É grande, a azáfama vivida em Mladá Boleslav. Depois da apresentação mundial da Superb Combi, o próximo grande projecto a ver a luz do dia deverá ser o facelift das gamas Fabia e Roomster. Já aqui tínhamos apresentado imagens do que nos parecia ser o futuro Fabia RS. Agora tudo aponta para que estivéssemos certos, já que as diferenças entre o pára-choques dianteiro do automóvel fotografado nessas primeiras fotos-espia é bem distinto do que podemos observar nas imagens agora publicadas pela «Auto.cz».
Primeiras notas a reter: a grelha sofrerá alterações de forma, com destaque para prumos mais grossos e alhetas mais pronunciadas, colhendo inspiração nas gamas Octavia e Superb. Para definir os novos pára-choques frontais, os designers de Mladá Boleslav também abriram o seu estro aos modelos das gamas superiores, concebendo uma grelha mais rasgada e de baixo perfil, que culmina em novos faróis de nevoeiro, por ora ocultados com uma protecção plástica negra. Por seu turno, os faróis principais, embora igualmente camuflados, indiciam 2 alterações importantes - um maior contraste entre a zona superior do pisca e a parte principal da óptica, bem como a inscrição da palavra ‘Fabia’ nos flancos laterais das luzes. No seu conjunto, o automóvel parece agora mais baixo e largo, quando visto de frente.
Primeiras notas a reter: a grelha sofrerá alterações de forma, com destaque para prumos mais grossos e alhetas mais pronunciadas, colhendo inspiração nas gamas Octavia e Superb. Para definir os novos pára-choques frontais, os designers de Mladá Boleslav também abriram o seu estro aos modelos das gamas superiores, concebendo uma grelha mais rasgada e de baixo perfil, que culmina em novos faróis de nevoeiro, por ora ocultados com uma protecção plástica negra. Por seu turno, os faróis principais, embora igualmente camuflados, indiciam 2 alterações importantes - um maior contraste entre a zona superior do pisca e a parte principal da óptica, bem como a inscrição da palavra ‘Fabia’ nos flancos laterais das luzes. No seu conjunto, o automóvel parece agora mais baixo e largo, quando visto de frente.
Atrás, as diferenças parecem ser de menor monta, embora haja indícios de alterações ao nível da configuração interna dos farolins. São ainda esperadas algumas novidades para o interior - pelo menos em termos de volante [também decalcado dos irmãos mais velhos], de novos comandos para o sistema Climatronic e de uma enriquecida panóplia de auto-rádios. Por outro lado, é também natural que os alinhamentos de equipamento sofram alterações e recebam algumas novidades, com destaque para novos estofos e novas jantes de liga leve.
Ao nível mecânico, é já certa a inclusão dos renovados 1.2 6V e 1.2 12V HTP, que mantêm contudo os níveis de potência e binário conhecidos até agora. Porém, estas refrescadas mecânicas tricilíndricas a gasolina estão agora mais económicas e silenciosas, cumprindo já as normas EU5, no que toca a emissões poluentes. Por outro lado, o 1.6 16V de 105 CV deverá ser abandonado em detrimento do novíssimo 1.2 TSI de 105 CV, desenvolvido 'em casa' por técnicos da Skoda. Nas cambiantes diesel, os velhinhos 1.4 TDI de 70 e 80 CV, bem como o indestrutível 1.9 TDI de 105 CV, deverão ser preteridos, dando espaço para diversas versões do moderno 1.6 TDI CR, disponíveis em 3 estágios de potência [75, 90 e 105 CV]. Para mais tarde, deverá ser agendada a introdução de um novo 1.2 TDI CR que levará ainda mais longe o desempenho ambiental que reconhecemos à gama GreenLine [com consumos médios que, estimamos, deverão ser na ordem dos 3.5l/100 Km].
[fotos: Lehmann Photo-Syndication / extraídas de www.auto.cz]
Ao nível mecânico, é já certa a inclusão dos renovados 1.2 6V e 1.2 12V HTP, que mantêm contudo os níveis de potência e binário conhecidos até agora. Porém, estas refrescadas mecânicas tricilíndricas a gasolina estão agora mais económicas e silenciosas, cumprindo já as normas EU5, no que toca a emissões poluentes. Por outro lado, o 1.6 16V de 105 CV deverá ser abandonado em detrimento do novíssimo 1.2 TSI de 105 CV, desenvolvido 'em casa' por técnicos da Skoda. Nas cambiantes diesel, os velhinhos 1.4 TDI de 70 e 80 CV, bem como o indestrutível 1.9 TDI de 105 CV, deverão ser preteridos, dando espaço para diversas versões do moderno 1.6 TDI CR, disponíveis em 3 estágios de potência [75, 90 e 105 CV]. Para mais tarde, deverá ser agendada a introdução de um novo 1.2 TDI CR que levará ainda mais longe o desempenho ambiental que reconhecemos à gama GreenLine [com consumos médios que, estimamos, deverão ser na ordem dos 3.5l/100 Km].
Parece que não, mas o tempo passa a correr e o Fabia II está quase a atingir a maioridade.
Mais informações em: www.auto.cz[fotos: Lehmann Photo-Syndication / extraídas de www.auto.cz]
2 comentários:
A grelha da foto ficou mais próxima da grelha do Octavia mas não concordo que tenha ficado parecida à do Superb. O contorno da grelha do Fabia actual é muito mais parecido com o do Superb do que a grelha mostrada na auto.cz
Pessoalmente gosto muito da grelha do fabia tal como está e se eu fosse actualizar pormenores do modelo provavelmente não lhe tocava.
De qualquer forma estou com expectativa no restyling do fabia e na nova gama de motores que aí vem. Para o ano planeio trocar de carro e o Fabia está no topo das minhas preferências.
Parabéns ao blog sempre actualizado e com posts interessantes sobre a Skoda.
Viva Bruno:
Muito obrigado pela sua participação. Quando nos referimos à similaridade da grelha do facelift com as do Octavia e do Superb, referimo-nos, sobretudo, à dimensão e forma das alhetas e dos prumos verticais desta abertura de ventilação do motor.
As fotos-espia são sempre um pouco ingratas porque, normalmente, mostram os carros parcialmente camuflados, sendo captados à pressa e, muitas vezes, em condições técnicas muito desfavoráveis, como é o caso. Por isso, é natural que os resultados finais excedam em muito as expectativas iniciais. Aliás, outra coisa não seria de esperar de uma marca como a Skoda.
Ficamos a torcer para que, na altura de esclher o seu automóvel, adquira um Skoda. Muito obrigado pela sua leitura e pela sua participação. Saudações Skodistas, semlimites.
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