O modelo mais vendido da actual gama da Škoda, acaba de comemorar 50 anos de vida, por isso, o semlimites assinala a efeméride com particular regozijo.
O primeiro Octavia, lançado em Janeiro de 1959, era, na verdade, um facelift do Škoda 440, ao qual tinham sido introduzidas algumas alterações estilísticas importantes, com principal destaque para a nova grelha frontal [da qual desapareciam os característicos bigodes do 440], e para um novo painel de instrumentos, de design menos elaborado que o precedente. Porém, o renovado modelo também introduzia novidades significativas do ponto de vista mecânico, com a integração de uma suspensão dianteira totalmente remodelada, que substituía a anacrónica mola transversal de lâminas por molas helicoidais e amortecedores telescópicos.
A este propósito, será interessante referir que, segundo informações prestadas ao sítio oficial da marca pelo Sr. Lukáš Nachtmann, Director do Arquivo da Škoda Auto, «foram também equacionadas molas helicoidais para o eixo traseiro, porém essa não provou ser uma boa solução, e então a empresa acabou por se manter fiel à mola transversal de lâminas».
Com a alteração de nomenclatura do 440 [popularmente conhecido como Spartak] para Octavia, os restantes modelos da gama também foram rebaptizados - o Škoda 445 passou a chamar-se Octavia Super e o 450 ganhou a designação Felicia.
Curiosamente, a revista «Ventil» [publicação oficial da empresa] datada de 6 de Janeiro de 1959, desvenda a origem do nome Octavia: «o nosso novo veículo [...] tem um novo nome - chama-se Škoda Octavia - uma vez que é o 8º modelo produzido desde que a nossa indústria foi nacionalizada.».
Com o cessar da produção da Octavia Combi, em 1971, esta designação de sucesso passaria por um longo período de 'cativeiro', só vindo a ser recuperada já depois de 1989. Porém, teve a honra de baptizar o primeiro modelo a ser totalmente desenvolvido sob o comando e os padrões qualitativos do Grupo Volkswagen. O resto da história todos nós conhecemos - uma história feita de grandezas à qual não são alheias as elevadíssimas qualidades dos automóveis que ostentam este nome - sem dúvida, uma inalienável herança legada pelo eterno Octavia de 1959.
Dito isto, o semlimites declara que, neste blogue, ficam oficialmente abertas as comemorações deste 50º aniversário de sucessos.
O primeiro Octavia, lançado em Janeiro de 1959, era, na verdade, um facelift do Škoda 440, ao qual tinham sido introduzidas algumas alterações estilísticas importantes, com principal destaque para a nova grelha frontal [da qual desapareciam os característicos bigodes do 440], e para um novo painel de instrumentos, de design menos elaborado que o precedente. Porém, o renovado modelo também introduzia novidades significativas do ponto de vista mecânico, com a integração de uma suspensão dianteira totalmente remodelada, que substituía a anacrónica mola transversal de lâminas por molas helicoidais e amortecedores telescópicos.
A este propósito, será interessante referir que, segundo informações prestadas ao sítio oficial da marca pelo Sr. Lukáš Nachtmann, Director do Arquivo da Škoda Auto, «foram também equacionadas molas helicoidais para o eixo traseiro, porém essa não provou ser uma boa solução, e então a empresa acabou por se manter fiel à mola transversal de lâminas».
Com a alteração de nomenclatura do 440 [popularmente conhecido como Spartak] para Octavia, os restantes modelos da gama também foram rebaptizados - o Škoda 445 passou a chamar-se Octavia Super e o 450 ganhou a designação Felicia.
Curiosamente, a revista «Ventil» [publicação oficial da empresa] datada de 6 de Janeiro de 1959, desvenda a origem do nome Octavia: «o nosso novo veículo [...] tem um novo nome - chama-se Škoda Octavia - uma vez que é o 8º modelo produzido desde que a nossa indústria foi nacionalizada.».
Com o cessar da produção da Octavia Combi, em 1971, esta designação de sucesso passaria por um longo período de 'cativeiro', só vindo a ser recuperada já depois de 1989. Porém, teve a honra de baptizar o primeiro modelo a ser totalmente desenvolvido sob o comando e os padrões qualitativos do Grupo Volkswagen. O resto da história todos nós conhecemos - uma história feita de grandezas à qual não são alheias as elevadíssimas qualidades dos automóveis que ostentam este nome - sem dúvida, uma inalienável herança legada pelo eterno Octavia de 1959.
Dito isto, o semlimites declara que, neste blogue, ficam oficialmente abertas as comemorações deste 50º aniversário de sucessos.
[foto: Skoda Auto]
Sem comentários:
Enviar um comentário