quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Škoda Citigo [Informações Oficiais]



Mote
«City Clever»

Conceito
«O Citigo é um dos pilares da nossa estratégia de crescimento. Este automóvel abre caminho para que a nossa marca entre num segmento muito promissor. Este novo produto corresponde inteiramente à filosofia corporativa da marca Škoda, expressada através do slogan “Simply Clever”. Apesar do seu tamanho contido, o Citigo oferece um amplo espaço interior e é surpreendentemente ágil e atrativo em termos de equipamentos e tecnologias utilizadas.»
Prof. Winfried Vahland, Presidente da Direção da Škoda Auto

Clientes-Tipo
Segundo a Škoda, o automóvel destina-se sobretudo a jovens condutores, jovens Famílias que procuram um segundo ou terceiro carro e pessoas da terceira idade com espírito aberto. O cliente-tipo esperado será, ainda segundo a marca, particularmente exigente em termos de qualidade, praticabilidade, design e segurança, não descurando um bom equilíbrio entre custos-benefícios e uma análise racional das suas opções.

Calendarização
O automóvel iniciará o seu ciclo comercial na República Checa ainda este ano. A partir do início do verão de 2012, o Citigo começará a ser progressivamente vendido noutros mercados europeus.

Design
Os designers imprimiram ao automóvel um aspeto distintivo, claramente identificado com os princípios idiomáticos da Škoda. Neste sentido, prevalecem a nova grelha de fino recorte, os faróis dianteiros marcantes, um perfil robusto mas depurado e uma secção traseira onde não faltam as óticas em forma de 'C'. Embora na fase inicial o automóvel só esteja disponível em versão de 3 portas, a marca garante que em 2012 será apresentada uma variante com 5. As dimensões gerais da carroçaria confinam-se a 3.56 x 1.65 x 1.48 m e o compartimento de bagagem alberga 251 l de capacidade [ampliável até aos 951 litros, rebatendo os assentos traseiros].

Segurança
Os técnicos da Škoda, em cooperação com os seus colegas do Grupo VAG, elevaram os padrões de segurança do automóvel para níveis próprios de automóveis de segmentos superiores. Neste âmbito destacam-se os novos airbags laterais de cabeça e tórax, que protegem os passageiros dianteiros, e o sistema de assistência à travagem «City Safe Drive», ativado por um sensor laser que identifica quaisquer perigos de colisão, sempre que a velocidade a bordo seja inferior a 30 Km/h.

Técnica
Os dois motores disponíveis, ambos a gasolina, de três cilindros e com cerca de 1 litro de cilindrada, estão disponíveis em 2 níveis de potência, cada um deles proposto nas versões standard ou «GreenTec». Deste modo, a versão base de 60 CV apresenta consumo médio de 4.5l/100 Km e emite 105 g de CO2, sendo que a variante «GreenTec» reduz estes valores para 4.2l/100 Km e 97g de CO2. No que toca à cambiante de 75 CV os valores são de 4.7 e 4.3 l/100 Km e de 108 e 99 g de C02, respetivamente.



Mais informações em: 
www.carscoop.blogspot.com

[foto: Skoda Auto | edição: semlimites / tabela técnica extraída de Carscoop | www.carscoop.blogspot.com]

Sem comentários: