Mote
«City
Clever»
Conceito
«O Citigo é um dos pilares da
nossa estratégia de crescimento. Este automóvel abre caminho para
que a nossa marca entre num segmento muito promissor. Este novo
produto corresponde inteiramente à filosofia corporativa da marca
Škoda, expressada através do slogan “Simply Clever”. Apesar do
seu tamanho contido, o Citigo oferece um amplo espaço interior e é
surpreendentemente ágil e atrativo em termos de equipamentos e
tecnologias utilizadas.»
Prof. Winfried Vahland,
Presidente da Direção da Škoda Auto
Clientes-Tipo
Segundo a Škoda, o
automóvel destina-se sobretudo a jovens condutores, jovens Famílias
que procuram um segundo ou terceiro carro e pessoas da terceira idade
com espírito aberto. O cliente-tipo esperado será, ainda segundo a
marca, particularmente exigente em termos de qualidade,
praticabilidade, design e segurança, não descurando um bom
equilíbrio entre custos-benefícios e uma análise racional das
suas opções.
Calendarização
O automóvel iniciará o seu ciclo comercial na República Checa ainda este ano. A
partir do início do verão de 2012, o Citigo começará a ser
progressivamente vendido noutros mercados europeus.
Design
Os designers
imprimiram ao automóvel um aspeto distintivo, claramente
identificado com os princípios idiomáticos da Škoda. Neste
sentido, prevalecem a nova grelha de fino recorte, os faróis
dianteiros marcantes, um perfil robusto mas depurado e
uma secção traseira onde não faltam as óticas em forma de 'C'.
Embora na fase inicial o automóvel só esteja disponível em versão
de 3 portas, a marca garante que em 2012 será apresentada uma
variante com 5. As dimensões gerais da carroçaria confinam-se a
3.56 x 1.65 x 1.48 m e o compartimento de bagagem alberga 251 l de
capacidade [ampliável até aos 951 litros, rebatendo os
assentos traseiros].
Segurança
Os técnicos da Škoda, em cooperação
com os seus colegas do Grupo VAG, elevaram os padrões de segurança
do automóvel para níveis próprios de automóveis de segmentos
superiores. Neste âmbito destacam-se os novos airbags laterais de
cabeça e tórax, que protegem os passageiros dianteiros, e o sistema
de assistência à travagem «City Safe Drive», ativado por um
sensor laser que identifica quaisquer perigos de colisão, sempre que a
velocidade a bordo seja inferior a 30 Km/h.
Técnica
Técnica
Os dois motores
disponíveis, ambos a gasolina, de três cilindros e com cerca de 1
litro de cilindrada, estão disponíveis em 2 níveis de potência,
cada um deles proposto nas versões standard ou «GreenTec».
Deste modo, a versão base de 60 CV apresenta consumo médio de
4.5l/100 Km e emite 105 g de CO2, sendo que a variante «GreenTec»
reduz estes valores para 4.2l/100 Km e 97g de CO2. No que toca à
cambiante de 75 CV os valores são de 4.7 e 4.3 l/100 Km e de 108 e
99 g de C02, respetivamente.
Mais informações em:
www.carscoop.blogspot.com
[foto: Skoda Auto | edição: semlimites / tabela técnica extraída de Carscoop | www.carscoop.blogspot.com]
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