quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Azeite e Água


A propósito do «MissionL» uma revista da especialidade automóvel escreveu como título A Skoda responde…à Dacia. O semlimites leu a notícia e nem uma palavra encontrou que explicasse o misterioso título!
Mas tal interpretação fez-nos pensar. Quem ficar só pelas gordas, poderá pensar que a Skoda e a Dacia jogam na mesma divisão. O que não corresponde à verdade. A Skoda está na Liga dos Campeões e a Dacia a lutar para subir à 2º Liga. E agora que as imagens do «MissionL» foram reveladas o título que era misterioso, passa a ser pouco rigoroso.
Existem dois pontos em comum nas duas marcas. Ambas são da Europa de Leste. Uma romena e outra checa. Ambas pertencem a dois grupos de construtores muito poderosos. A Renault e a VW. Mas em tudo o resto estão à distância de anos-luz uma da outra.
A Skoda sempre foi a marca de automóveis mais conceituada e internacionalizada da Europa de Leste. Enquanto outras marcas copiavam modelos da Europa Ocidental (a Dacia fabricou durante décadas uma versão Renault 12), a Skoda sempre apresentou os seus próprios produtos com grande rigor e qualidade. Basta não esquecer que é uma marca centenária com um passado de orgulho. E actualmente não é o parceiro pobre do Grupo VW. Bem pelo contrário. Contribui, e muito, para o fortalecimento do Grupo e para os seus avanços tecnológicos. Os Engenheiros da Skoda são conhecidos por não brincarem em serviço. E depois, não dá prejuízo como a Seat. Pelo contrário, e apesar da crise, tem vindo a consolidar os lucros e a aumentar sustentadamente as vendas e a produção. A meta para breve será um milhão e meio de carros ao ano.
A Skoda nunca teve a pretensão de fabricar automóveis low-cost. Nem nunca necessitou de escrever na traseira dos seus automóveis by Volkswagen. A Skoda é no mundo dos construtores automóveis a marca que mais tem evoluído e contribuído para o sucesso. Claro que está atenta aos mercados pelos 5 continentes. O Rapid (tudo indica que vai ser assim baptizado) nunca será um low-cost, nem nas linhas, nem no conforto, nem na fiabilidade e muito menos na segurança. Produzir muito bem e vender a um custo justo não está ao alcance de todos. Quando compramos um Skoda sabemos que estamos no século XXI. Não somos transportados pela máquina do tempo e compramos um automóvel do século XX.
A Dacia segue o seu caminho que esperamos que seja brilhante. A Skoda segue o seu. Mas o azeite nunca se dilui na água.
[foto: Skoda Auto]

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