quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Um Cheirinho A Futuro














De acordo com a edição online da alemã Auto Motor und Sport, a Skoda estará já a trabalhar intensivamente no desenvolvimento da próxima geração Octavia que, segundo esta publicação, deverá ser oficialmente apresentada ao público no Salão de Frankfurt de 2013. Juntamente com este anúncio, a 'AMuS' revela um primeiro conjunto de imagens geradas em computador do que poderá vir a ser o familiar checo, recorrendo para tal aos serviços do competente Christian Schulte – um experiente designer especializado em 'futurologia' automóvel.















A notícia avança ainda com algumas notas técnicas importantes, referindo-se, por exemplo, à utilização da plataforma da 7ª geração do Volkswagen Golf, à selecção de motorizações TSI e TDI de baixa cilindrada - com as versões GreenLine a emitirem menos de 100 g de CO2 por Km -, à inclusão de tecnologia LED em faróis e farolins, à dotação de sistemas de regeneração de energia e start and stop e à massificação de dispositivos electrónicos, entre os quais figurarão o Cruise Control adaptativo e o estacionamento assistido, para além da incorporação de muitas novidades ao nível da segurança e do desempenho ambiental. A utilização da nova plataforma traduzir-se-á ainda num aumento significativo do espaço do habitáculo, já que as vias crescerão 6 cm e a distância entre eixos dilatar-se-á cerca de 4.















Em termos de derivações, está garantido o futuro das gamas Scout e RS, sendo contudo pouco provável que os muito desejados Coupé e Cabriolet passem do papel para os stands. Perguntamos nós, uma vez que o artigo é omisso nesta questão, se haverá espaço para a tão desejada variante hatchback – concorrente directa de automóveis com grande expressão comercial na Europa, como é o caso do VW Golf, do Opel Astra, do Renault Megane ou do Peugeot 308, para nomear apenas alguns. O tempo o dirá, mas para já fiquemos com este primeiro 'cheirinho a futuro'.


[imagens: Christian Schulte / Auto Motor und Sport]

Sem comentários: