Os serviços públicos de transportes com base em autocarros, acabam de comemorar o seu 100º aniversário na República Checa. A Škoda Auto pode celebrar com orgulho a efeméride, já que foi a então Laurin & Klement que forneceu os veículos que vieram revolucionar a mobilidade dos cidadãos do Reino da Boémia, à época parte integrante do Império Áustro-Húngaro.
As viagens experimentais foram realizadas em Praga, em 1907, tendo o arranque oficial dos serviços sido dado na Primavera de 1908. Os veículos utilizados foram os autocarros HOP, sendo que cada unidade produzida era acabada de acordo com as necessidades particulares da entidade exploradora do serviço. Ou seja, cada autocarro L&K era um original, com características personalizadas face aos demais veículos da frota. Um luxo impensável nos nossos dias.
Por curiosidade, refira-se ainda que a sigla HOP significava que se tratavam de autocarros baseados no quadro H, destinados à cidade de Praga.
[foto: Skoda Auto]
As viagens experimentais foram realizadas em Praga, em 1907, tendo o arranque oficial dos serviços sido dado na Primavera de 1908. Os veículos utilizados foram os autocarros HOP, sendo que cada unidade produzida era acabada de acordo com as necessidades particulares da entidade exploradora do serviço. Ou seja, cada autocarro L&K era um original, com características personalizadas face aos demais veículos da frota. Um luxo impensável nos nossos dias.
Por curiosidade, refira-se ainda que a sigla HOP significava que se tratavam de autocarros baseados no quadro H, destinados à cidade de Praga.
Mais informações em: www.skoda-auto.com
[foto: Skoda Auto]
Sem comentários:
Enviar um comentário