terça-feira, 3 de junho de 2008

As Flores da Skoda

A Praça das Flores - um dos mais pitorescos recantos da cidade de Lisboa - voltará a ganhar o seu encanto original graças a uma acção de mecenato patrocinada pela Skoda, afim de se acolher naquele espaço, durante 17 dias, os mais de 5000 colaboradores da marca que rumarão à nossa capital por ocasião da «World Dealer Conference 2008».

Para tal, a Skoda acordou com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Junta de Freguesia das Mercês a utilização daquele espaço público para proporcionar um digno acolhimento aos seus convidados, mandando, em contrapartida, proceder à limpeza da praça, ao tratamento das zonas ajardinadas (com a plantação de relva e de flores), à instalação de mobiliário urbano e à recuperação do coreto existente.

Os restaurantes da zona terão ainda oportunidade de servir refeições aos membros da rede mundial de concessionários da Skoda, sendo que a Praça das Flores, devidamente reabilitada pela marca de Mladá Boleslav, voltará a encher-se de música, de alegria e de multiculturalidade, recuperando a dignidade perdida sob a audaz batuta da Seta Alada.

Porque as cidades ficam mais bonitas quando se enchem de flores - as flores da Skoda.

[foto: Skoda Auto]

1 comentário:

Filipe Feio disse...

Suponho que não more na Praça das Flores, hoje vedada aos moradores, que habitualmente desfrutam do espaço. E porquê? Por causa de evento, da SKODA. Mas a culpa, claro está, não é do construtor, mas Câmara, desse poder político, que não se inibe de andar de mãos dadas com o poder económico.

"Não sei por que motivo é que as pessoas estão tão mal-informadas", diz ao Público o vereador Sá Fernandes, afirmando que "ninguém tem de fechar portas nem sequer a praça vai ser vedada, até porque só será cortado um pequeno troço da Rua Marcos Portugal". Mentira. A Praça das Flores já está fechada, e assim vai ficar, mais 15 dias, das 17.00 à 1.00, enquanto decorre o evento "internacional".

Ao DN, o mesmo senhor afirmou que "vamos deixar de ter uma praça imunda, para passar a ter uma praça totalmente requalificada". Imunda? Dos locais onde já morei (onde se incluem Santos e a Graça), a Praça das Flores é a zona que mais vezes vejo ser limpa. Nestes últimos três anos, nunca a vi, sequer, suja, quanto mais imunda. E sempre esteve em boas condições, facto que se traduz na visita de muitos lisboetas e turistas, que diariamente por ali passam. Não percebo como pode o senhor Sá Fernandes fazer semelhante afirmação. Das duas uma: ou é hipócrita, ou é ele que está muito mal informado.

"Tanto os moradores como Lisboa saem a ganhar com o evento que animará diariamente a Praça das Flores das 17h00 à 1h00", diz o vereador ao Público. Os moradores? Não sei se Sá Fernandes se apercebeu, mas o evento é privado. Ou seja, os moradores não vão poder, sequer, aceder à praça.

O que ganham, então? A requalificação da praça? A que preço? E depois ainda diz que os comerciantes vão ter mais movimento . Como, se ninguém vai poder entrar na Praça das Flores a partir das 17.00, e se durante todo o dia não se pode estacionar na mesma?

Pena que a maior parte das reportagens realizadas não expresse o sentimento geral que se vive entre os moradores, indignação já expressa num abaixo-assinado e num movimento de "resistência passiva".

É caso para dizer: SKODA-SE!!!