sábado, 31 de maio de 2008

Painéis de Instrumentos [IV]

Desgastada pelas condicionantes financeiras impostas pelo regime, a Skoda tinha levado para lá da exaustão o trabalho desenvolvido sobre o layout mecânico estreado com o 1000MB, em 1964. Esse pacote tecnológico tinha servido de base a todas as suas criações durante 23 longos anos, quando a marca pode, finalmente, dar-se ao luxo de lançar um modelo de concepção modernizada.

A companhia estava por um fio, e apesar das enormíssimas limitações financeiras que condicionaram o desenvolvimento do modelo novo, a Skoda dava mostras ao mundo do seu enorme potencial. Com a compra da marca checa, a Volkswagen apercebeu-se que durante o período de adaptação da empresa aos elevados padrões qualitativos por que se rege o Grupo VAG, o Favorit não deixava de ser um excelente produto para fazer a charneira entre o último sopro de uma marca que teimava em sobreviver aos escombros de um regime, e um futuro que prometia ser novamente brilhante.

Nasceu o Felicia, um exercício em que a casa-mãe se deu ao luxo de por à prova os engenheiros de Mladá Boleslav, dando-lhes oportunidade de melhorarem, com condições técnicas e financeiras adequadas, o automóvel que eles próprios tinham concebido sem dinheiro, nem meios capazes, numa fábrica entorpecida pela paragem no tempo. O resultado foi um carro que, não sendo o último grito tecnológico, dava um passo de gigante face ao Favorit, nascido das cinzas pelas promessas de mudança consubstanciadas na Revolução de Veludo. Com um design muito mais apelativo, o Felicia persistia em oferecer a robustez típica da marca, mas agora o apelo do produto, a qualidade da sua construção e a relação qualidade/preço davam outro alento ao renovado logótipo da Seta Alada.

Apresentamos-lhe hoje os painéis de instrumentos destes dois modelos históricos que, relembre-se, recuperaram nomes de automóveis igualmente marcantes no património passado da marca: o Favorit e o Felicia. Como curiosidade, repare-se que a última fotografia que apresentamos não é relativa ao Felicia Fun, mas sim à versão Color Line. A única diferença, em termos de painéis, é que no Fun o volante era forrado a pele amarela.

Skoda Favorit [foto: «Auto» / extraída do sítio: www.auto.cz]

Skoda Felicia [foto: Skoda Auto]

Skoda Felicia [foto: Skoda Auto]

Mais informações em:

www.skoda-auto.com

www.auto.cz

Sem comentários: