Com o lançamento do novo Volkswagen Polo agendado para Genebra, vislumbra-se a entrada no mercado de uma série de motorizações que a breve/médio prazo chegarão também aos automóveis da marca da Seta Alada.
Falamos naturalmente do motor 1.2 TDI CR que fará do Polo Bluemotion um dos automóveis mais económicos e respeitadores do ambiente dentro da sua classe e, para o qual, há já quem garanta uma potência a rondar os 75 CV e um binário máximo próximo dos 180 Nm. A concretizar-se, a introdução deste engenho permitirá que o ‘nosso’ Fabia leve ainda mais longe as preocupações ambientais condensadas na variante GreenLine, colocando as emissões de CO2 bem abaixo dos 100g/Km e os consumos num novo patamar de referência.
Também nos referimos ao muito desejado 1.6 TDI CR [em estágios de potência diversificados, com especial destaque para a variante de 105 CV] que deverá substituir o velhinho 1.4 TDI PD nas gamas Fabia e Roomster. E se é certo que este motor estará na base da versão GreenLine do Octavia, resta saber que motorização animará a equivalente proposta do Roomster - se o 1.2 TDI [caso este engenho tenha 'pulmão' suficiente para arcar com a maior volumetria e peso do MPV checo], se o mais musculado 1.6 TDI.
Por outro lado, nos motores a gasolina, é quase certa a introdução do bloco 1.4 TSI, em diversas cambiantes - a mais aguerrida das quais dando origem aos desportivos Polo GTI, Fabia RS e Ibiza Cupra. Porém, nas versões de entrada, isto é, nos modelos equipados com o bloco tricilindrico de 1.198 cm3, desconhece-se se tanto a versão de 6V como a de 12 V contemplarão o utilitário alemão, já desde o início, com as alterações que a fábrica de Mladá Boleslav tem vindo a preparar com vista ao cumprimento das apertadas normas anti-poluição «Euro V».
Seja como for, parecem estar reunidas todas as condições para que o irrequieto mundo das motorizações de baixa cilindrada se agite [e muito], com a chegada ao mercado das novidades que o utilitário da Volkswagen terá a honra de estrear, já em Março. Espreitado o futuro, só falta começarmos a sentir o 'calor' das novas motorizações debaixo dos capots dos automóveis da Seta Alada. Já não falta tudo...
[foto do Skoda Fabia SportLine: Skoda Auto]
2 comentários:
Bom bom seria o 1.6 TDI CR com 120 cv. no Octavia....
Boas! Excelente Blog! Já Agora, se poderem opinar sobre a skoda fábia sportline (limited edition com frente do RS, versão rally) seria "nice" :)
É que não encontro muito sobre essa versão , e acho podia ser interessante. Desde conforto, estabilidade, fiabilidade, e consumos.. Keep the good work!!! I am a skoda FAN!
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