Dada a profusão de novidades levadas pela Skoda ao último Salão de Frankfurt, talvez tenha passado despercebida a apresentação de uma variante muito especial do Octavia: a Combi FlexFuel, uma carrinha que, a par da nova gama Fabia GreenLine (ver post ‘Linha Verde‘, de 22 de Setembro), é paradigmática da responsabilidade ambiental inerente aos projectos vindos de Mladá Boleslav.
O Octavia FlexFuel é movido a uma mistura de gasolina com etanol, denominada E85, formando um combustível em que 85% dos seus componentes são constituídos à base de desperdícios de madeira e outros resíduos vegetais.
Os resultados são impressionantes, já que o automóvel fica muito perto de atingir o equilíbrio ambiental - as emissões de CO2 expelidas pelo Octavia Flexfuel são praticamente equivalentes aos níveis de fotossíntese produzidos pelos elementos vegetais posteriormente utilizados no fabrico do combustível requerido para a sua locomoção.
O motor que equipa o Octavia Flexfuel tem por base o conhecido 1.6 MPI, tendo para tal sofrido as necessárias adaptações. Contudo, as alterações previstas não enjeitaram a força do bloco original, garantindo uma condução despachada, como o provam os 75 KW de potência máxima (102 CV).
A Suécia será o primeiro país a receber o Octavia Flexfuel, já a partir deste mês, dada a boa implementação naquele território das infraestruturas necessárias ao fornecimento deste novo combustível.
O Octavia FlexFuel é movido a uma mistura de gasolina com etanol, denominada E85, formando um combustível em que 85% dos seus componentes são constituídos à base de desperdícios de madeira e outros resíduos vegetais.
Os resultados são impressionantes, já que o automóvel fica muito perto de atingir o equilíbrio ambiental - as emissões de CO2 expelidas pelo Octavia Flexfuel são praticamente equivalentes aos níveis de fotossíntese produzidos pelos elementos vegetais posteriormente utilizados no fabrico do combustível requerido para a sua locomoção.
O motor que equipa o Octavia Flexfuel tem por base o conhecido 1.6 MPI, tendo para tal sofrido as necessárias adaptações. Contudo, as alterações previstas não enjeitaram a força do bloco original, garantindo uma condução despachada, como o provam os 75 KW de potência máxima (102 CV).
A Suécia será o primeiro país a receber o Octavia Flexfuel, já a partir deste mês, dada a boa implementação naquele território das infraestruturas necessárias ao fornecimento deste novo combustível.
Assim se prova que na Skoda a responsabilidade ambiental e o prazer de condução andam de mãos dadas. Não é à toa que os vôos da Seta Alada são coroados de verde.
[foto: Skoda Auto]
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