quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Škoda Citigo [Recortes de Imprensa]


Design 

«"Os nossos automóveis não são brinquedos coloridos, de circo, ou objetos desnorteados. Queríamos um carro atraente: simples mas com caráter", avançou o Diretor de Design da Skoda ao Deník [...].»

«O novo carro é baseado nas formas do seu irmão germânico Volkswagen Up!, que foi introduzido há umas semanas atrás no Salão de Frankfurt. O Skoda parece um pouco mais bonito que o Volkswagen ao oferecer, por exemplo, umas janelas laterais traseiras maiores. E a traseira é particularmente bonita: "As suas linhas depuradas são decoradas com uns bonitos farolins em forma alongada de 'C'", disse o Designer-Chefe Kaban.»

in Deník.cz | www.denik.cz

Equipamento
«O fabricante oferecerá o automóvel em quatro níveis de equipamento diferentes. As versões mais caras serão dotadas com Brake Assist, que reage aos perigos de colisão com outros carros. Por dentro, o carro é dotado de diversos elementos que vão ao encontro do slogan «Simply Clever», como o clip de plástico para fixação dos bilhetes de estacionamento, um suporte para uma fotografia no tabliê ou uma bolsa para o telemóvel incorporada no assento do passageiro da frente.» 
in Auto.iDNES.cz | www.auto.idnes.cz
«Dependendo das necessidades de cada mercado, poderão ser selecionadas quatro variantes de equipamento: Easy, Active, Ambiton e Elegance».
«O interior do Citigo oferece espaço, qualidade e precisão. Isto deve-se a um layout claro e transparente, bem como à utilização de tabiês revestidos a dois tons nos níveis de equipamento mais elevados. Os encostos de cabeça dianteiros estão integrados nos bancos. O carro dispõe ainda de numerosos espaços de arrumação, porta-copos, locais para deposição de telemóveis e bolsas laterias no banco da frente. E contempla soluções inteligentes, como um gancho para uma carteira ou um saco, colocado no mecanismo de abertura do porta luvas ou ainda um dispositivo para suspensão de uma fotografia na consola central. A prateleira articulada da cobertura da bagageira é complementada por um sistema que permite o seu bloqueio na posição de topo e uma rede elástica impede a livre circulação de objetos no porta-bagagens. O bem estar a bordo é garantido por múltiplos recursos de conforto. Nas versões de 3 portas, o sistema «Easy Entry» facilita a entrada para os bancos traseiros. 'O banco do passageiro da frente desliza para a frente e o encosto rebate o suficiente para garantir uma entrada confortável para a traseira do carro', avançou o Designer-Chefe Kaban.»

in Deník.cz | www.denik.cz

Tecnologia e Energias Alternativas
«Apesar da sua reduzida cilindrada, os motores atingem um elevado binário com baixos níveis de ruído. O motor 1.0 MPI servirá de base para a utilização de combustíveis alternativos, como o GNC [gás natural comprimido], cujas emissões de CO2 nessa variante serão de 79 g/Km. Em 2012, e cumulativamente à caixa manual, também estará disponível uma caixa automática de 5 velocidades que será garantia de conforto acrescido para o novo pequeno carro.» 
in Deník.cz | www.denik.cz
«O construtor também pondera a introdução de versões a gás natural comprimido e a eletricidade.»                                                                                                   
 in Auto.iDNES.cz | www.auto.idnes.cz


Segurança
«A segurança ativa foi significativamente melhorada com o novo sistema de travagem assistida «City Safe Drive». O sistema é automaticamente ativado a velocidades abaixo dos 30 Km/h e um sensor laser regista riscos de colisões. Dependendo da velocidade do trânsito, o sistema pode travar automaticamente para mitigar a severidade de uma colisão ou até preveni-la. Isto reduz significativamente o risco de uma colisão com o carro que segue imediatamente à frente, no trânsito citadino»
in Deník.cz | www.denik.cz

Preço Estimado
«É provável que o preço ande à volta das 180 mil coroas» [na República Checa, o que corresponde a €7.338,97].
in Auto.iDNES.cz | www.auto.idnes.cz
[imagem: Skoda Auto]

2 comentários:

Pedro Alves disse...

Depois da elegante Superb Break, do arrojado Yeti e dos fantásticos protótipos MissionL e VisionD, não percebo como a Skoda foi dar um grande passo atrás e apresentar este "Citigo" tão feio. O adjectivo é contundente, mas aplica-se. A frente do carro faz lembrar uma mistura entre um Daewoo Tacuma (um dos automóveis mais feios da história) e um Matiz e vai totalmente contra a nova e muito promissora linguagem estílistica que mostraram nos protótipos. É pena. Não parece trabalho do sr.Kaban, mas de um qualquer estagiário asiático, teletransportado dos anos 90.
Aguardava com alguma curiosidade por este modelo que poderia bem ser o segundo carro cá de casa, mas agora nada feito.
Como admirador e acérrimo defensor da marca, sinto-me muito decepcionado, pois no meu entender, o "Citigo" só prejudica a boa imagem que a Skoda vinha a conseguir projectar no público.

semlimites disse...

Viva Pedro:

Muito obrigado por partilhar connosco a sua opinião sobre o Citigo, mesmo que a mesma seja bem diversa da nossa. Deixamos-lhe, contudo, uma sugestão: deixe o carro chegar a Portugal, aprecie-o ao vivo [às vezes isso faz toda a diferença] e no fim tire as suas conclusões.

Até lá, esperamos que o semlimites continue a merecer a sua melhor atenção.

Saudações Skodistas,semlimites