspiração aos sedans americanos da época. No interior a configuração do volante e do painel de instrumentos contemplam desenho e decoração característicos da Art Déco.
O motor, com válvulas à cabeça e refrigeração a água, era o mesmo utilizado no seu antecessor, embora com potência ligeiramente incrementada. Porém, ao contrário do que acontecia no Popular, a solução transaxle (motor à frente e caixa de velocidades sobre o eixo traseiro) foi abandonada, em detrimento de uma mais convencional caixa de velocidades directamente acoplada ao motor.
O depósito de gasolina encontrava-se instalado sob o capot e a alimentação de combustível era feita por gravidade, o que dispensava a instalação de uma pequena bomba específica para o efeito.
Há quem afirme que a designação «Tudor», nome pela qual estes automóveis ficaram conhecidos, vem da expressão inglesa two-door, que significa duas portas, numa alusão directa à configuração da carroçaria do modelo de acesso à gama.
A partir de 1948, foi introduzida a gama 1102, cuja principal alteração face ao 1101 dizia respeito à introdução de uma carroçaria de 4 portas; ao comando da caixa de velocidades, que passou a ser operado a partir de uma maneta instalada na coluna da direcção (ao contrário da versão original, que a tinha em posição convencional) e ao redesenho dos 'bigodes' da grelha 8que passaram a ser mais espessos e em menor número). A produção do 1101 cessaria em 1949, depois de fabricadas 66.904 unidades. Por sua vez, o 1102 manter-se-ia em comercialização até 1952.
O automóvel gozou de um assinalável sucesso e muitos dos carros produzidos foram exportados para a Europa, África, América do Sul e Oceania.
Em 2002, a Skoda recuperou o nome «Tudor» para baptizar um belíssimo coupé de 2 portas, derivado do topo-de-gama Superb, que infelizmente não chegou a passar de um protótipo.
Aqui ficam alguns dados técnicos relativos às séries 1101/1102 «Tudor»:
Carroçaria:
Estrutura em madeira, revestida a painéis de aço, montada sobre quadro independente, com as seguintes variantes de carroçaria:
- Sedan de 2 portas
- Sedan de 4 portas (1102)
- Roadster (descapotável)
- Carrinha (ambulância)
- Pick-up (com capacidade para 300 Kg de carga)
- Todo-o -Terreno (versão militar)
Dimensões Máximas: 4054 mm x 1501 mm x 1527 mm (sedan de 2 portas)
Distância entre Eixos: 2469 mm
Peso: 928 Kg
Estrutura em madeira, revestida a painéis de aço, montada sobre quadro independente, com as seguintes variantes de carroçaria:
- Sedan de 2 portas
- Sedan de 4 portas (1102)
- Roadster (descapotável)
- Carrinha (ambulância)
- Pick-up (com capacidade para 300 Kg de carga)
- Todo-o -Terreno (versão militar)
Dimensões Máximas: 4054 mm x 1501 mm x 1527 mm (sedan de 2 portas)
Distância entre Eixos: 2469 mm
Peso: 928 Kg
Quadro:
Tipo: Em aço, com elemento estrutural central
Travões: Hidráulicos, de tambor às 4 rodas
Jantes: em aço de 15” (16” na versão militar)
Suspensão Dianteira: mola de lâminas transversal
Suspensão Traseira: eixos oscilantes
Motor:
Localização: atrás do eixo dianteiro com montagem longitudinal.
Tipo: a 4 tempos, OHV (válvulas à cabeça - árvore de cames lateral)
Cilindrada: 1.089 cm3
Nº de Cilindros: 4
Potência: 23.5 KW / 32 CV às 3.500 r.p.m.
Taxa de Compressão: 6.3:1
Transmissão:
Tipo: Às rodas traseiras
Caixa de Velocidades: manual com 4 relações + marcha atrás (com a 3ª e 4ª sincronizadas)
O veio de transmissão passa no interior do perfil central (U) do quadro.
Suspensão Dianteira: mola de lâminas transversal
Suspensão Traseira: eixos oscilantes
Motor:
Localização: atrás do eixo dianteiro com montagem longitudinal.
Tipo: a 4 tempos, OHV (válvulas à cabeça - árvore de cames lateral)
Cilindrada: 1.089 cm3
Nº de Cilindros: 4
Potência: 23.5 KW / 32 CV às 3.500 r.p.m.
Taxa de Compressão: 6.3:1
Transmissão:
Tipo: Às rodas traseiras
Caixa de Velocidades: manual com 4 relações + marcha atrás (com a 3ª e 4ª sincronizadas)
O veio de transmissão passa no interior do perfil central (U) do quadro.
Consumos e Prestações:
Consumo médio. 8.5 l/100 Km
Velocidade Máxima: 105 Km/h
Fontes:
www.skoda-auto.com
www.lanemotormuseum.org/
http://tudor.wz.cz/
www.conceptcarz.com
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