Declarações de Jozef Kaban – Diretor do Departamento de Design
da Škoda Auto - durante o Salão de Frankfurt [à direita na fotografia]
«O
desenho [ndr: do MissionL] transmite um caráter direto e juvenil. A
vida pode ser demasiado complexa e muitas pessoas reagem recorrendo à
precisão, aos materiais de alta qualidade e ao minimalismo. O
protótipo MissionL oferece tudo isto.»
in
sítio oficial da Škoda
Auto | www.skoda-auto.com
«Não digo que o MissionL combata algum modelo em particular. É único e encaixa-se perfeitamente na gama respetiva. A carroçaria em forma de berlina, com 5ª porta de hatchback, é tipicamente Škoda». No Salão, quando confrontado com a interpretação da Auto Express, segundo a qual o MissionL terá sido desenhado para preencher o vazio entre as gamas Fabia e Octavia, dando à Škoda um rival genuíno para o Ford Focus.
«Certamente que o automóvel terá um nome próprio, que não
será MissionL, mas ainda é muito cedo para revelarmos a sua
designação». Em declaração à Auto Express, sobre a eventual
recuperação da designação Felicia para a versão de estrada
do MissionL.
in Auto Express | www.autoexpress.co.uk
«O novo Octavia já está pronto em termos de design. Por isso estamos preparados para uma apresentação num Salão, num futuro breve». Em declarações à agência noticiosa ČTK.
Esta agência adiantou ainda que, segundo fonte não
oficial mas bem informada, a produção do Octavia III estará já
agendada para o início de novembro de 2012. Ainda a este órgão
de comunicação social, Jozef Kaban terá adiantado que para
lá da versão específica que está a ser preparada para o mercado
indiano, estará já a ser ponderada a introdução de uma outra variante
de carroçaria para o MissionL. Por fim, garantiu que a marca
estuda a produção de um SUV ou de um MPV de dimensões generosas,
assugurando que tal não significa que a marca os venha a produzir,
concluindo: «É necessário que os produtos que comercializamos
tenham uma justificação lógica».
in ČTK | www.ctk.cz
Declarações de Eckhard Scholz – Diretor do Departamento
Técnico da Škoda
Auto - durante o Salão de Frankfurt [ao cento na foto]
«Claro que [ndr: na passagem à produção] o carro sofrerá
muitas alterações. Terá que ser conformado e afinado para uma
utilização normal. Quando olhamos para o protótipo vemos jantes de
18 polegadas que terão que ser substituídas por rodas menores.
Contudo, a frente, bem como a forma e a aparência gerais estão
claramente dadas. Também vemos farolins traseiros com LED´s que
serão substituídos por lâmpadas convencionais no modelo de série.
No protótipo vêm-se janelas generosas que serão mantidas na versão
de estrada e o automóvel será brilhante. Este estudo tem uma
correspondência com a realidade em cerca de 88%.»
Sobre a eventual preparação de uma Combi baseada no MissionL:
«Temos, nos principais segmentos em que estamos representados, mais
do que uma variante de carroçaria. Especificamente, duas carroçarias
na gama Fabia e duas no Octavia. Vê algum espaço para outra Combi
entre elas? Por outro lado, a apetência pelas carrinhas é
específica de determinados mercados e com este modelo estamos
focados no mundo inteiro. O que não significa que não possamos
esperar, para lá da berlina de 5 portas e do sedã indiano, por
outras variantes de carroçaria».
«Que fique claro que se trata apenas da minha opinião pessoal, mas eu acho que nos faz falta um carro para os tempos livres - um grande SUV. Não apenas para os mercados europeus, mas também para outras partes do mundo. É um grande segmento e nós temos que entrar em segmentos grandes. Há aí um enorme potencial para a Škoda.»
in
Ceský Rozhlas | www.rozhlas.cz
Excerto
de entrevista ao Ceský Rozhlas:
Ceský
Rozhlas: Há muito tempo que a Škoda planeia o lançamento de novos
modelos. Finalmente começaram a sair.
Eckhard
Scholz: Este é um tema que deixou de ser segredo. Estou sinceramente
encantado com o novo carro [ndr: «MissionL»] e com a sua passagem à
produção. Será um automóvel pequeno mas com muito espaço
interior, como é típico nos nossos produtos. Trata-se de um
compacto com os extremos curtos [ndr: em função de uma elevada
distância entre eixos] e a sua passagem à produção está
garantida. Com este carro estamos também a expandir a família
Octavia, ao prepararmos um veículo funcional com muito espaço, onde
um dos nossos principais objetivos será oferecê-lo a preços
atrativos. Queremos surpreender ao combinarmos um conceito atrativo
de automóvel com preços agressivos.
CR: Para lá das cinco gamas – Fabia, Roomster, Yeti,
Octavia e Superb -, o que virá a seguir?
ES: Não posso dizer que o nosso programa de produção esteja já
completo. Há muitos projetos em que estamos a trabalhar neste
momento, mas é natural que nem todos tenham sucesso para virem a ser
produzidos no final. Posso dizer que no decorrer do próximo ano
investiremos tanto dinheiro [ndr: no desenvolvimento de novos
automóveis] como nunca fizemos na nossa história. Nunca tivemos
tantos projetos em que se trabalhasse em simultâneo. Eu e a minha
equipa trabalhamos 24 horas por dia.
CR: Então perguntamos se num futuro próximo a Škoda irá
duplicar o seu número de modelos?
ES: Deixo a resposta a essa pergunta em aberto. Há basicamente duas
perspetivas: primeiro, as novas linhas de produtos; segundo, as que
já existem. Eu não gostaria de avançar com declarações que
pudessem ter impacto nas decisões correntes dos nossos clientes, mas
posso dizer que temos planos ambiciosos. Algumas linhas de produtos
estão já decididas. Investimos no seu desenvolvimento porque
significam um investimento no futuro. Mas não há ainda o acordo
final para muitas destas visões. O Sr. Prof. Vahland [ndr:
Presidente Executivo da Škoda] irá informar, certamente num futuro
próximo, sobre novos modelos e eu não me quero sobrepor às suas
funções. Isso é algo que lhe compete.
in
Ceský Rozhlas | www.rozhlas.cz
[foto: Auto.cz | extraída de www.auto.cz]
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