domingo, 14 de março de 2010

História de Emoções

A festa de apresentação nacional da Superb Combi aos Concessionários foi um evento cheio de emoções. Duma tarde tão plena de momentos altos, recordamos hoje o sentido discurso da Sra. Embaixadora da República Checa, Dra. Markéta Šarbochová.

Na sua alocução, a Sra. Embaixadora dirigiu-se aos presentes de forma descontraída e afável, escolhendo palavras que denotam enorme orgulho ao referir-se ao centenário construtor de Mladá Boleslav. Começou por referir a importância simbólica que a marca tem para o país, dizendo que «a Škoda representa a tradição da indústria checoslovaca ou checa». Depois, sintetizou os principais marcos de uma história plena de vicissitudes, descrevendo, com emoção, a enorme esperança que o povo checoslovaco sempre depositou no seu fabricante automóvel, mesmo nos tempos mais difíceis da Cortina de Ferro: «Sempre sentimos que a marca se manteve fiel à tradição tecnológica adquirida nos anos 30». Por fim, relatou os infundados receios sentidos pelos seus concidadãos, aquando da aquisição da empresa pelo Grupo Volkswagen, já que muitos checos pensaram que o império industrial alemão acabaria por extinguir a marca, passando a utilizar as fábricas da Seta Alada para a mera produção dos seus próprios modelos. Felizmente tal não veio a acontecer e a entrada para o império VAG veio a verificar-se particularmente frutuosa, tanto para a Škoda, como para o Grupo, e até para a própria economia do país.

Destaque ainda para uma história vivida na primeira pessoa: o primeiro automóvel da Sra. Embaixadora - «um carrão», como lhe chamou – foi um Škoda S100, que até há dez anos atrás ainda era utilizado pela família, transportando areia e sacos de cimento, prova da sua «elevada qualidade». Porque a Škoda sempre foi exímia a fazer automóveis robustos e fiáveis, capazes de proporcionar décadas de bons serviços e, simultaneamente, de despertar paixões aos seus proprietários.

No final de um discurso tão interessante, a Sra. Dra. Markéta Šarbochová disse ainda que «como checa» sente «muito orgulho por ver carros da Škoda a circular em Portugal». E nós acrescentamos: «como portugueses, sentimos muito orgulho por termos uma Embaixadora da República Checa tão devotada à Škoda no nosso país».

Por tudo isto, este foi, sem dúvida, um dos pontos altos da tarde.

[foto da Sra. Embaixadora extraída de www.mzv.cz/lisboN | editada por semlimites]

Sem comentários: