quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Gargalhada Estridente













Quando, no final dos anos 90, o então Presidente do Grupo VAG – Ferdinand Piech – estabeleceu construtores de referência para as suas quatro marcas de grande volume, suou bem alto o ecoar das gargalhadas dadas por uma boa parte do sector automóvel. Para a VW o objectivo implicava uma escalada até aos píncaros da Mercedes-Benz; para a Audi, a BMW passava a estar na mira dos colaboradores de Ingolstadt; para a SEAT, o cariz desportivo da Alfa Romeo seria a nova bitola de Barcelona e para a Skoda, só haveria satisfação quando se atingissem os patamares qualitativos da Volvo. Se, à época, o objectivo estabelecido para as outras 3 marcas não era de fácil concretização, os desígnios propostos para a Skoda pareciam pura megalomania. Note-se porém que o objectivo não passava por tornar o orgulho de Mladá Boleslav num construtor premium, mas antes torná-lo apetecível para os tradicionais clientes Volvo, o que implicava uma profunda alteração da imagem de marca e um upgrade qualitativo muito assinalável.

Pelo caminho, a imprensa estrangeira, sempre mais aberta que a nossa, ousou ensaiar diversos 'frente-a-frente' entre o respeitado construtor sueco e a desafiante Skoda, renascida dos escombros. E para espanto de muitos, as vitórias da Seta Alada foram-se sucedendo, umas atrás das outras, com o Octavia a fazer muita mossa por essa Europa fora, aos rivais S/V40 e S/V50. Só anos mais tarde houve coragem para esse género de testes no nosso país, mas os resultados acabaram por ser idênticos, comprovando que algo de muito sério estava em curso na fábrica de Mladá Boleslav.

Agora, em Inglaterra, através da AutoCar [ver aqui], deu-se mais um passo em frente, ao opor a Superb Combi à reputada V70. Já não se trata de desafiar os modelos de entrada daquela marca premium, mas antes de combater a gama 'cerne' da marca sueca. E da forma esmagadora como a Superb se impôs, certamente que quem agora dá gargalhadas estridentes, que ecoam bem alto nas cabeças mais empedernidas, é mesmo o genial Ferdinand Piech, a quem se deve muito do que tem vindo a ser conquistado pela marca checa...
 
Mais informações em: www.autocar.co.uk
 
[foto: AutoCar / extraída de www.autocar.co.uk]

Sem comentários: