segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Montar o 'Puzzle'

Na sequência da edição do post «SK251 Hatchback», e em resposta ao comentário do nosso fiel leitor «Godes», avançámos com a hipótese de que a variante indiana do sucessor do Octavia Tour poderá vir a ser distinta daquela que se comercializará em espaço europeu.

Sucede que, entretanto, descobrimos que um dos mais populares sítios indianos devotados aos automóveis - o «Indian Autos Blog» - avançou com similar teoria, esmiuçando o tema com a divulgação de alguns pormenores que são corroborados pela fotografia que hoje aqui apresentamos e que foi decalcada de um outro espaço cibernáutico, no caso o «Burn Your Fuel». 

Segundo o «Indian Autos Blog», a Skoda terá optado por uma via diferente para a Índia e mercados vizinhos, afim de garantir que o posicionamento comercial da proposta checa nessa região é mais competitivo do que o do Volkswagen Vento. Ao mesmo tempo, a casa de Mladá Boleslav pretende consolidar a imagem da marca naquele país através de um produto que segue a particularmente bem sucedida filosofia do Fabia na Índia. Relembre-se que o utilitário da Seta Alada atingiu prontamente o estatuto premium em terras do Taj Mahal - o que poderá justificar, em muito, a estratégia agora pronunciada. Por outro lado, não será difícil compreender que a partilha de chassis, motores, transmissões, módulos, componentes e até painéis de carroçaria com um modelo do mesmo Grupo, já produzido localmente, se traduzirá, necessariamente, numa natural comunhão de sinergias. Ou seja, estamos a falar de uma enorme economia de recursos e, sobretudo, dos dividendos que daí poderão advir para os ambiciosos planos de expansão da marca. 

Neste contexto, o Skoda 'Rapid' - forma como o novo modelo vem sendo designado pela imprensa local - terá como principais concorrentes o Honda City, o Ford Fiesta, o Maruti Suzuki SX4, o Fiat Linea e o Hyundai Verna. Sem esquecer, acrescentamos nós, o VW Vento - facto que, mesmo não sendo desejado pelo Grupo VAG, nos parece incontornável.

Confirmando-se as previsões do 'Indian Autos Blog', muita coisa passará a fazer sentido: o sucessor europeu do Octavia Tour verá confirmada uma estética inspirada no protótipo Vision D e será apresentado ao público em 2012, por ocasião do Salão de Genebra, como em tempos foi oficialmente declarado por membros da Direção da fábrica. Simultaneamente, o 'Rapid' indiano resultará de uma fusão das gamas Fabia e Vento - o que não só confirma as imagens espias capturadas naquele país [de que a que aqui hoje publicamos é paradigmática], como fica em plena sintonia com as declarações de Thomas Kuehl - responsável máximo da Skoda na Índia - que garantiu já que este modelo será oficialmente apresentado no Salão de Frankfurt deste ano.

Dito isto, aguardaremos com particular expetativa por mais informações sobre este tema, afim de podermos avançar com matéria definitiva. Contudo, não hajam dúvidas que, num cenário destes, o puzzle começa a fazer muito mais sentido...

Mais informações em:
[foto: autor desconhecido | extraída de www.burnyourfuel.com]

Sem comentários: