quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Obra Prima [Salão de Paris V]

Para além do Octavia eléctrico, a gama GreenLine II TDI concentra em si as atenções do stand da Skoda em Paris.
Entretanto, em Mladá Boleslav, fez-se o trabalho de casa paralelo, com o lançamento de um sítio dedicado e do respectivo catálogo. Uma obra prima.

Mais informações em:

[imagem do catálogo GreenLine: Skoda Auto]

Branca de Neve [Salão de Paris IV]

Estamos habituados a ver os protótipos como espécies únicas, abrilhantadas a rigor para os holofotes dos Salões, mas também como automóveis um pouco distantes... da estrada. Não é isso que sucederá com a Octavia Combi Green E Line. Serão construídos 20 exemplares deste concept car, destinados a serem testados em condições reais de utilização, tanto na República Checa, como na Alemanha. Os resultados permitirão avaliar o desenvolvimento da tecnologia de forma a melhorá-la para posterior introdução no mercado, coisa que deverá acontecer em 2013/14, e não necessariamente na gama Octavia. O citadino da New Small Familiy e o sucessor do Octavia Tour são dois dos principais candidatos à estreia.

[fotos: Skoda Auto]

Em Pezinhos de Lã [Salão de Paris III]
























O Salão de Paris ainda não abriu oficialmente. Mas o semlimites já 'esteve' no stand da Skoda. Em pezinhos de lã...

Mais informações em: www.auto.idnes.cz

[fotos: Michael Safranek / Auto.iDNES.cz | extraídas de: www.auto.idnes.cz]



Postal Ilustrado [V]

Camping

Apesar da antiga Checoslováquia não ter mar, a prática de acampar sempre teve grande tradição. Existiam milhares de Parques de Campismo relvados e com imensas sombras. Muitos deles estavam na montanha, junto a rios. Com a divisão da Checoslováquia em dois países, Vratna dolina ficou a pertencer à Eslováquia.

Este postal ilustrado é de 1973 no Parque de Campismo de Vratna dolina. Contabilize os Skodas...

[foto: autor desconhecido]



 

***
[Estimado leitor: se tiver postais onde os Skodas façam parte da paisagem, não deixe de os partilhar connosco!]


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Choque Eléctrico [Salão de Paris II]

Chama-se Octavia Combi Green E Line e é um protótipo. É eléctrico e produz 60 KW (80 CV) de potência máxima [85 KW (114 CV) durante um minuto]. Vem equipado com baterias de iões de lítio com uma vida útil de pelo menos 10 anos, que lhe garantem uma autonomia de 140 Km. Acelera dos 0 aos 100 Km em 12 s e atinge os 135 Km/h de velocidade máxima. Pode ser carregado em qualquer tomada de 230 V, necessitando um pouco mais de 8 horas para uma carga completa. Ligado a uma instalação trifásica [400 V], fica com autonomia máxima em metade do tempo. É um familiar eléctrico a sério, com espaço para 5 pessoas e 490 l de capacidade na mala. Mais, é prova da força da Skoda no que toca ao desenvolvimento de automóveis movidos com energias alternativas. E também um verdadeiro choque eléctrico para mentes mais empedernidas...

[foto: Skoda Auto]

«Um Eléctrico Chamado Desejo» [Salão de Paris I]

Será um protótipo? Será um automóvel de série? Não sabemos. O que é certo é que a Skoda vai apresentar um modelo eléctrico no Salão de Paris. Fique atento ao semlimites.

Mais informações em: www.auto.idnes.cz

[foto: Auto.iDNES | extraída de www.auto.idnes.cz]

Com o Coração nas Mãos

A estratégia de comunicação da Skoda Deutschland é absolutamente exemplar. Por exemplo, o novo Fabia RS é merecedor de um sítio dedicado, com menús interactivos, informação diversificada e aturados cuidados gráficos. Um trabalho feito com alma, onde não falta sequer um belíssimo filme a ilustrar a condução aguerrida de um Fabia S2000, pelo brilhante Jan Kopecký. Tudo com o 'coração nas mãos'...

Mais informações em: www.fabia-rs.de

[imagem: Skoda Deutschland | extraída de www.fabia-rs.de] 

Albúm de Família [II]


Um bombeiro checoslovaco orgulhoso da sua ambulância Skoda 1102.

[foto: autor desconhecido]

Água de Colónia[s]

Sempre tivemos fascínio por conhecer a história da Skoda nos PALOP, sobretudo nas ex-Colónias. É por exemplo sabido que a esmagadora maioria de pessoas que teve a oportunidade de viver África relata essa experiência indelével com particular saudade e nostalgia e, certamente, nas tertúlias familiares de quem lá esteve, circulam ainda muitas memórias timbradas com o selo da Seta Alada.

Por isso, caro leitor, se viveu em África [ou sabe de quem tenha vivido] e experimentou o sabor da aventura a bordo de um Skoda, não deixe de nos brindar com o seu testemunho. Fotos, imagens, textos de época, material promocional, estórias e pontas de história serão para nós recebidas como verdadeiros diamantes africanos - tudo nos interessa, afim de desbravarmos o trilho de uma história que corre sérios riscos de desaparecer se não se registarem já os testemunhos vivos dos seus verdadeiros intervenientes.

Já aqui deixámos um ou outro apontamento desse território infindável de recordações. Mas para irmos mais longe temos que dar o passo seguinte, o qual só pode ser dado com a inestimável ajuda dos nossos leitores. Faça parte da história, perfumando-se com a suave fragância da nossa «Água de Colónia[s]».
***
A primeira edição desta rúbrica vem timbrada com uma imagem de Lourenço Marques - hoje Maputo - onde um Skoda Octavia pontua entre dois Opel de avantajadas dimensões - um Kapitan dos anos 50 e um Kapitan P-LV da década seguinte, estacionados em frente ao já desaparecido Cinema Varietá.  

[foto: autor desconhecido]

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Postal Ilustrado [IV]

Anos 60. Alemanha Oriental. Berlim, Karl-Marx-Allee. Os então recentes e garbosos edifícios do Kino International e do Eiscafe Mokka são 'emoldurados' por exemplares do parque rolante de Leste. Da esquerda para a direita: Wartburg 311, Skoda Felicia Cabrio e IFA P70. Provavelmente fotografados com uma máquina Praktica.

[postal de época da galeria de Sludgegulper | extraído de www.flickriver.com | editado por: semlimites]

GreenLine II em Imagens

[fotos: Skoda Auto]

Albúm de Família [I]

Para lá dos postais, para os quais criámos um rúbrica dedicada, há também muitas fotos 'perdidas' que ilustram automóveis da Seta Alada. Para começarmos a construir o nosso «Albúm de Família», arrancamos hoje com uma foto de um parque de estacionamento onde as gamas Spartak e Octavia são rainhas e senhoras. Um registo delícioso com cerca de meio século de história.

[foto: (c) 2007 Rosen Kolev Pro | extraída de: www.spartaky.cz]

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Postal Ilustrado [III]


Um Skoda Octavia transformado em "comboio" num parque de diversões em Praga.

[postal de época | extraído de PRAGOS, em www.pragos.cz]

Roomster RS

No Salão de Genebra deste ano, as gamas Fabia e Roomster foram devidamente 'vitaminadas', não só do ponto de vista estético, mas também mecânico, emprestando um fôlego ainda mais vigoroso às respectivas carreiras comerciais.

Assim sendo, não deixou de ser com surpresa que o Roomster foi apanhado em exigentes testes de travões nos Alpes, apresentando uma dianteira e uma traseira ostensivamente camufladas. Porém, uma observação atenta das fotografias disponíveis permitem-nos inferir uma justificação para tão insólita surpresa: é que a zona inferior do pára-choques dianteiro indica-nos o mesmo tipo de linguagem que já conhecemos do Fabia RS, ou seja contornos mais musculados e grelha inferior em 'ninho de abelha'.

Daqui a poder extrapolar-se para o desenvolvimento de um Roomster RS vai um pequeno passo, o que, a concretizar-se, seria um enriquecimento significativo da gama. Recorde-se que, para além das versões 'normais', a família Roomster contempla já as variantes Scout e GreenLine [esta última a apresentar oficialmente durante a próxima semana, no Salão de Paris].

Mais informações em: www.auto.cz

[fotos: Carparazzi / Auto.cz | extraídas de www.auto.cz]


Duplamente Campeões!

Depois de garantida a vitória no campeonato de construtores do IRC, a Skoda teve a honra de vencer folgadamente o troféu de pilotos, feito conquistado no Rali de Sanremo [que se realizou este fim-de-semana] pela dupla Juho Hänninen e Mikko Markkula. Com ambos os troféus a coroarem as glórias da Seta Alada, a Skoda Motorsport pondera agora os moldes em que participará nas 2 últimas provas da temporada deste ano, não excluindo a possibilidade de se abster desses eventos, de forma a reorganizar a sua agenda de acordo com outras prioridades. 

À Skoda Motorsport, ao magnífico Fabia S2000, a Juho Hänninen e Mikko Markkula, bem como a todos os restantes membros desta equipa fantástica, endereçamos os nossos mais entusiásticos parabéns! Para o ano queremos mais!

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[foto do Sata Rali Açores: Skoda Auto]

domingo, 26 de setembro de 2010

Postal Ilustrado [II]


O Skoda Octavia fez as delícias de muita gente. O Skoda Octavia continua a fazer as delícias de muita gente.
Aqui fica um postal comprado este Verão no Museu da Skoda em Mladá Boleslav, República Checa.

[Postal editado por: Museu da Skoda]

Postal Ilustrado [I]

Iniciamos hoje uma nova rúbrica, com vista a darmos a conhecer postais onde figurem Skodas. E começamos em grande, com uma imagem de Luanda onde figuram dois ícones da indústria motorizada: uma Vespa, em primeiro plano, e um Skoda 440 a passear pela marginal.

Participe, fazendo-nos chegar os seus postais com Skodas através do nosso enderço de e-mail [skoda.semlimites@gmail.com]. Vai ver que vale a pena!

[postal de época | edição São Luís, Angola] 

sábado, 25 de setembro de 2010

Sanremo


Com a vitória de construtores assegurada muito antes do final do Campeonato, os pilotos da Skoda enfrentaram o Rali de Sanremo com alguma tranquilidade, concentrando-se agora na afinação pontual da tabela de pilotos.

Numa prova bastante difícil, Paolo Andreucci, a jogar em casa, levou o seu Peugeot 207 S2000 à vitória, com uma vantagem mínima de 4.4 s sobre o líder do campeonato Juho Hänninen, num dos fantásticos Fabia S2000 da Skoda Motorsport. Em terceiro e sexto lugares ficaram os Fabias de Loix e de Kopecký, este último traído por um furo na 8ª super especial, que o inibiu de um melhor resultado.

Contas feitas, a tabela pontual neste momento aponta para a seguinte classificação:

Construtores:
1º Skoda – 140 pontos
2º Peugeot – 87 pontos
3º M Sport – 31 pontos
[…]

Pilotos:
1º Juho Hänninen [Skoda] – 62 pontos
2º Jan Kopecký [Skoda] – 47 pontos
3º Freddy Loix [Skoda] – 30 pontos
3º Bruno Magalhães [Peugeot] – 30 pontos
[…]

Mais informações em: http://www.ircseries.com/


[foto: Skoda Auto]

Skoda & Imaginarium


[filme extraído do YouTube]

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Portugal e a Skoda [V]

Em 1958, por 54.000$00, era possível comprar uma ambulância Skoda 1201 STW equipada com 2 macas, 1 cadeira-sofá e 'chaufage', com a vantagem de estar disponível para entrega imediata na Stock. lda, na Avenida Luciano Cordeiro, em Lisboa.

Esta pérola publicitária foi repescada do blogue fogo-historia.blogspot.com.

[imagem publicitária de época | extraída de fogo-historia.blogspot.com]

Skoda Intercontinental

Numa deambulação pela net encontra-se muita coisa. Muito 'lixo', de quando em quando brindado com uma ou outra preciosidade. São essas pérolas que gostamos de trazer para o semlimites.

Em 5 de Agosto de 2008, João Paulo Santos redigiu no seu blogue a deliciosa estória que aqui hoje transcrevemos na íntegra, à qual deu o nome de «O 1000MB». Já passaram dois anos. E agora, o que será feito do magnífico carro do seu Avô? João, se ler este 'seu' post, não deixe de nos contar as 'cenas dos próximos capítulos'.

«Ando há uns meses obcecado com a ideia de reaver o automóvel da vida do meu avô. Trata-se de um Skoda 1000MB de 1965, que está há mais de 10 anos numa oficina de bate-chapas para ser reparado, tendo ali ficado até hoje num relativo esquecimento.

O ZE-30-65 circulou durante 30 anos, fez imensas viagens em 2 continentes diferentes e ficará para todo o sempre nas minhas boas memórias.

Está de tal maneira presente em mim que ainda consigo lembrar-me do cheiro característico que dos seus estofos emanava.

Foi comprado em Moçambique/Lourenço Marques (Maputo) e por lá andou até 1976, altura em que o meu pai o conseguiu enviar para Portugal onde já estavam os meus avós regressados um ano antes e eu acabadinho de chegar. Dentro de uma das grelhas laterais veio escondido algo, um bem (não me consigo lembrar do que seria) que não era permitido trazer da ex-colónia mas que escondido lá passou.

As viagens mais marcantes que fiz neste carro foram as longas idas de Anadia até Lisboa para ir buscar a minha mãe ou o meu pai ao aeroporto da Portela, vindos de Moçambique para umas férias na ex-metrópole. Eram viagens de 7 a 8 horas de duração.

Marcantes foram também as viagens (mais curtas) até à praia da Barra, em Aveiro.

Um pequeno e inocente vício na ternura dos meus 4 anos de idade era simplesmente isto... virava-me sempre para trás... ajoelhava-me no banco traseiro (em 1976 cintos de segurança nem nos bancos da frente eram obrigatórios) e observava tudo o que ia ficando.

Entretanto, desde esse tempo, 3 décadas "voaram", o meu avô já não está entre nós e este vazio será simbolicamente minimizado com o nosso Skoda.

Pedem-me 1500€ pelo trabalho que foi feito e se juntarmos o tempo que esteve parado na oficina até que pode ser um valor justo, não o questiono, apenas não quero pagar tanto e assim lá ando numa negociação que já dura desde há uns meses numa tentativa de o baixar. E não é que começa a dar os seus frutos.

No último telefonema lá consegui arrancar "então homem? afinal quanto é que pode pagar?" - recusei responder dizendo-lhe que os 1.500€ é que não podia ser e que ele descesse ao máximo possível que ia levantar o carro.

Ficou de falar com o filho... fiquei de ligar ontem... ligarei apenas na quarta-feira.»


[foto: catálogo de época]

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Eco-Dinâmica


Um consumo de 3.4 l aos 100 Km num utilitário espaçoso é uma proeza! Um feito só conseguido através de uma mecânica de excelência, de uma sábia gestão electrónica, de sofisticados sistemas de regeneração de energia e de um inteligente dispositivo de start & stop. Mas não chega. A aerodinâmica tem que dar uma ajuda. Por isso o Fabia GreenLine II vem equipado com um inovador deflector traseiro que molda o fluxo aerodinâmico a seu bel prazer. E até a antena tem nova compleição. Só assim se conseguem consumos recorde e emissões de CO2 abaixo dos 90 g/Km. É a eco-dinâmica da Skoda na sua força máxima.

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[foto: Skoda Auto]

Novo Figurino

Na apresentação mundial da 2ª geração GreenLine, no Salão de Paris, a Škoda Auto prepara-se para dar um importante passo em frente no que toca à protecção ambiental, à redução dos custos de utilização dos seus produtos e até nos preços de venda ao público de uma parte da sua gama, fruto de uma menor incidência fiscal sobre este tipo de automóveis.

Porém, e para lá da expansão deste importante conceito tecnológico a toda a gama – que agora vai do Fabia até ao Superb -, um dos grandes méritos desta operação resulta da introdução do motor 1.6 TDI CR no Yeti e no Superb, algo muito importante para mercados como o nosso, permitindo multiplicar vendas nos respectivos segmentos.

Para já, os primeiros pormenores da série GreenLine II apontam para o seguinte 'figurino':

Fabia / Fabia Combi GreenLine
1.2 TDI CR | 75 CV | 3.4 l/100 Km | 89 g de CO2 por Km

Roomster GreenLine
1.2TDI CR | 75 CV | 4.2 l/100 Km | 109 g de CO2 por Km

Octavia GreenLine
1.6TDI CR | 105 CV | 3.8 l/100 Km | 99 g de CO2 por Km

Octavia Combi GreenLine
1.6TDI CR | 105 CV | 4.2 l/100 Km | 109 g de CO2 por Km

Yeti GreenLine
1.6 TDI CR | 105 CV | 4.6 l/100 Km | 119 g de CO2 por Km

Superb GreenLine / Superb Combi GreenLine
1.6TDI CR | 105 CV | 4.4 l/100 Km | 114 g de CO2 por Km

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[foto original: Skoda Auto | editada por: semlimites]

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Genebra 2011

Josef Kaban, Director do Departamento de Design da Skoda Auto, revelou ao «Hospodárské Noviny» que o citadino Skoda derivado da New Small Family será oficialmente apresentado no próximo Salão de Genebra, em Março do próximo ano. Embora a partilha de módulos, órgãos mecânicos e componentes seja muito significativa entre as três variantes previstas do automóvel, Josek Kaban garante que o pequeno carro do construtor de Mladá Boleslav será um verdadeiro Skoda, no qual pontuarão a típica grelha dianteira «auto-confiante» e as ópticas traseiras em forma de 'C'.

Segundo o «Hospodárské Noviny», a comercialização do modelo deverá iniciar-se pouco depois do Salão.

Mais informações em: www.hn.ihned.cz

[edição e fotomontagem: semlimites | imagem original: Volkswagen (modelo: e-Up!)] 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Liberdade


1º Grande Guerra, a Skoda estava lá.
2º Grande Guerra, a Skoda estava lá.
Divisão da Europa em dois blocos, a Skoda estava lá.
Queda do Muro de Berlim, a Skoda estava lá.
Em 1974 Portugal muda de regime e a Skoda estava lá. Encontrámos esta fotografia do dia 25 de Abril de 1974, onde os soldados realizavam uma barragem nas ruas de Lisboa com um Skoda Octavia e um Skoda 1000MB. Como sempre a Skoda nos momentos decisivos.
São mais de 100 anos de história que se funde com a história da Europa e do Mundo.

[foto: retirada do livro da resistência à Libertação de Sérgio Guimarães com fotografias de Abel Fonseca, Alberto Gouveia, Alfredo Cunha, CIDAC, Eduardo Gageiro, Fernando Baião, Francisco Ferreira, Hernando Domingues, João Paiva, José Tavares e SECS.]

«Home on Board»



A «swissRoomBox» acaba de apresentar um sistema muito inovador e atractivo no que diz respeito à versatilidade do uso dado aos pequenos veículos, adaptando-os em jeito de auto-caravana, com relativamente poucos meios. Para levar as suas ideias ao limite, e na hora de eleger o carro de demonstração para o vídeo promocional, a «swissRoomBox» recorreu àquele que é o campeão do espaço e da modularidade no seu segmento - o incrível Skoda Roomster. Sabe quão longe pode ir o seu Roomster com o recurso à  «swissRoomBox»? Então veja este vídeo.

Mais informações em: www.swissroombox.com

[filme extraído do YouTube]

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Um Exemplo
























O sucesso de uma marca de automóveis constrói-se de várias maneiras. Podemos ter grandes modelos, grandes ideias, fábricas fabulosas, excelentes técnicos, empenhados trabalhadores. Mas no fim da linha estão os clientes. E para existirem clientes é necessário existirem óptimos concessionários.
É fácil "destruir" uma marca quando o atendimento ao cliente é mau, se não, péssimo. E o mundo automóvel está cheio de histórias! Não somos ingénuos e por vezes a Skoda, infelizmente, entra no rol das histórias.
Um dos pilares em qualquer colaborador Skoda é acreditar na marca. Se assim não for, a Skoda agradece, mas dê lugar a outro. Isto é o que não se passa no concessionário Caetano Urban em Aveiro. Fomos lá e constatámos uma equipa dinâmica e um stand moderno. E encontrámos esta fabulosa Superb Break 2.0 TDI de 170cv, com caixa DSG, tecto panorâmico e muito mais mordomias. Tudo por menos de 50 mil euros.
Em Aveiro respira-se orgulho Skoda!

mais informações em: João Santos, Gestor de Marca, 963669079

[foto: adriano]

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bom Fim-de-Semana


O Verão está a acabar. O sol vai continuar. Aproveite.
Bom fim-de-semana, e se for ao volante de um Skoda melhor.

[foto: autor desconhecido]

«Precisão»

Winfried Vahland acabou de chegar à presidência da Skoda Auto mas os primeiros sinais do seu trabalho à frente da casa de Mladá Boleslav são já evidentes. Em declarações recentes, o novo Presidente adiantou um pouco mais sobre o rumo já traçado para Skoda, ao longo dos próximos anos. A saber: duplicar os números de produção anual dentro de uma década [passando para cerca de 1.5 milhões de unidades]; lançar três novos produtos por ano; e, fazendo jus à tradição de qualidade do construtor, instituir que a «Precisão» seja o novo valor central da marca Skoda. Um plano ambicioso para implementar com rigor, como é apanágio do construtor da Seta Alada

Mais informações em: aktualne.centrum.cz

[foto: Skoda Auto]

1998: Octavia Combi


[filme extraído do YouTube]

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ecos de Paris

De acordo com as informações oficiais divulgadas até este momento, as novidades Skoda para o Salão de Paris centrar-se-ão na apresentação da segunda geração GreenLine, reforçando a estratégia de protecção ambiental perseguida pela casa de Mladá Boleslav.

Contudo, alguns órgãos da comunicação social checos garantiam, dias antes deste anúncio formal, que o conteúdo do expositor da Skoda só seria definido após a entrada em funções do novo Presidente da marca, no passado dia 1 de Setembro. Nessa altura chegou a ventilar-se a hipotética apresentação de um protótipo ou até mesmo de um novo modelo, cenários que não são incompatíveis com os dados agora divulgados. Neste sentido, aguardaremos com expectativa por novos desenvolvimentos sobre este assunto.

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[imagem: Kecskeméti Károly | extraída de: www.panoramio.com]

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

'Night Vision'

A «Auto.iDNES.cz» fez uma excelente reportagem sobre o 'crash-test' recentemente realizado pela Skoda na presença de jornalistas. Esse trabalho inclui uma interessante entrevista com Peter Kraus, um dos responsáveis do Departamento de Segurança Automóvel da marca de Mladá Boleslav. Para 'aguçar o apetite', deixamos aqui a última pergunta:

Auto.iDNES.cz: Então teremos no futuro um sistema 'night vision' no Superb?
Peter Kraus: Deixe-me dizer-lhe o seguinte: é algo que definitivamente não será esquecido...

[NDR: um sistema 'night vision' é um conjunto de artefactos tecnológicos que permitem melhorar significativamente a percepção nocturna do condutor de um veículo no que toca ao cálculo de distâncias ou no incremento da visão em condições climatéricas adversas. Actualmente é algo que só está disponível em veículos de fabriantes premium, na maior parte dos casos como equipamento opcional.]

Mais informações em: www.auto.idnes.cz

[foto: Auto.iDNES.cz | extraída de www.auto.idnes.cz]

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Canadá, 1984


[filme: Merit Motors | extraído do YouTube]

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Simply the Best

O Master Test International é um dos mais prestigiados comparativos feitos pela imprensa automóvel, reunindo a avaliação dos melhores jornalistas de diversos países e de técnicos especialistas em múltiplas áreas de saber, sempre com recurso a meios técnicos de ponta e em pistas devidamente preparadas para acolher este importante evento em condições de excelência.

Na avaliação do melhor utilitário deste ano, ficou claro que o Skoda Fabia é, uma vez mais, a referência do segmento, batendo inequivocamente uma concorrência cada vez mais aguerrida. Terminada a avaliação, eis a tabela classificativa do comparativo:

1º Skoda Fabia 1.2 TSI: 482 pontos
2º Volkswagen Polo 1.2 TSI: 476 pontos
3º Renault Clio 100 TCe: 451 pontos
4º Ford Fiesta 1.4: 445 pontos
5º Honda Jazz 1.4 i-VTEC: 433 pontos
6º Opel Corsa 1.4: 416 pontos
7º Peugeot 207 VTi 95: 405 pontos
8º Citroën C3 VTi 95: 399 pontos
9º Fiat Punto 1.4 16V Evo: 396 pontos
10º Mitsubishi Colt 1.3 Clear Tec: 377 pontos

Skoda Fabia: Simply the Best!

Mais informações em: http://www.auto-motor-und-sport.de/

[foto: Auto Motor und Sport]

domingo, 12 de setembro de 2010

Segurança Máxima

A segurança é um tema prioritário para a Skoda, motivo pelo qual a marca checa tem intensificado a investigação e o desenvolvimento nesta área. O Director do Departamento de Desenvolvimento Técnico – Sr. Engº Eckhard Scholz – afirmou, por ocasião da realização de um crash-test aberto à imprensa: «A segurança é um dos pontos chave no desenvolvimento dos nossos veículos [...] O nosso objectivo é oferecer automóveis confortáveis e seguros, com um design atraente, de acordo com a filosofia Simply Clever, que os nossos clientes percebem ser a melhor escolha. Com os esforços em curso, a Skoda Auto visa comprometer-se a elevar ainda mais os seus padrões de segurança, informando os seus clientes de forma contínua sobre as melhores práticas a adoptar neste capítulo».

O crash-test realizado em Úhelnice, na República Checa, envolveu uma Superb Combi e um Yeti, simulando um acidente recorrente nas estradas, de acordo com o Equipa de Investigação de Segurança Rodoviária da Skoda Auto. Deste modo, o SUV embateu na carrinha a uma velocidade de 90 Km/h. Embora o teste tenha sido realizado em condições distintas das utilizadas pela Euro-NCAP – simulando desta feita um acidente que envolve dois automóveis [em vez de apenas um carro contra uma barreira deformável], o impacto fez-se a uma velocidade bastante superior à instituída pelas normas [90 Km/h vs. 64 Km/h], sendo que a metodologia usada para aferição de resultados foi a mesma que se pratica por aquela instituição europeia de segurança. Assim sendo, verificou-se que os dummies de passageiros adultos do Superb registaram um resultado de 98.25%, tendo os manequins de crianças instalados a bordo da carrinha checa ficado 100% ilesos. No Yeti, os resultados foram igualmente promissores, sendo de 99.94% nos adultos e de 93.19% nas crianças, o que levou a concluir da excelência dos dispositivos de segurança utilizados nestes automóveis.
 
Mais informações em: www.skoda-auto.com
 
[foto: Skoda Auto]

sábado, 11 de setembro de 2010

Desenhar com Palavras



[filme: Skoda Australia | extraído do YouTube]

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Novo Presidente

No dia 1 de Setembro tomou posse o novo 'CEO' da Skoda Auto. Mas afinal quem é o novo comandante da marca da Seta Alada?

Winfried Vahland é considerado um economista de topo, especialista no controlo de custos e no crescimento de vendas de automóveis, sendo que as suas palavras têm um peso considerável junto das altas esferas do Grupo, de quem tem merecido os mais rasgados elogios pelo trabalho desempenhado ao longo dos últimos anos, sobretudo na direcção do braço chinês da VW. Por este motivo, é considerado extremamente persuasivo e influente, qualidades indispensáveis para que a Skoda tenha uma posição cada vez mais preponderante junto do núcleo duro de Wolsburgo.

Muitos dizem ser possuidor de enorme auto-confiança. Outros consideram-no arrogante. Vratislav Kulhanek, que exerceu funções de Presidente da Skoda Auto entre 1997 e 2004, afiança: «Dos pontos de vista profissional e humano, ponho as minhas mãos no fogo por ele».

Diz-se que trabalha 12 horas por dia, muitas vezes aos sábados e aos domingos, e que já há 7 anos atrás defendia vigorosamente o crescimento da Skoda para Leste, tendo então, na qualidade de membro da Direcção do construtor checo [2002-2005] desempenhado um papel fundamental na expansão da marca para os mercados chinês e russo.

Após a sua recente chegada a Mladá Boleslav, um dos actuais directores da marca terá feito à «Ekonomika.Idnes.cz» um breve relato das suas primeiras impressões sobre o novo chefe: «Percebe-se que com ele chega um novo fôlego. Será um Presidente exigente e não será fácil mas, simultaneamente, é alguém com capacidade para motivar as pessoas».

No seu primeiro acto público, dirigiu-se para o Museu da marca a bordo de um Fabia RS e sintetizou com clareza as 3 principais premissas do plano que irá desenvolver – tornar a Skoda numa marca global, cada vez mais forte; incrementar o desenvolvimento de automóveis ainda mais eficientes do ponto de vista ambiental, investindo fortemente em veículos eléctricos; e duplicar o número de unidades vendidas anualmente, crescendo em todos os mercados onde a marca estiver presente. Baptizou este ambicioso projecto com a sigla «RS», lançando assim os dados para uma carreira de sucesso aos comandos do construtor de Mladá Boleslav.

Resta-nos desejar ao novo Presidente da Skoda Auto as maiores felicidades no desempenho das suas novas funções, agradecendo reconhecidamente ao Sr. Reinhard Jung, que agora se reforma, por todos os bons serviços prestados sob a égide da Seta Alada, entre 2007 e 2010.

Mais informações em:

[foto extraída de: www.blogcdn.com]

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tempos de Mudança

Até ao momento sabe-se muito pouco sobre que compleição terá o sucessor do Octavia Tour, modelo integralmente novo que chegará ao mercado em 2012. Mesmo assim, a «Auto Design & Styling» não enjeita arriscar a sua própria antevisão do modelo, baseando-se em dois dados importantes: Walter de Silva, responsável máximo pelo design de todo o Grupo VAG, terá manifestado em entrevista a intenção de que futuros modelos da casa de Mladá Boleslav tenham um desenho menos conservador, adquirindo uma postura mais agressiva. E, ao que parece, será mesmo esta a via que o Director do Departamento de Design da marca chega – Josef Kaban – está a seguir, já que as pouquíssimas testemunhas que afiançam ter tido contacto visual com o automóvel garantem tratar-se de um veículo «surpreendentemente atractivo e impressionante». Por outro lado, há quem garanta que esta nova atitude terá ainda um impacto importante em dois dos mais característicos traços da actual linguagem estilística da marca – uma grelha com novos contornos e uma evolução no logótipo da empresa, com o provável desaparecimento do fundo verde que conhecemos da actual versão do mesmo. Relembre-se, porém, que prévias alterações ao logótipo da marca têm estado dependentes, desde a integração da marca no Grupo VAG, de acordos firmados entre a Skoda Auto e a Skoda Holding, de Pilsen, negociações essas que, quer em 1991, quer em 1994, envolveram somas monetárias muito significativas, bem como importantes contrapartidas contratuais.

Última nota para mencionar dois dos principais concorrentes apontados pela «AD&S» para o novo «Octavia Tour» - modelo que ainda não tem designação oficial confirmada, mas que muitos confiam vir a chamar-se «Felicia». A saber: o futuro SEAT Toledo [modelo com o qual partilhará a base mecânica e que será igualmente fabricado pela Skoda em Vrchlabí] e o Renault Fluence.

Mais informações em:



[imagens: Pavel Hubrý | extraídas de: http://www.auto-design.cz/]

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Subliminar

























O alerta vermelho soou quando, no início do ano, por ocasião da apresentação dos resultados obtidos pelo Grupo VW em 2009, o Sr. Martin Winterkorn – presidente do império VAG - manifestou publicamente a sua preocupação com a quebra de lucros da Skoda Auto. Relembre-se que 2009 fora um ano particularmente negro para o sector automóvel e que, nesse cenário traumático, a Skoda ousara, não só bater o seu próprio recorde de unidades vendidas em 104 anos de produção automóvel, como também conseguira aguentar a empresa nos lucros. Um feito notável num cenário devastador, sobretudo sabendo-se que a valorização crescente da coroa checa face ao euro acabara por ser uma dificuldade adicional para o construtor de Mladá Boleslav, não sentida, por razões óbvias, pelas restantes marcas do Grupo. Quando uma esmagadora maioria dos construtores automóveis de todo o mundo daria tudo por ter obtido resultados tão promissores quanto a Skoda em 2009, a preocupação do Sr. Winterkorn – que, refira-se, é lícita numa perspectiva de médio prazo – não soou nada bem, sobretudo por ter sido proferida para a imprensa quase em jeito de crítica, em vez de ser abordada em sede própria – ou seja, em reuniões internas com a Direcção do construtor. Nessa altura, muita gente jura ter 'ouvido' o seco som de uma pistola a esfacelar o pé do Sr. Martin.

Algumas semanas mais tarde, murmúrios cibernáuticos começaram a ventilar uma presumível saída do Sr. Reinhard Jung da presidência da Skoda Auto, uma possibilidade que rapidamente se consubstanciou numa notícia oficial, a tomar efeito a partir do dia 1 de Setembro. Razões evocadas – a reforma do Sr. Jung - cuja idade, curiosamente, não ultrapassa os 59 anos. Daí a poder ler-se na imprensa especializada que o afastamento do Sr. Jung se devia ao facto da Skoda ter enveredado por uma via qualitativa demasiado elevada face aos padrões desejados pela VW e pela Audi, foi um passo. Uma notícia espalhada aos 4 ventos que, curiosamente [ou talvez não] nunca foi oficialmente desmentida. E numa catadupa de acontecimentos infelizes, o Sr. Martin terá mesmo chegado a deixar transparecer que ficara furioso quando uma das mais prestigiadas publicações alemãs editara um comparativo no qual o Skoda Superb vencera inequivocamente o Volkswagen Passat. Partindo do princípio que o Sr. Winterkorn é um homem muitíssimo bem informado, isto não terá sido propriamente uma novidade, já que a frequência com que a Skoda vai batendo os seus mais diversos rivais na imprensa especializada, incluindo naturalmente os seus companheiros de Grupo, é absolutamente digna de registo. Se necessário, o semlimites faz uma súmula.

De então para cá, têm-se multiplicado ecos de afirmações erráticas proferidas pelo Sr. Winterkorn na imprensa alemã, a propósito da Skoda, as quais culminaram com uma declaração muito infeliz, divulgada no passado dia 2 de Setembro pela AutoBild: «Vamos ter que manter a rédea curta à Skoda. Eu não lhes invejo o sucesso, mas não nos podemos enfraquecer a nós mesmos». [NDR: declaração traduzida com o auxílio das ferramentas do Google]. Claro que se poderá alegar sempre que estas frases foram retiradas do seu contexto original, o qual, infelizmente, não conhecemos na íntegra [apenas tivemos acesso a uma parte do mesmo]. Ainda assim, há nestas declarações demasiada força de palavras para que as mesmas não possam ser devidamente analisadas, independentemente daquele que seja o seu enquadramento. Comecemos pela semântica do Sr. Martin - fica muita coisa dita quando um Presidente de um Grupo industrial poderosíssimo se refere a uma das suas principais empresas na 3ª pessoa do plural, para defender, na mesma frase, uma parte desse mesmo Grupo - desta feita, na primeira pessoa. «Eles» e «nós»... Por outro lado regista-se uma incongruência marcante, já que as dramáticas preocupações registadas em declarações anteriores se consubstanciaram, de repente, em «sucesso». Um «sucesso» do qual se diz não ter inveja, mas que, para proteccionismo de outras empresas que não ousaram crescer com igual pujança, será prudentemente mantido sob «rédea curta»... Muito mais poderá ser dito sobre estas palavras, mas deixamos essas análises e considerações para os nossos leitores.

Dito isto, há razões para preocupações sérias? Não.
- Primeiro: Neste momento a Skoda está a concentrar-se na consolidação dos mercados da China, da Rússia e da Índia, onde o seu crescimento tem sido exponencial, fortalecendo ainda a sua quota na Europa Ocidental e Central, sem descurar, naturalmente, uma maior penetração em África, na América do Sul e na Oceania. A tónica a curto prazo irá para novos modelos de entrada, com o citadino e o sucessor do Octavia Tour a entrarem no mercado com preços muito agressivos, complementando uma gama muito competente, transversal a múltiplos sectores do mercado e que, com estas novas 'ferramentas', ganha argumentos reforçados para capitalizar novos clientes. Sobre a alegada diferenciação tecnológica da Skoda face à VW e à Audi, defendida pelo Sr. Winterkorn, também não há nada a temer. Um exemplo: recentemente o Sr. Christian Buhlmann, responsável pela Comunicação da Volkswagen nos EUA, referiu à «AutoCar» o caso exemplar do Superb que, estando tecnologicamente mais próximo de um Golf do que de um Passat, enfrenta, com sucesso, o mesmo segmento de mercado deste último. Ou seja, não foi pelo facto de ter partido de uma base tecnológica teoricamente inferior que a Skoda deixou de construir um automóvel que é manifestamente superior àquele outro. Antes pelo contrário - os testes comprovam-no. E foi esta feliz opção que permitiu garantir valores de aquisição do produto final imbatíveis – uma fórmula vencedora que, muito provavelmente, veremos aplicada em futuros modelos da marca, nomeadamente na próxima geração do Fabia.

- Segundo: Sendo o Sr. Martin Winterkorn uma pessoa extremamente inteligente, certamente que tudo isto terá uma explicação muito bem fundamentada tendo exclusivamente em vista os altos interesses da marca e do Grupo. Mesmo que a mensagem passada até agora à opinião pública seja completamente subliminar para a esmagadora maioria dos comuns dos mortais. Se assim não fosse, isto é, se tudo isto não passasse de um deplorável ataque a uma das mais bem sucedidas marcas do Grupo VAG, seria quase certo que na altura em que forem publicados futuros comparativos de próximas gerações de Skodas a vencer Audis e Volkswagens, a cadeira onde o Sr. Martin os iria ler teria um conforto bem diferente daquela onde hoje se senta diariamente, no seu escritório em Wolsburgo. Já para não falar no fortíssimo amargo de boca que então sentiria. É que o núcleo duro do império VAG já deu provas anteriores de que há coisas que não se perdoam, fazendo bom uso de... «rédea curta». Tudo a bem do «sucesso», naturalmente.

[foto: Life]

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Raúl Simão


Raúl Simão, Director de Marketing da Skoda em Portugal, terminou as suas funções. Os últimos anos foram extremamente produtivos para a consolidação da marca Skoda em Portugal, com variadas campanhas publicitárias, com imensos apoios e grandes patrocínios. Tudo fruto do trabalho de Raúl Simão.
O semlimites agradece toda a atenção e amizade que Raúl Simão sempre nos prestrou. Desejamos os maiores êxitos nos novos desafios que Raúl tem pela frente, sabendo que leva a Skoda no coração.

[foto: joão]

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Restauro Raro

O Skoda Felicia é um cabriolet raro no mundo. Em Portugal é raríssimo. O semlimites foi este fim de semana espreitar o restauro de um.
Fica a promessa de uma reportagem quando já o Felicia rolar.

[foto: adriano]

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

«Alle Neuen Skodas»


A germânica «AutoBild» volta a brindar os seus leitores com uma edição de luxo, ao eleger as próximas gerações das gamas Fabia, Roomster, Felicia, Octavia e Yeti para tema de capa. Um número a não perder para todos aqueles que dominarem a língua de Goethe. À venda em bancas especializadas.

Mais informações: www.autobild.de

[imagem: AutoBild | editada por: semlimites]