sexta-feira, 20 de junho de 2008

De Trás para a Frente

O portal da «Auto Bild» acaba de divulgar que o projecto em curso de um citadino revolucionário que receberá as cores da Skoda, da Volkswagen e da SEAT sofreu uma alteração conceptual profunda.

É que, para conter os custos e tornar os automóveis comercialmente mais atractivos, o Grupo VW acabou por optar por um quadro que comportará motores e tracção dianteira. Desta forma as despesas de projecto e fabrico serão contidas pelo facto desta solução permitir uma maior partilha de módulos e componentes com a panóplia de peças já existente no banco de órgãos do Grupo. Assim, o preço de acesso à versão base do carro checo na Alemanha deverá rondar os € 8.500, sendo que o seu homólogo da Volkswagen terá um preço cerca de € 500 superior.

Ainda segundo o «Auto Bild» o citadino que está a ser desenvolvido deverá crescer cerca de 7 a 10 cm face ao projecto original (que contemplava o propulsor na retaguarda), prevendo-se que o motor de entrada seja um 1.2 de 60 CV. Quem sabe se não se tratará de uma versão trabalhada (para cumprir as normas Euro V) da variante de 2 válvulas por cilindro que foi lançada na anterior geração do Fabia e que, devido à nossa fiscalidade, já não se vende no nosso país? Lembre-se que essa variante particular do bloco tricilíndrico a gasolina foi totalmente desenvolvida em Mladá Boleslav, sendo, provavelmente, o motor actualmente em produção onde a assinatura da Skoda se faz sentir de forma mais profunda.

Porém, o portal da «Auto Zeitung» fala antes numa motorização 1.2 TSI, de 4 cilindros, com 55 CV e numa outra diesel 1.2 TDI common-rail com a mesma potência, não descartando ainda a hipótese de haver uma variante eléctrica com baterias de iões de lítio (que se carregam por ligação à rede), com uma carga mínima para 50 Km, complementadas por um pequeno motor a gasolina que permitirá incrementar a autonomia do automóvel em cerca de 500 Km.

Em termos de calendário, espera-se que o citadino da VW chegue em 2010 e o da Skoda em 2011, estando para já afastada a hipótese de se pensar em variantes descapotáveis ou coupé que enverguem o logótipo da Seta Alada.

A edição impressa nº 25/2008 do «AutoBild» apresenta antevisões do pequeno automóvel da Skoda, do Yeti e do MPV de 7 lugares (que segundo este semanário partilhará muito da sua mecânica com o Volkswagen Touran), dando-lhes direito a honras de capa. Não perca.

Mais informações em:
www.autobild.de
www.autozeitung.de

[foto: AutoBild / extraída do sítio http://www.autobild.de/]

Sem comentários: