quarta-feira, 8 de julho de 2009

'Golfster'

Segundo o sítio da «Autocar», a Direcção da Škoda Auto terá já dado luz verde à industrialização de um novo Coupé de 5 portas com dimensões exteriores próximas do novo Ford Focus ou do Opel Astra. Ao que parece, maquetas à escala real com o layout definitivo do automóvel estarão já concluídas, prevendo-se que o mesmo seja lançado no mercado em 2012 ou 2013.

Em termos de posicionamento, o novo automóvel fará a ponte entre a gama Fabia e próxima geração do Octavia, que verá as suas dimensões crescerem um pouco. Tecnicamente, o Coupé de 5 portas assentará na plataforma do Volkswagen Golf, sendo certa a utilização de motorizações a gasolina de baixa cilindrada, quer aspiradas, quer sobrealimentadas [TSI]. Por outro lado, o artigo da «Autocar» diz ainda que serão utilizadas as fantásticas transmissões DSG, sendo que a utilização de um portão traseiro em formato TwinDoor não fará parte dos planos da marca de Mladá Boleslav, por razões de custos.

Um colaborador da Škoda, cuja identificação não foi revelada, terá dito à «Autocar» que «a determinação para elevar a marca e a nossa presença global em 100 mercados, significa que temos que alargar a nossa gama de produtos. Mas, como o Roomster e o Yeti o demonstram, nós nem sempre seguimos o caminho mais óbvio».

Por seu turno, Karl Neuhold, responsável pelo design exterior da Škoda, revelou-se um pouco mais cauteloso, afirmando que «há muitas opções disponíveis para os nossos executivos e esta poderá ser uma das escolhas disponíveis no menú de opções. O nosso Departamento de Desenvolvimento recebeu importantes investimentos, por isso são possíveis muitas coisas e nós fazemo-las à maneira da Škoda».

Embora a imagem de antevisão apresentada pela «Autocar» nos pareça um pouco longe da realidade, dada a compleição algo ‘overdesigned’ da proposta, não deixará de ser interessantíssimo que a Škoda venha a ter um automóvel da classe do Golf, oferecendo-o ao público em formato Coupé, símbolo de uma exclusividade que nem sempre associamos a este segmento.

Porque a Škoda está sempre à frente.

Mais informações em: www.autocar.co.uk

[imagem: Autocar / extraída de http://www.autocar.co.uk/]

2 comentários:

Godes disse...

Algo me diz que esse projecto irá fazer correr muita tinta. No grupo VAG já existem o Golf e o A3, se a Skoda é "autorizada" a mandar cá para fora um carro desta classe irá canibalizar o Golf!
É, sem sombra de duvidas, uma boa decisão. O hiato entre o pequeno Fabia e a berlina Octavia já justificava a criação de um veiculo para possibilitar à Skoda a ia à luta nesse nicho de mercado.
Cá ficaremos à espera....a esfregar as mão de expectativa!

semlimites disse...

Caro Godes:

Há muito que ansiamos por um 'Golf' da Seta Alada! O facto do mesmo aparecer sob a forma de um Coupé de 5 portas só abona a favor da Skoda e da forma como a marca sabe inovar nos segmentos onde concorre [como o provam o Roomster, o Yeti ou o Superb, por exemplo]. Ficaremos atentos às novidades e tentaremos informar os nossos leitores sobre futuras notícias sobre o tema. Fique atento ao nosso blogue.

Obrigado pela sua participação. Um abraço, semlimites.