sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Lauretta
























No final da década de 80, eram difíceis os tempos vividos na Checoslováquia. Contudo, um novo alento foi dado ao país quando a imprensa especializada local começou a difundir os primeiros ecos relativamente a um automóvel de nova geração, desenvolvido em tempo recorde por técnicos de Mladá Boleslav.  Neste contexto de euforia, a publicação «Svět motorů» lançou um concurso para apurar o melhor nome para o automóvel que, a par com a Revolução de Veludo, daria um novo alento à Checoslováquia. Ganhou a designação «Laura», e o feliz epíteto «Favorit» - que viria a ser adotado pela fábrica - nem sequer figurou no top ten do concurso. Contudo, a marca da Seta Alada não terá ficado insensível aos ensejos do povo do seu país natal e acabaria mesmo por repescar a denominação vencedora da dita iniciativa para batizar a atual geração Octavia na Índia.

Mais recentemente, a imprensa do país de Mahatma Gandhi, ao colher as primeiras fotos-espia do novo automóvel a situar entre as gamas «Fabia» e «Octavia», atribuiu-lhe prontamente a designação «Rapid» - um belo nome histórico que, convenhamos, se afigurava demasiado improvável para o tipo de segmento em que se inserirá a nova proposta checa. Agora, com igual convicção, diversos órgãos de comunicação indianos asseguram que a nova berlina derivada das gamas Fabia e Vento será apelidada de «Lauretta» - numa clara alusão ao seu particularmente bem sucedido irmão «Laura». Porém, em nenhum dos órgãos de comunicação consultados pelo semlimites se faz menção a confirmações oficiais ou referências a quaisquer fontes, pelo que teremos que aguardar mais um pouco para tomar a validação do nome «Lauretta» como garantida. O que parece certa, contudo, é a aparência desta nova berlina Skoda preparada para o mercado indiano, como o atesta a mais recente imagem publicada pela «Autocar» local, que repescámos para ilustrar este post.  

Mais informações em:

[imagem: Haymarkett SAC Publishing (India) Pvt Ltd / Autocar India | extraída de autocarindia.com]

Sem comentários: