quarta-feira, 16 de abril de 2008

TDI PD* - Aula Prática

Enquanto o novo Fabia RS não chega aos stands, o antigo modelo vai servindo de base mecânica para que muito pilotos devorem quilómetros pelos trilhos do mundo, rumo às vitórias, deixando rastos de adrenalina à sua passagem.

Desengane-se quem pensa que o ‘velhinho’ Fabia já deu o que tinha a dar. No HJS - Diesel Rallye Masters 2008 - um interessante campeonato de automóveis a gasóleo onde as preocupações ambientais fazem parte da corrida (todos os carros estão equipados com filtros de partículas) - o Fabia RS TDI acaba de impor todo o seu vigor face a uma concorrência muito aguerrida. No rali de Ergebnis, o Skoda Fabia RS TDI conquistou os 1º e 5º lugares, ‘ensanduichando’ a irrequieta concorrência de um Opel Astra GTC (2º), um Volkswagen Golf V TDI (3º) e de um BMW 120 D (4º).

Talvez os louros que coroaram a vitória do carro da Seta Alada, sirvam de lição para os detractores dos motores TDI equipados com sistema injector-bomba. É que se é verdade que estes engenhos estão longe de ser os mais silenciosos do mercado, também o é que no que toca a performances, consumos, emissões poluentes, robustez e fiabilidade não é nada fácil apanhá-los.


Que o diga a concorrência do Fabia RS TDI no HJS - Diesel Masters Rallye 2008. É assim tão difícil de perceber?

[TDI PD* - Turbocharged Direct Injection . Pump Düse]

Mais informações em:

[foto extraída do sítio http://www.rallye-magazin.de/]

Sem comentários: