quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tempos de Mudança

Até ao momento sabe-se muito pouco sobre que compleição terá o sucessor do Octavia Tour, modelo integralmente novo que chegará ao mercado em 2012. Mesmo assim, a «Auto Design & Styling» não enjeita arriscar a sua própria antevisão do modelo, baseando-se em dois dados importantes: Walter de Silva, responsável máximo pelo design de todo o Grupo VAG, terá manifestado em entrevista a intenção de que futuros modelos da casa de Mladá Boleslav tenham um desenho menos conservador, adquirindo uma postura mais agressiva. E, ao que parece, será mesmo esta a via que o Director do Departamento de Design da marca chega – Josef Kaban – está a seguir, já que as pouquíssimas testemunhas que afiançam ter tido contacto visual com o automóvel garantem tratar-se de um veículo «surpreendentemente atractivo e impressionante». Por outro lado, há quem garanta que esta nova atitude terá ainda um impacto importante em dois dos mais característicos traços da actual linguagem estilística da marca – uma grelha com novos contornos e uma evolução no logótipo da empresa, com o provável desaparecimento do fundo verde que conhecemos da actual versão do mesmo. Relembre-se, porém, que prévias alterações ao logótipo da marca têm estado dependentes, desde a integração da marca no Grupo VAG, de acordos firmados entre a Skoda Auto e a Skoda Holding, de Pilsen, negociações essas que, quer em 1991, quer em 1994, envolveram somas monetárias muito significativas, bem como importantes contrapartidas contratuais.

Última nota para mencionar dois dos principais concorrentes apontados pela «AD&S» para o novo «Octavia Tour» - modelo que ainda não tem designação oficial confirmada, mas que muitos confiam vir a chamar-se «Felicia». A saber: o futuro SEAT Toledo [modelo com o qual partilhará a base mecânica e que será igualmente fabricado pela Skoda em Vrchlabí] e o Renault Fluence.

Mais informações em:



[imagens: Pavel Hubrý | extraídas de: http://www.auto-design.cz/]

Sem comentários: