Design
«"Os nossos automóveis não são brinquedos coloridos, de circo, ou objetos desnorteados. Queríamos um carro atraente: simples mas com caráter", avançou o Diretor de Design da Skoda ao Deník [...].»
«O
novo carro é baseado nas formas do seu irmão germânico Volkswagen
Up!, que foi introduzido há umas semanas atrás no Salão de
Frankfurt. O Skoda parece um pouco mais bonito que o Volkswagen ao
oferecer, por exemplo, umas janelas laterais traseiras maiores. E a
traseira é particularmente bonita: "As suas linhas depuradas são
decoradas com uns bonitos farolins em forma alongada de 'C'",
disse o Designer-Chefe Kaban.»
in
Deník.cz | www.denik.cz
Equipamento
«O
fabricante oferecerá o automóvel em quatro níveis de equipamento
diferentes. As versões mais caras serão dotadas com Brake Assist,
que reage aos perigos de colisão com outros carros. Por dentro, o
carro é dotado de diversos elementos que vão ao encontro do slogan
«Simply Clever», como o clip de plástico para fixação dos
bilhetes de estacionamento, um suporte para uma fotografia no tabliê
ou uma bolsa para o telemóvel incorporada no assento do passageiro
da frente.»
in
Auto.iDNES.cz | www.auto.idnes.cz
«Dependendo das necessidades de cada mercado, poderão ser selecionadas quatro variantes de equipamento: Easy, Active, Ambiton e Elegance».
«O
interior do Citigo oferece espaço, qualidade e precisão. Isto
deve-se a um layout claro e transparente, bem como à utilização de
tabiês revestidos a dois tons nos níveis de equipamento mais
elevados. Os encostos de cabeça dianteiros estão integrados nos
bancos. O carro dispõe ainda de numerosos espaços de arrumação,
porta-copos, locais para deposição de telemóveis e bolsas laterias
no banco da frente. E contempla soluções inteligentes, como um
gancho para uma carteira ou um saco, colocado no mecanismo de
abertura do porta luvas ou ainda um dispositivo para suspensão de
uma fotografia na consola central. A prateleira articulada da
cobertura da bagageira é complementada por um sistema que permite o
seu bloqueio na posição de topo e uma rede elástica impede a livre
circulação de objetos no porta-bagagens. O bem estar a bordo é
garantido por múltiplos recursos de conforto. Nas versões de 3
portas, o sistema «Easy Entry» facilita a entrada para os bancos
traseiros. 'O banco do passageiro da frente desliza para a frente e
o encosto rebate o suficiente para garantir uma entrada confortável
para a traseira do carro', avançou o Designer-Chefe Kaban.»
in
Deník.cz | www.denik.cz
Tecnologia e Energias Alternativas
«Apesar
da sua reduzida cilindrada, os motores atingem um elevado binário
com baixos níveis de ruído. O motor 1.0 MPI servirá de base para a
utilização de combustíveis alternativos, como o GNC [gás natural
comprimido], cujas emissões de CO2 nessa variante serão de 79 g/Km.
Em 2012, e cumulativamente à caixa manual, também estará
disponível uma caixa automática de 5 velocidades que será garantia
de conforto acrescido para o novo pequeno carro.»
in
Deník.cz | www.denik.cz
«O construtor também pondera a introdução de versões a gás natural comprimido e a eletricidade.»
in
Auto.iDNES.cz | www.auto.idnes.cz
Segurança
«A segurança ativa foi significativamente melhorada com o novo sistema de travagem assistida «City Safe Drive». O sistema é automaticamente ativado a velocidades abaixo dos 30 Km/h e um sensor laser regista riscos de colisões. Dependendo da velocidade do trânsito, o sistema pode travar automaticamente para mitigar a severidade de uma colisão ou até preveni-la. Isto reduz significativamente o risco de uma colisão com o carro que segue imediatamente à frente, no trânsito citadino»
in
Deník.cz | www.denik.cz
Preço Estimado
«É provável que o preço ande à volta das 180 mil coroas» [na República Checa, o que corresponde a €7.338,97].
in Auto.iDNES.cz | www.auto.idnes.cz
[imagem: Skoda Auto]
2 comentários:
Depois da elegante Superb Break, do arrojado Yeti e dos fantásticos protótipos MissionL e VisionD, não percebo como a Skoda foi dar um grande passo atrás e apresentar este "Citigo" tão feio. O adjectivo é contundente, mas aplica-se. A frente do carro faz lembrar uma mistura entre um Daewoo Tacuma (um dos automóveis mais feios da história) e um Matiz e vai totalmente contra a nova e muito promissora linguagem estílistica que mostraram nos protótipos. É pena. Não parece trabalho do sr.Kaban, mas de um qualquer estagiário asiático, teletransportado dos anos 90.
Aguardava com alguma curiosidade por este modelo que poderia bem ser o segundo carro cá de casa, mas agora nada feito.
Como admirador e acérrimo defensor da marca, sinto-me muito decepcionado, pois no meu entender, o "Citigo" só prejudica a boa imagem que a Skoda vinha a conseguir projectar no público.
Viva Pedro:
Muito obrigado por partilhar connosco a sua opinião sobre o Citigo, mesmo que a mesma seja bem diversa da nossa. Deixamos-lhe, contudo, uma sugestão: deixe o carro chegar a Portugal, aprecie-o ao vivo [às vezes isso faz toda a diferença] e no fim tire as suas conclusões.
Até lá, esperamos que o semlimites continue a merecer a sua melhor atenção.
Saudações Skodistas,semlimites
Enviar um comentário