quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Força das Palavras

Declarações de Jozef Kaban – Diretor do Departamento de Design da Škoda Auto - durante o Salão de Frankfurt [à direita na fotografia]

«O desenho [ndr: do MissionL] transmite um caráter direto e juvenil. A vida pode ser demasiado complexa e muitas pessoas reagem recorrendo à precisão, aos materiais de alta qualidade e ao minimalismo. O protótipo MissionL oferece tudo isto.»

in sítio oficial da Škoda Auto | www.skoda-auto.com


«Não digo que o MissionL combata algum modelo em particular. É único e encaixa-se perfeitamente na gama respetiva. A carroçaria em forma de berlina, com 5ª porta de hatchback, é tipicamente Škoda». No Salão, quando confrontado com a interpretação da Auto Express, segundo a qual o MissionL terá sido desenhado para preencher o vazio entre as gamas Fabia e Octavia, dando à Škoda um rival genuíno para o Ford Focus. 
 
«Certamente que o automóvel terá um nome próprio, que não será MissionL, mas ainda é muito cedo para revelarmos a sua designação». Em declaração à Auto Express, sobre a eventual recuperação da designação Felicia para a versão de estrada do MissionL.

in Auto Express | www.autoexpress.co.uk


«O novo Octavia já está pronto em termos de design. Por isso estamos preparados para uma apresentação num Salão, num futuro breve». Em declarações à agência noticiosa ČTK.

Esta agência adiantou ainda que, segundo fonte não oficial mas bem informada, a produção do Octavia III estará já agendada para o início de novembro de 2012. Ainda a este órgão de comunicação social, Jozef Kaban terá adiantado que para lá da versão específica que está a ser preparada para o mercado indiano, estará já a ser ponderada a introdução de uma outra variante de carroçaria para o MissionL. Por fim, garantiu que a marca estuda a produção de um SUV ou de um MPV de dimensões generosas, assugurando que tal não significa que a marca os venha a produzir, concluindo: «É necessário que os produtos que comercializamos tenham uma justificação lógica».

in ČTK | www.ctk.cz



Declarações de Eckhard Scholz – Diretor do Departamento Técnico da Škoda Auto - durante o Salão de Frankfurt [ao cento na foto]

«Claro que [ndr: na passagem à produção] o carro sofrerá muitas alterações. Terá que ser conformado e afinado para uma utilização normal. Quando olhamos para o protótipo vemos jantes de 18 polegadas que terão que ser substituídas por rodas menores. Contudo, a frente, bem como a forma e a aparência gerais estão claramente dadas. Também vemos farolins traseiros com LED´s que serão substituídos por lâmpadas convencionais no modelo de série. No protótipo vêm-se janelas generosas que serão mantidas na versão de estrada e o automóvel será brilhante. Este estudo tem uma correspondência com a realidade em cerca de 88%.»

Sobre a eventual preparação de uma Combi baseada no MissionL: «Temos, nos principais segmentos em que estamos representados, mais do que uma variante de carroçaria. Especificamente, duas carroçarias na gama Fabia e duas no Octavia. Vê algum espaço para outra Combi entre elas? Por outro lado, a apetência pelas carrinhas é específica de determinados mercados e com este modelo estamos focados no mundo inteiro. O que não significa que não possamos esperar, para lá da berlina de 5 portas e do sedã indiano, por outras variantes de carroçaria».

«Que fique claro que se trata apenas da minha opinião pessoal, mas eu acho que nos faz falta um carro para os tempos livres - um grande SUV. Não apenas para os mercados europeus, mas também para outras partes do mundo. É um grande segmento e nós temos que entrar em segmentos grandes. Há aí um enorme potencial para a Škoda.»

in Ceský Rozhlas | www.rozhlas.cz


Excerto de entrevista ao Ceský Rozhlas:

Ceský Rozhlas: Há muito tempo que a Škoda planeia o lançamento de novos modelos. Finalmente começaram a sair.
Eckhard Scholz: Este é um tema que deixou de ser segredo. Estou sinceramente encantado com o novo carro [ndr: «MissionL»] e com a sua passagem à produção. Será um automóvel pequeno mas com muito espaço interior, como é típico nos nossos produtos. Trata-se de um compacto com os extremos curtos [ndr: em função de uma elevada distância entre eixos] e a sua passagem à produção está garantida. Com este carro estamos também a expandir a família Octavia, ao prepararmos um veículo funcional com muito espaço, onde um dos nossos principais objetivos será oferecê-lo a preços atrativos. Queremos surpreender ao combinarmos um conceito atrativo de automóvel com preços agressivos.

CR: Para lá das cinco gamas – Fabia, Roomster, Yeti, Octavia e Superb -, o que virá a seguir?
ES: Não posso dizer que o nosso programa de produção esteja já completo. Há muitos projetos em que estamos a trabalhar neste momento, mas é natural que nem todos tenham sucesso para virem a ser produzidos no final. Posso dizer que no decorrer do próximo ano investiremos tanto dinheiro [ndr: no desenvolvimento de novos automóveis] como nunca fizemos na nossa história. Nunca tivemos tantos projetos em que se trabalhasse em simultâneo. Eu e a minha equipa trabalhamos 24 horas por dia. 

CR: Então perguntamos se num futuro próximo a Škoda irá duplicar o seu número de modelos?
ES: Deixo a resposta a essa pergunta em aberto. Há basicamente duas perspetivas: primeiro, as novas linhas de produtos; segundo, as que já existem. Eu não gostaria de avançar com declarações que pudessem ter impacto nas decisões correntes dos nossos clientes, mas posso dizer que temos planos ambiciosos. Algumas linhas de produtos estão já decididas. Investimos no seu desenvolvimento porque significam um investimento no futuro. Mas não há ainda o acordo final para muitas destas visões. O Sr. Prof. Vahland [ndr: Presidente Executivo da Škoda] irá informar, certamente num futuro próximo, sobre novos modelos e eu não me quero sobrepor às suas funções. Isso é algo que lhe compete.

in Ceský Rozhlas | www.rozhlas.cz
[foto: Auto.cz | extraída de www.auto.cz

Sem comentários: