sexta-feira, 27 de junho de 2008

De Trás para a Frente [ II ]

O portal da «Auto Bild» volta a brindar-nos com mais informação sobre o futuro da Skoda. Desta feita, e com base nos preciosos conteúdos disponibilizados naquele sítio, podemos adiantar mais alguns pormenores sobre o citadino da Seta Alada, esperado para o início de 2011.

Como tínhamos previsto, o motor base da gama será o 1.2 6V de 60 CV desenvolvido em Mladá Boleslav, devidamente trabalhado para cumprir as normas Euro V. Na fase de lançamento, esta será a única motorização disponível, sendo que só no final de 2011 ou início de 2012 chegarão 2 engenhos complementares: um TSI de 3 cilindros e 12 válvulas com 85 CV e um 1.2 TDI CR (common-rail) com 75 CV.

Em termos de carroçaria, espera-se que esta tenha cerca de 3.60 X 1.65 x 1.5 m, com uma mala que ronde os 175 l de capacidade e um tanque de combustível na ordem dos 35 litros. No seu conjunto o automóvel deverá pesar cerca de 850 Kg, o que, aliado às motorizações previstas, deverá garantir consumos na ordem dos 3 l para o diesel e pouco mais de 4 l para a versão mais económica a gasolina.

Para tornar o carro muito competitivo do ponto de vista comercial, a versão base que, recorde-se, na Alemanha terá um preço estimado de € 8.500, virá despida de equipamentos dispensáveis, não contando com direcção assistida, fecho centralizado, janelas retracteis atrás ou banco do condutor regulável em altura, ficando estes 'mimos' para as versões mais luxuosas. Ou seja, um verdadeiro hino ao «less is more».

Parecem estar assim reunidas todas as condições para que o pequeno citadino de Mladá Boleslav repita o estrondoso sucesso acolhido pelo pequeno Popular dos anos 30. Só que agora com uma capacidade de produção que faça jus à grande procura que se antevê - precisamente a única coisa que falhou na difusão do genial pequeno carro de há 70 anos atrás.

Mais informações em: www.autobild.de

[imagem: Auto Bild/autoria: Huckfeldt/extraída do sítio: www.autobild.de]

Sem comentários: